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Capítulo VIII

Programa de Carreira e Egresso

e Atendimento ao Discente

8.1 Relacionamento com o Egresso

O compromisso com a formação de um profissional empreendedor e comprometido com as transformações sociais acompanha todo o contexto pedagógico dos cursos de graduação e pós-graduação da ATITUS. Desta forma, os acadêmicos são convidados a desenvolver e experimentar atividades de ensino, de pesquisa e de extensão durante o período de realização do seu curso, possibilitando adquirir conhecimentos, habilidades e competências (hard e soft skills) alinhadas com a realidade teórica e prática que encontrarão no mercado de trabalho. Essa dinâmica é permeada pela constante reflexão e revisão dos procedimentos adotados, o que se tangibiliza através das avaliações próprias da Instituição e do acompanhamento do egresso.

Neste contexto, a ATITUS considera de grande relevância que sua relação com os acadêmicos não se encerre com o término do curso de graduação ou pós-graduação, mas que prossiga, embora de forma diferenciada, no decorrer da vida profissional.

O acompanhamento do egresso, associado à disponibilização de oportunidades de desenvolvimento contínuo, desempenha um papel bastante significativo, pois possibilita que a Instituição cumpra seu papel transformador da sociedade, na medida em que forma profissionais com inserção e relevância no contexto regional, além de ser um balizador para a avaliação dos cursos da Instituição, de forma direta, e ainda, se verifique e acompanhe a efetiva inserção do profissional formado e se o perfil apresentado vem ao encontro dos objetivos delineados no Projeto Pedagógico de cada Curso.

Para atender a estes pressupostos, a ATITUS desenvolve e se propõe a ampliar, ao longo do próximo período, programas e ações capazes de promover uma constante evolução na carreira dos egressos, além da avaliação constante dos profissionais formados na Instituição. Para isso definiu objetivos, premissas e políticas relacionadas ao acompanhamento dos egressos.

8.1.1 Premissas

Considerando o compromisso institucional de relacionamento com os egressos, confirmam-se como premissas do acompanhamento aos egressos na ATITUS:

Os egressos podem contribuir para o aprimoramento das atividades acadêmicas da ATITUS, ao mesmo tempo que a ATITUS está em condições de contribuir com sua qualificação profissional.

O atendimento deve ser diferenciado aos egressos da ATITUS, mantendo, assim, a proximidade deles com a Instituição;

Monitoramento e acompanhamento constante com o discente, conhecendo-o e participando de sua vida acadêmica, acompanhando seu desenvolvimento através de prestação de auxílio em escolhas que contribuam com sua formação, durante e após a conclusão do curso;

Fortalecimento da interação e o sentimento de pertencimento com os egressos, por meio de ações que objetivam o estreitamento do contato e estimulam uma relação de proximidade e comprometimento entre a ATITUS e seus discentes;

Busca constante pelas melhores ferramentas de conexão e interação com os egressos (por exemplo redes sociais), potencializando ainda mais a comunicação e relacionamento;

8.1.2 Objetivos

Garantir o acompanhamento efetivo dos egressos, atualizando as informações a respeito da continuidade na vida acadêmica ou da inserção profissional;

Realizar estudo comparativo entre a atuação profissional do egresso e a formação recebida;

Avaliar o desempenho institucional, por meio do acompanhamento da situação profissional dos egressos;

Buscar proximidade com egressos, tornando a Instituição um centro de apoio e desenvolvimento pessoal e profissional;

Apoiar o ingresso dos egressos no mercado de trabalho;

Oferecer oportunidades de aperfeiçoamento e formação permanente;

Desenvolver atividades institucionais que possibilitem a troca de experiência e integração dos egressos com a comunidade acadêmica;

Planejar e executar ações de extensão voltadas para os egressos;

8.1.3 Políticas

A

Estruturar um setor específico para fazer atendimento, comunicação e promoção, controle e registro de atividades voltadas aos egressos;

B

Criar Portal do Egresso;

C

Realizar pesquisas com os discentes antes e após a conclusão de seus respectivos cursos, mantendo assim um banco de dados atualizado sobre a inserção profissional dos discentes e egresso;

D

Conhecer a situação profissional, os índices de empregabilidade e a inserção no mercado de trabalho dos egressos;

E

Implementar mecanismos de comunicação com egressos, a partir de dados e registros atualizados;

