Domínio que envolve atividades ligadas ao desenvolvimento da área emocional e afetiva, que incluem comportamento, atitude, responsabilidade, respeito, emoção e valores. Estão dispostas em categorias (representadas acima) de forma hierárquica de complexidade e, assim como no domínio cognitivo e psicomotor, para ascender a uma nova categoria é preciso ter obtido um desempenho adequado na anterior, pois cada uma utiliza capacidades adquiridas nos níveis anteriores.
Sabendo que a formação profissional de excelência exige que o graduando desenvolva habilidades e competências nos três domínios de forma equitativa e harmônica, faz-se necessário fomentar ao estudante a aprendizagem e a formação integral. Cientes da tendência natural em priorizar o domínio cognitivo nas atividades didáticas, o corpo docente da IES é periodicamente convidado a discutir e revisitar as estratégias de aprendizagem e as atividades propostas, na forma de reuniões e/ou de capacitações, objetivando uma melhor distribuição das atividades nos diferentes domínios da Taxonomia de Bloom.
Durante o planejamento pedagógico incentiva-se a busca por ações que desenvolvam níveis cognitivos, psicomotores e afetivos mais elevados, em atividades que envolvam a avaliação, interpretação, análise, construção, criação, organização, domínio de movimentos, execução, entre outras.
Assim, é o princípio pedagógico da IES, uma prática acadêmica voltada para estimular o desenvolvimento do indivíduo em sua totalidade, por meio do conhecimento, da busca de sua identidade e de sua realização pessoal e profissional. Transformar o estudante em um cidadão socialmente comprometido, detentor de competência tecnológica, formador de opiniões, crítico e capaz de enfrentar os desafios, buscando soluções inovadoras e que possa contribuir para o crescimento de si próprio e da comunidade, promovendo a melhora da qualidade de vida das pessoas.
A aprendizagem ativa implica ainda o desenvolvimento de atividades práticas realizadas nos laboratórios, escritórios, oficinas e outros ambientes de experimentação, totalmente equipados com o que há de mais atual para cada curso. Neles, os estudantes, com supervisão dos docentes especialistas, poderão desenvolver atividades que garantam que os objetivos de aprendizagem sejam alcançados.
O planejamento das atividades e experiências de aprendizagem que coloca o estudante no centro do processo de aprendizagem e utiliza a aprendizagem ativa não pode prescindir do uso de tecnologias. Nessa perspectiva, são utilizadas inúmeras estratégias, adequadas ao desenvolvimento de profissionais das mais diferentes áreas.
O planejamento das atividades acadêmicas deve contemplar, em todos os cursos, profundas relações e conexões com o mercado, como forma de garantir uma formação voltada para as demandas da sociedade, fomentando assim a empregabilidade e a trabalhabilidade de nossos egressos.
Essas conexões se dão de diversas formas, como por exemplo: disciplinas de desafios, onde os alunos desenvolvem soluções reais para problemas de empresas e posteriormente apresentam essas soluções na forma de protótipos para os dirigentes da empresa proponente; atividades práticas estruturantes e estágios em parceiros (indústrias, hospitais, escritórios, instituições públicas, hubs de inovação, etc) referência no cenário regional e nacional.
Além disto, estimula-se a contratação de docentes que tenham vivência no mercado de trabalho e que possam contribuir para a evolução e aprimoramento do projeto pedagógico dos cursos. Destaca-se ainda o projeto estratégico de “Reposicionamento das Soluções Educacionais”, conduzido pela ATITUS ao longo de 2021 e que aproximou, através de reuniões sistemáticas, dirigentes e gestores de grandes empresas, das mais diversas áreas, com coordenadores de curso na perspectiva de uma cocriação de alternativas e de diferenciais competitivos que tornassem os cursos da IES ainda mais relevantes.
O novo cenário da educação impactou o exercício da profissão docente e as mudanças requerem adaptação e, especialmente, disposição para reinvenção. Esse é o momento de revisar a profissão docente, entender o atual contexto e compreender os movimentos da aprendizagem, principalmente os que apresentam o docente como mediador, facilitador, organizador e gestor de aprendizagens.
Segundo Delors, a prática pedagógica deve preocupar-se em desenvolver quatro aprendizagens fundamentais, que serão para cada indivíduo os pilares do conhecimento: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser. Entender os conhecimentos para explicá-los, apontando formas de aplicabilidade e, enfim, aplicar por meio de atividades que fazem parte do fazer profissional é o sistema de aprendizagem mais efetivo. E, quando o docente conseguir identificar que o conteúdo é um elemento que permeia a aprendizagem, mas é o fazer que a promove, terá compreendido a essência do processo educativo contemporâneo.
É importante que os docentes aprendam a trabalhar com metodologias inovativas e com o desenvolvimento de competências. Desta forma, utilizaram o tempo da presencialidade para promoção da aprendizagem ativa.
Na IES a formação docente é um processo contínuo e permanente de reflexão, aperfeiçoamento e concepção de novos saberes necessários para a realização de umas práxis cada vez mais efetiva e promotora de aprendizagens significativas.
São objetivos da formação docente continuada da ATITUS:
Buscar o desenvolvimento das competências pedagógicas de modo a enfrentar os desafios colocados pelo processo dialético de construção do conhecimento, com vistas à qualificação dos processos de ensino-aprendizagem;
Buscar o aprimoramento metodológico para o fortalecimento dos pilares acadêmicos: Aprendizagem Ativa, Ensino Híbrido, Educação empreendedora;
Buscar o desenvolvimento das competências para a pesquisa científica de modo a enfrentar os desafios da produção científica, com vistas a potencializar a captação de recursos e a qualificação da produção do conhecimento acadêmico;
Buscar o desenvolvimento de competências para o planejamento e a execução das aulas visando uma aprendizagem ativa e efetiva;
Buscar o desenvolvimento das competências comportamentais de modo a potencializar as relações interpessoais salutares para o bom desenvolvimento das atividades acadêmicas e sociais;
Promover espaços de qualificação da intervenção pedagógica e da pesquisa de modo a consolidar a excelência acadêmica;
Fortalecer a cultura ENADE por meio do entendimento docente sobre sua importância para a IES.
O docente tem a melhoria das práticas pedagógicas pois, estará mais capacitado para perceber as necessidades da turma, adaptar suas aulas e alcançar melhores resultados.
Os currículos são compreendidos como sequências planejadas de experiências de aprendizagem em processo contínuo de revisão. Ao projetá-los se está planejando um percurso intelectual para os estudantes, uma série de experiências que resultarão no aprendizado daquilo que se deseja que eles aprendam.
As disciplinas são organizadas em uma sequência lógica de forma a colaborar com o desenvolvimento do aprendizado e, através de avaliações estratégicas, identificar o atingimento de objetivos intermediários e possíveis ajustes para que, ao final, o objetivo de aprendizagem do programa seja alcançado. Esse conceito é fundamental para a gestão da aprendizagem, na medida em que pode ser compreendido como um objetivo comum a ser alcançado nos diferentes níveis de uma organização curricular.
As condições de acessibilidade pedagógica e atitudinal encontram-se numa ordem direta com os procedimentos metodológicos adotados pelos docentes e com as vivências interpessoais no dia a dia acadêmico. Mesmo assim, há disciplinas integrantes da estrutura curricular cujos conteúdos ensejam essas dimensões da acessibilidade.
São adotadas várias formas de flexibilização, ensejadas pela estrutura curricular, destacando-se a oferta de disciplinas eletivas, do próprio curso ou dos demais cursos da IES, que, além de flexibilizar o currículo, agregam de forma interdisciplinar, conhecimento à formação do acadêmico, apresentando relação com campos de atuação profissional. Também se indicam o estágio supervisionado não obrigatório, as atividades complementares e o aproveitamento de estudos e experiências anteriores como potencializadores da flexibilidade curricular.
A interdisciplinaridade será estimulada ao longo do curso através da própria organização curricular, nas articulações entre disciplinas de temáticas complementares e/ou sequenciais. Além disso, estratégias pedagógicas serão desenvolvidas no sentido de fortalecer a interdisciplinaridade, como, o desenvolvimento de disciplinas de Desafios, que agregam conhecimento de diferentes áreas, com destaque para o desenvolvimento de competências e habilidades para o trabalho em equipe e resolução de problemas reais e complexos.