F

Criar banco de talentos interno, oferecendo preferência na contratação de egressos para exercer atividades profissionais na ATITUS tanto para o quadro docente quanto administrativo;

D

Manter os egressos informados sobre eventos e atividades oferecidas pela ATITUS;

E

Propor um portfólio de atividades de atualização e formação continuada para os egressos;

F

Ser um elo de integração entre os egressos e as empresas parceiras da ATITUS, disponibilizando as oportunidades de emprego, encaminhadas à ATITUS por parte de empresas parceiras;

G

Promover atividades educacionais, artísticas, culturais e esportivas que visem à integração dos egressos, abrangendo o curso, a comunidade e a Instituição;

H

Oferecer aos egressos a oportunidade de qualificação acadêmica/científica, através da participação em bancas de TCC, grupos de pesquisa e acesso para publicação nos periódicos da ATITUS;

I

Divulgar os egressos que se destacam no mercado de trabalho e também na sua formação acadêmica relatando suas experiências, vivências, bem como apresentar trabalhos e realizar palestras profissionais com a finalidade de integrar alunos, egressos, comunidade e Instituição;

J

Oferecer instalações físicas da ATITUS para que os egressos possam utilizar como espaço de coworking;

K

Oferecer o uso de serviços da ATITUS como biblioteca, laboratórios e atendimentos no NUJUR, SINAPSI e clínicas odontológicas;

L

Oferecer desconto para egressos e seus filhos em cursos de educação continuada, extensão, graduação e pós-graduação.

8.1.4 Responsabilidades

As políticas de acompanhamento aos egressos são de responsabilidade da Head da Aceleradora de Carreiras.

8.2 Atendimento aos Discentes

As políticas de atendimento norteiam as ações de apoio aos discentes visando não somente assegurar o acesso, mas também incentivar a permanência, a inclusão e o sucesso dos mesmos na Instituição até a conclusão de seus cursos. Dessa forma, estabelecer políticas de atendimento aos discentes constitui-se como uma importante estratégia voltada ao desenvolvimento integral (científico, técnico, comportamental e humanístico), de modo a atender aos princípios formativos inerentes a uma Instituição de Ensino Superior que busca a excelência acadêmica.

A Instituição possui um corpo discente diversificado, sendo necessário o estabelecimento de uma série de programas, projetos e ações de apoio estudantil capazes de abarcar as suas necessidades.

8.2.1 Premissas

Na ATITUS o discente é prioridade, para isso zelamos pelas seguintes premissas:

O esclarecimento e orientação aos discentes em relação à trajetória acadêmica, ao currículo do curso e às escolhas a serem feitas;

A diversidade de formas de ingresso e acesso aos discentes nos diferentes níveis e modalidades de ensino;

O acolhimento, orientação e atendimento aos discentes por meio de estratégias psicopedagógicos, de acessibilidade e inclusão;

O acolhimento aos ingressantes;

O apoio aos discentes com baixo rendimento acadêmico;

O incentivo e apoio à participação em seminários, encontros e congressos com apresentação de trabalhos;

O incentivo à permanência dos discentes nos cursos até sua conclusão.

8.2.2 Objetivos

Promover a inclusão social e educacional, a igualdade de condições de aprendizagem e a ampliação das formas de acesso e permanência por meio de programas pedagógicos, psicopedagógicos, de acolhimento e acessibilidade, atendimentos e formação ampliada, monitoria, nivelamento, intermediação e acompanhamento de estágios não obrigatórios remunerados, dentre outros;
Contribuir para a melhoria do desempenho acadêmico, reduzindo as taxas de evasão e reprovação, melhorando a qualidade do aprendizado dos estudantes.