A interdisciplinaridade será estimulada ao longo do curso através da própria organização curricular, nas articulações entre disciplinas de temáticas complementares e/ou sequenciais. Além disso, estratégias pedagógicas serão desenvolvidas no sentido de fortalecer a interdisciplinaridade, como, o desenvolvimento de disciplinas de Desafios, que agregam conhecimento de diferentes áreas, com destaque para o desenvolvimento de competências e habilidades para o trabalho em equipe e resolução de problemas reais e complexos.
Em atendimento ao Decreto 5.626 de 22/12/2005, que regulamenta a Lei 10.436/2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, e o Art. 18 da Lei 10.098/2000, assim como em sintonia com a missão e os princípios da educação da ATITUS baseados na inclusão social e no respeito às diferenças, os cursos de graduação preveem a oferta da disciplina eletiva de LIBRAS.
b) Diversidade Metodológica
Metodologias ativas, tendo como princípios essenciais o protagonismo do aluno, a colaboração e a ação reflexão, visando uma aprendizagem ativa e colaborativa. São exemplos a aprendizagem baseada em problemas e a aprendizagem baseada em projetos, a gameficação, a sala de aula invertida e o aprendizado em pares.
Metodologias ágeis, focando na economia da atenção, no “microtudo”, na mobilidade tecnológica e na conexão contínua, levando a uma aprendizagem just-in-time. São exemplos o minute paper, Pecha Kucha e elevador Pitch.
Metodologias imersivas, através do engajamento e diversão, da experiência e do uso de tecnologias imersivas, promovendo uma aprendizagem experimental e imersiva. São exemplos: realidade virtual, realidade aumentada, simulações e gameficação.
Metodologias analíticas, com a adaptação e personalização do ensino através do uso de inteligência humano-computacional, utilizadas especialmente em diagnóstico e avaliação, gerando dados e fomentando ações de desenvolvimento. São exemplos a mineração de dados, machine learning e inteligência artificial.
Compreensão e manipulação dos conceitos básicos das áreas do conhecimento, de modo a ser possível observar, analisar e interpretar fenômenos cientificamente;
Mobilização do conhecimento para resolução de situações problemas, de forma a oferecer possibilidades de soluções criativas cientificamente válidas e socialmente relevantes;
Aplicação do conhecimento em situações reais, a fim de ser capaz de posicionar-se criticamente diante das demandas oriundas do contexto social e do mercado de trabalho;
Organização e sistematização de ideias, buscando operar academicamente e profissionalmente segundo as exigências da comunidade científica;
Produção textual e aplicação da norma culta da língua portuguesa, com vistas ao aprimoramento da comunicação e expressão oral e escrita;
A IES entende que, para alcançar seu propósito institucional, é necessário a adoção de pilares que permitam a entrega de um ensino de qualidade em múltiplos ambientes de aprendizagem e fortemente conectados com o mercado, a inovação e o empreendedorismo.
Desta forma, elencam-se três pilares principais que sustentam o modelo acadêmico e que permeiam os métodos de ensino-aprendizagem, os processos avaliativos e é foco da construção de objetivos de aprendizagem, sendo eles:
Ser reconhecida como uma instituição que promove um ensino de excelência, com alta qualidade acadêmica, incorporando inovação e tecnologia às atividades diárias de ensino, fomentando uma educação inovadora que transforma realidades.
É objetivo da IES estar sempre alinhada com as demandas do mercado, formando profissionais que possam ocupar as vagas de trabalho disponíveis, criar novas oportunidades e/ou empreender e inovar, tendo assim alta relevância para as comunidades locais, impulsionando a economia e permitindo que a sociedade prospere.
Esses objetivos são atingidos através da adoção de experiências estruturadas em grandes empresas, de um corpo docente qualificado, experiente e com conexões com o mercado, além do estímulo ao empreendedorismo desde o início dos cursos. Os indicadores de empregabilidade e empreendedorismo são mensurados periodicamente como forma de avaliar o objetivo proposto e direcionar o aperfeiçoamento e atualização dos nossos cursos.
c) A responsabilidade da permanência, sucesso e prosperidade dos nossos estudantes na Instituição é de toda a comunidade acadêmica, e sua gestão está relacionada ao apoio aos estudantes desde o primeiro contato com a instituição, permeando todo seu processo de formação e culminando com a sua completa formação. Objetiva-se assim que nossos alunos iniciem e concluam sua trajetória acadêmica na IES, com uma experiência de alta qualidade, tornando-se cidadãos e profissionais de excelência, orgulhosos e promotores da IES. Para isso, busca-se o aperfeiçoamento dos atendimentos (dentro e fora da sala de aula), levando em consideração a experiência do cliente.
A ATITUS possuí reconhecido sucesso na permanência de seus alunos, mantendo ao longo dos anos uma taxa de retenção acima dos 90%, sendo considerada um benchmark para o mercado de educação. Dentre os muitos fatores que levam a permanência do estudante, destaca-se a alta percepção de qualidade e de satisfação, medidas e acompanhadas pela IES através da pesquisa NPS e CPA.
Além da permanência dos estudantes, a IES também trabalha com a retenção de talentos, fator primordial para manter a qualidade dos serviços oferecidos. O modelo de gestão está em constante atualização com base na realidade organizacional existente frente às rápidas mudanças do mercado.
Com a melhoria constante do clima do ambiente de trabalho, o mesmo influencia a forma como os colaboradores, gestores e estudantes se sentem perante a IES, impactando na redução do turnover. O clima organizacional é o indicador usado para medir a satisfação dos membros da IES, em relação a diferentes aspectos da cultura e realidade organizacional. Além disto, a ATITUS é presença constante no ranking Great Place to Work (GPTW), sendo reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar.
d) Os processos de acreditação, avaliações e rankings na educação superior são práticas recomendadas para as instituições que buscam avaliar a qualidade dos muitos serviços que são ofertados aos estudantes. Como forma de ser reconhecida pela excelência acadêmica, a IES busca a participação em diferentes rankings e acreditações, assim como, bons resultados em avaliações.
Entre os reconhecimentos acadêmicos almejados estão: Selo OAB, Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU), EDAF (EFMD), Ranking Universitário da Folha de S. Paulo (RUF), Quero Educação, Times Higher Education (THE), Índice Geral de Curso (IGC), Conceito Preliminar de Curso (CPC), Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aprender a fazer – estreitamente ligada à questão da formação profissional, porém aprender a fazer não deve limitar o ensino apenas a uma tarefa material bem definida, uma vez que se percebe a substituição do trabalho humano pelas máquinas, tornando o trabalho cada vez mais imaterial e acentuando o caráter cognitivo das tarefas. Esse processo está migrando o trabalho para competências intelectuais, de estudo e de organização, à medida que as máquinas também se tornam mais inteligentes, e que o trabalho se desmaterializa, competências como a capacidade de comunicar, de trabalhar com os outros, de gerenciar e de resolver conflitos, tornam-se cada vez mais importantes;
Serão priorizadas atividades de ensino, pesquisa e extensão que permitam a interação acadêmica e pessoal entre os cursos e potencializam a convivência com foco em resolução de problemas;
Promover-se-ão ações que permitam a efetivação do perfil do egresso por meio do desenvolvimento de suas competências e expertises, que permitam seu amplo desenvolvimento pessoal, profissional e atuação no mercado de trabalho.
Permitir a escalabilidade da operação acadêmica de graduação para novos campis, através de um conjunto claro de documentos orientadores, que garantam o padrão de implementação e de qualidade;
Articular as estratégias traçadas no PDI, no PPI e na Modelagem Acadêmica com a proposta pedagógica dos cursos de graduação, de forma contemplar os recursos acadêmicos e tecnológicos necessários para a formação dos discentes e capacitação dos docentes.