8.2.3 Políticas

A

Organizar a infraestrutura e o corpo técnico administrativo de forma adequada ao perfil dos diferentes públicos, melhorando o atendimento aos estudantes;

B

Tornar conhecidas entre os discentes as ações do NAE;

C

Divulgar a finalidade da existência do NAE entre o corpo discente;

D

Padronizar, consolidar e socializar os programas e processos de apoio aos discentes;

E

Personalizar os atendimentos conforme nível e modalidade de ensino do (a) discente;

F

Capacitar os atendentes para demandas específicas, para o acolhimento e para atendimento às diferentes necessidades dos discentes;

G

Planejar e implementar atividades de nivelamento com aulas de reforço com a participação de docentes e discentes monitores;

H

Planejar e implementar ações de acolhimento aos estudantes ingressantes;

I

Estruturar e implementar um programa de Bolsas Acadêmicas;

J

Manter adesão aos programas de apoio financeiro;

K

Divulgar entre os ingressantes o Manual do Aluno;

L

Tornar conhecidas dos estudantes os setores pedagógicos e administrativos da ATITUS

8.2.4 Responsabilidades

As políticas de diversidade, meio ambiente, cultura e produção artística são de responsabilidade de toda a comunidade acadêmica da ATITUS. As Direções de Graduação, Pós-Graduação e os Coordenadores dos Cursos, têm a responsabilidade de orientar e supervisionar a inserção e execução de ações nos cursos, na pesquisa e na extensão.

8.3 Práticas de Atendimento aos Discentes

8.3.1 Formas de Ingresso e Seleção

Para assegurar a inclusão de estudantes oriundos dos mais diferentes segmentos sociais e possibilitar o acesso ao ensino superior, a seguir estão detalhadas as formas de ingresso de discentes na Instituição, por linha de negócio.

a) Graduação:

Vestibular: A Instituição oferece processos seletivos, através de prova nas principais áreas do conhecimento, para todos os cursos da Instituição, exceto Medicina;

ENEM: O candidato poderá utilizar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), obtida no período de cinco anos retroativos à data do processo seletivo para o qual está concorrendo a uma vaga;

Ingresso de Diplomado: Nesta forma de ingresso, os portadores de Diploma de Ensino Superior, que desejam ingressar no Curso, são admitidos desde que haja vagas disponíveis e não é necessário que se submetam ao processo seletivo.

Reingresso: O aluno que interrompeu o Curso, mas que mantém o vínculo institucional, pode solicitar o retorno. Ao reingressar no curso, o discente deve adaptar-se às alterações que eventualmente tiverem sido introduzidas no currículo da graduação.

Transferência Externa: É o processo através do qual o estudante de outra Instituição de Ensino Superior (IES), nacional ou estrangeira, concorre à vaga existente conforme a disponibilidade no curso.

Transferência Ex-Officio: Efetivada entre instituições vinculadas a qualquer sistema de ensino, em qualquer época do ano e independentemente da existência de vaga, quando se tratar de servidor público federal civil ou militar estudante, ou de seu dependente estudante, se requerida em razão de comprovada remoção ou transferência de ofício.

b) Pós-Graduação Lato Sensu:
O ingresso aos cursos de Pós-graduação Lato Sensu inclui as etapas de candidatura, análise documental, seleção e matrícula. A efetivação da matrícula ocorre mediante análise do histórico escolar, currículo do candidato ou registro de conselho de classe.
c) Pós-Graduação Stricto Sensu:
O ingresso aos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu ocorre por meio de editais de seleção abertos conforme cada PPG, nos quais constam o número de vagas, requisitos mínimos e critérios de seleção.

8.3.2 Apoio Financeiro

A Instituição empenha-se em desenvolver atividades de apoio ao estudante nos diferentes níveis de ensino, por meio de ações de apoio à permanência, constituído em estratégias institucionais que buscam garantir subsídios para a viabilização de recursos financeiros que auxiliem os discentes na manutenção dos estudos.

A seguir estão listados os principais programas de apoio financeiro da Instituição:

Financiamento Estudantil (FIES), programa do Governo que visa financiar a graduação no Ensino Superior de estudantes que não possuem condições de arcar com os custos de sua formação;

PROUNI, através do Ministério da Educação, para estudantes oriundos da escola pública, ou de escolas particulares que possuíam bolsa integral e fazem parte do programa do governo federal;

Bolsa para discentes estrangeiros vinculados a Instituições de Ensino Superior estrangeira que possuam convênio com a ATITUS;

Bolsa ex-aluno, destinada a discentes que tenham concluído graduação ou pós-graduação lato sensu na Instituição;

Bolsa em programas de iniciação científica para discentes;

Bolsa corporativa e associações para os cursos de pós-graduação lato sensu, concedida aos discentes vinculados a uma mesma empresa, ou a associações conveniadas junto a Instituição;

Bolsa ou taxa para os discentes dos programas de pós-graduação stricto sensu;

Bolsa para docentes e colaboradores da Instituição cursarem graduação, pós-graduação lato e stricto sensu;

Bolsa para os dependentes dos docentes e colaboradores da Instituição cursarem graduação.