Desenvolver o Projeto Pedagógico do Curso e demais documentações acadêmicas;
Desenvolver matrizes curriculares comuns/sinérgicas, com disciplinas que sejam comuns a diversos cursos, promovendo a interação entre os cursos e os níveis de ensino;
Descrever nos PPCs dos cursos as ações conjuntas com os programas com os programas de pós-graduação Stricto Sensu e Lato Sensu para a oferta de atividades integradas, fomentando a troca e o desenvolvimento dos alunos em todos os níveis;
Elaborar o regulamento do modelo de acompanhamento sistemático e avaliação da aprendizagem e do rendimento individual dos discentes, através de avaliação formativa e somativa, avaliando os eixos temáticos e os resultados acadêmicos;
Realizar semestral ou anualmente o processo interno de avaliação da IES, em nível de curso, docentes, disciplinas;
A Educação à Distância (EaD) possibilitou a flexibilização dos currículos dos cursos de graduação e pós-graduação lato sensu, além de ampliar o acesso ao ensino superior a um número maior de pessoas, o que contribuiu para o desenvolvimento integral do indivíduo e consequentemente, para o desenvolvimento local e regional.
No EaD, além das políticas previstas neste PDI e das demais legislações aplicáveis a esta modalidade de ensino, os cursos ofertados devem articular-se com os princípios e elementos previstos no Projeto Pedagógico Institucional , em especial aos componentes da Modelagem Acadêmica e as orientações para implementação das políticas para os cursos de graduação e pós-graduação, de forma a adotar práticas pedagógicas que incorporem as possibilidades inerentes às tecnologias digitais e midiáticas da informação e da comunicação, devendo sempre observar as limitações decorrentes da não presencialidade quando necessário.
Por EaD compreende-se uma modalidade que é realizada via internet através de diferentes formas de acesso ao conhecimento, distribuindo-o de forma ágil e fazendo uso de recursos que permitem interatividade entre docentes e discentes, seja de forma síncrona e/ou assíncrona. Nesse sentido, diferentes modalidades comunicativas podem ser incorporadas à prática educativa: um-a-um (ou seja, entre duas pessoas), de um para muitos (ou seja, de uma pessoa para muitas pessoas) e de muitas pessoas para muitas, (ou seja, a construção colaborativa) também denominada de forma estelar.
Já a modalidade híbrida ou blended learning de ensino configura-se pela mesclagem das práticas da educação presencial com as possibilidades da educação à distância.
A política de Educação a Distância da IES, prevê:
Implantação de cursos de graduação na modalidade semipresencial (Híbrido/blended learning) e Educação a Distância (online síncrona e assíncrona);
Desenvolvimento da pós-graduação lato sensu através da oferta de cursos na modalidade à distância;
Criação das estruturas pedagógicas e administrativas necessárias à implantação e implementação da educação a distância;
Constituição de parcerias com instituições públicas ou privadas para desenvolvimento de projetos e oferta de cursos.
As atividades avaliativas da modalidade EaD são baseadas nas diretrizes dos processos avaliativos da IES, na qual preconiza que 30% da nota do grau 1 (G1) e grau 2 (G2) baseie-se na realização de desafios, exercícios, trabalhos e o percorrer a trilha de aprendizagem. Os demais 70% da nota ficam concentrados na prova final de G1 e G2.
As avaliações finais das disciplinas EaD acontecem por agendamento prévio junto ao polo e/ou campus da IES. As provas são constituídas por questões de múltipla escolha e realizadas em um computador local. O aluno possui um tempo pré-determinado para a realização e ao finalizar a mesma já recebe o feedback quanto ao número de acertos, erros e a nota atingida.
A média institucional para declarar o aluno como aprovado é 7,0. Caso o aluno não atinja a média mínima 7,0 (sete) ele tem direito a realizar a prova substitutiva. Se porventura o aluno ainda não conseguir atingir a média 7,0 (sete) com a prova substitutiva, ele deverá realizar o exame, que por sua vez, possui média 5,0 (cinco).
Com o objetivo de auxiliar os docentes frente aos processos avaliativos das disciplinas EaD, a IES implantou o Sistema Avalia, uma plataforma que possui mais de 100.000 questões de provas e que permite o controle da geração, distribuição e aplicação, trazendo mais segurança e qualidade aos processos avaliativos.
Mesmo contando com a mediação de recursos de tecnologia, nos cursos EaD se faz necessário a interação dos estudantes com os tutores, seja de forma presencial ou online. A interação entre as pessoas envolvidas na EaD é fundamental para tornar a aprendizagem efetiva e significativa.
Diversas são as formas de se fazer a interação tutor-aluno na EaD. Pode ser em grupo (todos os integrantes da turma) ou individual, conforme a necessidade de cada aluno. No modelo de EaD vigente da IES, em alguns momentos a interação será feita de forma coletiva, como durante as atividades presenciais e nas vídeo-aulas síncronas. Por outro lado, também haverá interação individualizada através de tutorias online ou presenciais.
As atividades de tutoria contemplam o atendimento às demandas didático-pedagógicas da estrutura curricular e se formalizam através da contratação de tutores com formação aderente ao conteúdo das disciplinas e portadores das competências necessárias para fazer a mediação pedagógica junto aos discentes e com domínio dos recursos de tecnologia, de modo a serem capazes de orientar os estudantes no uso da ferramenta. Cabe salientar que a forma de execução das tutorias, sejam elas presenciais ou a distância, serão detalhadas nos Projetos Pedagógicos de cada curso.
Os processos de tutoria dividem-se em duas formas: Tutoria de Relacionamento e Tutoria de Conteúdo.
Informar o aluno sobre os diversos aspectos que compõem o sistema EaD adotado na ATITUS, possibilitando a integração e a identificação do aluno com o mesmo;
Certificar-se que os alunos estejam bem instruídos sobre a plataforma e as funcionalidades e orientá-los até obterem o nível de usabilidade necessário para a execução das atividades do curso;
Informar aos estudantes sobre a atuação e responsabilidade de cada setor da IES de modo a otimizar a comunicação e o fluxo de demandas;
Conhecer e saber operacionalizar o ambiente virtual de ensino e aprendizagem;
Orientar os alunos até obterem domínio do ambiente AVA;
Encorajar os estudantes diante na familiarização com os recursos de tecnologia empregados;
Oferecer vias de contato entre aluno e instituição, incentivando e orientando o aluno nas possíveis dificuldades;
Manter contatos com professores, com equipe multidisciplinar e demais envolvidos com o processo de EaD;
Comunicar-se pessoalmente com o aluno, sempre que necessário, visando fortalecer a relação de compreensão.
Informar o aluno sobre os diversos aspectos que compõem o sistema EaD adotado pela IES, possibilitando a integração e a identificação do aluno com o mesmo;
Motivar e estimular o aluno, em torno dos objetivos traçados, desenvolvendo um sentimento de protagonismo e autonomia, facilitando a permanência do aluno no curso;
Familiarizar o aluno com a metodologia, as ferramentas e os materiais disponibilizados para o estudo;
Informar aos alunos, os objetivos e conteúdo do curso ou da disciplina, destacando a relevância dos mesmos;
Acompanhar e controlar a participação dos estudantes, mediante monitoramento no ambiente virtual de ensino-aprendizagem, identificando desistências e dificuldades dos estudantes;
Realizar feedback acerca das atividades realizadas pelo estudante, de forma clara e com detalhamento adequado;
Atuar com interesse nos questionamentos e dificuldades dos estudantes, respondendo prontamente e de forma amigável;
Conhecer os alunos, entendendo as diferenças individuais como condicionantes do ritmo de aprendizagem;
Reforçar os materiais de estudo, indicando aos alunos recursos e materiais complementares que preencham possíveis lacunas dos já disponibilizados;
A Pós-Graduação Lato Sensu e a Educação Continuada, na ATITUS, segue as premissas abaixo:
As áreas de oferta permanente são definidas de acordo com as estratégias institucionais;
A Pós-Graduação Lato Sensu e a Educação Continuada, na ATITUS, está estruturada para atingir os seguintes objetivos:
A política de Pós-Graduação Lato Sensu e a Educação Continuada, na ATITUS, visa:
Regulamentar e institucionalizar os processos e as atividades relacionadas com os cursos de PGLS;
Incluir na regulamentação as áreas dos cursos, os processos de criação dos projetos, os procedimentos para a criação dos cursos, as matrículas e a operacionalização dos cursos;
Definir, na regulamentação, as ações e procedimentos relativos ao horizonte um e horizonte dois, respectivamente;
Orientar a elaborar o portfólio de produtos desta linha de negócio, pelo setor de Pós-Graduação Lato Sensu da ATITUS;
Garantir o cadastro no e-MEC, dos cursos a serem ofertados, pela área de registros acadêmicos;
Assegurar a incorporação as ofertas em curso nas empresas adquiridas, identificando os cursos que estejam de acordo com as diretrizes institucionais;
As políticas de Pós-Graduação Lato Sensu e Educação Continuada da ATITUS são de responsabilidade da Coordenação de Qualidade Acadêmica.