8.3.3 Apoio Pedagógico e Psicopedagógico

A ATITUS desenvolve ações e oferece programas aos discentes voltados a auxiliá-los em suas dificuldades de aprendizagem, de ambientação ao curso e a Instituição, de relacionamento, entre outros.

Reforçar o sentimento de pertencimento e estimular a permanência no Ensino Superior, também estão entre as ações. Este apoio será ofertado no:

Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE): é um serviço de acolhimento, orientação e atendimento aos discentes durante a trajetória acadêmica, exercido por um (a) profissional formado (a) em Psicologia ou Pedagogia. O NAE também tem o papel de encaminhar, caso necessário, os discentes para acompanhamento psicológico na SINAPSI ou ainda com psicólogos conveniados com a Instituição.

SINAPSI: O Serviço Integrado de Atendimento em Psicologia (SINAPSI) da Instituição tem como objetivo proporcionar atendimento psicológico à comunidade acadêmica, incluindo o atendimento aos discentes da IES (com exceção dos alunos do curso de Psicologia).

8.3.4 Estímulo à Permanência

A ATITUS desenvolve diversas ações e programas que visam a permanência dos estudantes nos cursos:
Monitoria: caracteriza-se como um processo educativo, cujas atividades se desenvolvem de forma conjunta por docentes e discentes em perspectivas diversas. Objetiva despertar nos discentes o interesse pela carreira docente e complementa as ações de formação acadêmica.

Apoio aos estágios extracurriculares:

Apoio ao ingresso no mercado de trabalho:

8.3.5 Serviços e Atendimento

Os discentes da ATITUS, nos diversos níveis de ensino, recebem atendimento em todos os setores pedagógicos e administrativos da Instituição, a fim de auxiliá-los em suas demandas acadêmicas.

Central de Relacionamento: é o principal setor de atendimento de todas as linhas de negócio e modalidades de ensino da Instituição, sendo o primeiro contato dos discentes para solicitação de informações e resolução de questões acadêmicas e administrativas como matrículas, rematrículas, recebimento e entrega de documentos, acolhimento dos assuntos financeiros, abertura e resolução de protocolos, orientação sobre trabalho de conclusão de curso e estágios, entre outros.

Biblioteca: conta com um espaço público destinado ao acervo bibliográfico físico, gabinetes de estudos individuais, ambientes para estudo em grupo, computadores para pesquisa e acesso a biblioteca virtual, computadores para consulta ao acervo físico e espaços de guarda-volumes. A biblioteca oferece ainda apoio na elaboração de trabalhos acadêmicos, através da prestação de informações a respeito da metodologia indicada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, APA e Vancouver.

Laboratórios: com o intuito de elevar o conhecimento acadêmico dos discentes e atender a excelência no que faz, a Instituição conta com diversos ambientes para as aulas práticas, estudos, pesquisas e atendimento à comunidade. Esses espaços são disponibilizados para os docentes e discentes de todas as linhas de negócio e modalidades de ensino da instituição. Os ambientes para aulas práticas contam com uma equipe de suporte, que é responsável por toda a preparação das aulas, manutenção dos espaços, atendimento e suporte aos usuários.

Portal do Aluno: neste local o estudante consegue visualizar informações acadêmicas e administrativas como financeiras, serviços de biblioteca, acompanhar seu histórico escolar, notas, frequência, fazer solicitações, emitir comprovante de matrícula, realizar processos como rematrícula online, entre outros.

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA): é a plataforma onde os docentes disponibilizam os conteúdos das disciplinas aos discentes, tanto dos cursos EAD quanto dos cursos híbridos. O AVA conta com diversas ferramentas para interação com os discentes.

8.3.6 Organização Estudantil

A Instituição estimula a representação estudantil das seguintes formas:

A

Participação dos discentes nos Colegiados dos Cursos;

B

Criação de Diretórios Acadêmicos (DA), visando organizar atividades direcionadas para a melhoria da qualidade do ensino superior e representação dos interesses dos discentes junto a Instituição;

C

Apoio ao Diretório Central de Estudantes (DCE), órgão de representação estudantil que trabalha para defender os interesses dos discentes da Instituição.