A Pós-Graduação Stricto Sensu da ATITUS tem como premissas:
A contribuição, por meio das pesquisas realizadas nos PPGs, com o papel institucional de desenvolvimento econômico e social da região e do estado, priorizando pesquisas de alto impacto social;
A formação de recursos humanos capacitados para impactar de forma positiva e propositiva a sociedade;
A integração das ações de ensino, pesquisa e extensão, visando impacto tecnológico, social, cultural e oportunizando a formação de pessoas com competência para contribuir com as transformações nos diferentes espaços de atuação profissional;
Difusão e disseminação da produção intelectual, como meio para que o conhecimento gerado nos programas da PGSS, transborde para o contexto externo e seja apresentado à comunidade, exercendo seu papel de impactar e transformar realidades;
Qualificação da produção científica, tanto dos docentes quanto dos discentes, dos diferentes níveis de ensino;
Integração dos grupos de pesquisa com redes de pesquisa nacionais e internacionais;
Priorização de projetos de pesquisa direcionados à inovação, ao empreendedorismo e à geração de impacto social, científico e/ou tecnológico.
Qualificar o ensino, por meio da inserção de professores pesquisadores no seu portfólio de cursos e da imersão dos estudantes, em diferentes níveis de formação, no ambiente da pesquisa e da ciência;
Fomentar a pesquisa científica como forma de geração e transferência do conhecimento;
Promover e articular o conjunto de ações e programas de pesquisa, iniciação científica e tecnológica, a partir da participação de discentes e docentes da graduação e da pós-graduação;
Viabilizar a qualificação da infraestrutura laboratorial da instituição, ofertando ao aluno o contato com um ambiente de inovação e tecnologia, nas diferentes áreas do conhecimento;
Estimular a inovação e o empreendedorismo, aliando ensino, pesquisa e extensão;
Desenvolver, nos discentes, o pensamento crítico e as habilidades que promovem o uso de evidências científicas como meio de solucionar problemas reais do ambiente em que estão inseridos;
Fortalecer os grupos de pesquisa enquanto instrumento principal de produção de conhecimento, com impacto direto e indireto na sociedade, por meio da apresentação de soluções a problemas advindos da academia, da sociedade e/ou empresas públicas ou privadas;
Fomentar a criação de espaços e a consolidação de grupos de pesquisa interdisciplinares ligados a redes de pesquisa nacionais e internacionais;
Divulgar e socializar de forma acessível e em linguagem compreensível a produção científica e tecnológica aos diferentes segmentos da sociedade;
As políticas de Pós-Graduação Stricto Sensu da ATITUS, visam:
Organizar e institucionalizar Comitês e instâncias para a regulação, gestão e o desenvolvimento da pesquisa no âmbito da ATITUS, por meio da Direção da Pós-Graduação Stricto Sensu;
Criar, regulamentar e institucionalizar programas de incentivo à pesquisa e à produção acadêmica, em todos os níveis e modalidades de ensino;
Organizar, regulamentar e institucionalizar programas de incentivo à iniciação científica e à iniciação tecnológica e inovação;
Implementar Programa de Bolsa Produtividade em Pesquisa, para docentes que apresentem produções bibliográficas de interesse social e institucional;
Regulamentar e institucionalizar estratégias para que os docentes possam participar de editais públicos e privados de captação de recursos para pesquisa e pós-graduação;
Organizar, junto ao Departamento Jurídico e Núcleo de Inovação Tecnológica – NIT/ATITUS, as orientações, as ações e a legislação para pesquisas que envolvam propriedade intelectual;
As políticas de Pós-Graduação Stricto Sensu da ATITUS são de responsabilidade da Head de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão.
Fomentar as políticas de internacionalização como ferramentas para a geração de oportunidades de construção e de vivência da cultura global para a construção de conhecimento integral;
A constituição da internacionalização e da mobilidade internacional como elemento estratégico para o alcance da excelência acadêmica;
A oferta de um ambiente propício e mecanismos institucionais adequados, para o atendimento das necessidades e desenvolvimento dos eixos da internacionalização;
A integração das ações de internacionalização, visando impacto tecnológico, social e cultural e a formação de pessoas com competência para contribuir com as transformações nos diferentes locus de atuação profissional;
Fomentar o fortalecimento das estratégias de comunicação interna e externa, relacionadas às atividades de internacionalização.
Fomentar uma educação global transformadora e as oportunidades de aprendizagem integral e multicultural, que resulte na formação de alunos para um mercado de trabalho culturalmente diverso;
Desenvolver programas de cooperação internacional por meio de parcerias em redes de ensino e pesquisa, compreendendo a transferência de conhecimento como elementos indispensáveis para se atingir níveis elevados de qualidade de ensino, pesquisa e extensão;
Instituir o processo de mobilidade internacional a partir de um conjunto de ações que oportunizem a participação docente e discente em atividades realizadas em instituições estrangeiras e de docentes e discentes estrangeiros em atividades realizadas pela Instituição;
Viabilizar e incentivar a oferta de disciplinas e atividades em língua estrangeira, a partir de atividades com interação de experiências e pesquisas desenvolvidas de forma cooperativa entre os pesquisadores da Instituição e de outras instituições estrangeiras;
Ampliar a visibilidade da ATITUS no cenário internacional, e implementar melhorias contínuas utilizando critérios de qualidade internacionais, validados por organismos internacionalmente reconhecidos.
Para atingir as premissas ora apresentadas, propõem-se as seguintes políticas voltadas à e internacionalização:
Estruturar e regulamentar a área de Relações Internacionais em modo que atenda os objetivos estratégicos institucionais;
Intermediar o contato com instituições estrangeiras, sistematizar os acordos e convênios internacionais, auxiliar nos trâmites necessários e manter um bom relacionamento com todos os parceiros internacionais;
Desenvolver programas que favoreçam a mobilidade internacional docente no âmbito da Instituição, por meio de indicadores de progressão de carreira como estímulo ao desenvolvimento de pesquisas e elaboração de artigos conjuntos; promoção conjunta de cursos; publicação das revistas da Instituição em outro idioma; etc.
Apoiar a participação docente em publicações internacionais e eventos de transferência, socialização e qualificação do conhecimento;
Implementar indicadores internacionais em relação ao número de docentes estrangeiros no corpo de colaboradores e docente visitante;
Consolidar a mobilidade discente internacional, em nível institucional, por meio de edital de intercâmbio e auxiliar os discentes no processo de outbound;
Fomentar a vinda de discentes estrangeiros por meio de bolsas de graduação (PEC-G), bem como disponibilizar auxílio e atendimento a estes discentes, no processo de inbound;
Efetivar a internacionalização, atendendo aos critérios das agências reguladoras nacionais e internacionais, por meio da implementação, acompanhamento, mapeamento e avaliação sistemática das ações de internacionalização da Instituição;
Apoiar o desenvolvimento de múltiplas ações, como mostras, conferências, palestras, webinars, eventos internacionais e a oferta de módulos internacionais dentre outras;
Comunicar de forma abrangente interna e externamente as atividades relacionadas ao planejamento, execução e desenvolvimento da internacionalização como estratégias indispensáveis para o reconhecimento da marca;
Sistematizar o processo de implementação e execução de metas, monitoramento e avaliação da política de internacionalização.