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Capítulo VII

A Responsabilidade Social

na Atitus

7.1 Políticas de Responsabilidade Social

Entende-se por responsabilidade social, no âmbito da Instituição, o conjunto de ações ou atividades que promovem a interação entre a graduação, pós-graduação, com outras instâncias do ensino. Tal sinergia deve ocorrer tanto em termos técnicos quanto científicos, viabilizando a transformação e/ou a inclusão em diversas esferas, como por exemplo no contexto educacional, social, econômico, tecnológico, cultural, artístico, profissional, legal, ambiental, saúde e político.

Refere-se às ações da instituição (com ou sem parceria) que contribuem para uma sociedade mais justa e sustentável, considerando trabalhos, ações, atividades, projetos e programas desenvolvidos voltados à comunidade, objetivando a inclusão social, o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida e da infraestrutura local.

A responsabilidade social da Instituição não é evidenciada apenas no resultado exterior de práticas educacionais, mas também no processo de construção do conhecimento proporcionado, pois este constitui parte fundamental da formação do egresso, tanto para a atuação como indivíduo na sociedade quanto profissional.

A responsabilidade social tem uma relação inerente com o ensino, a pesquisa e a extensão universitária, sendo que a primeira se refere ao compromisso social da IES com a sociedade, e as demais são o meio pelo qual a IES tem a possibilidade de desempenhar a sua função social. O princípio pedagógico da indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão, garante nas estruturas curriculares dos cursos de graduação e pós-graduação o enfoque sobre grandes questões referentes aos problemas sociais. Dentre essas algumas, ganham destaque na ATITUS: atendimento psicológico, orientação profissional à alunos do ensino médio e comunidade em geral, atendimento odontológico, projeto de promoção do autocuidado em saúde bucal em escolas, UBS e ONG’s, projeto que desenvolve atividades lúdicas-pedagógicas para promover a humanização no ambiente hospitalar, suporte médico nas Unidades Básicas de Saúde e Hospitais, promoção de feiras de prevenção à saúde com a comunidade local, cuidado animal, assistência jurídica gratuita, qualificação de docentes da educação básica, capacitação de alunos do ensino fundamental em empreendedorismo, apoio à comunidade empresarial, produção de brinquedos destinado à crianças de classe econômica baixa, oficinas de robótica e tecnologias livres, grupos de estudos diversos com professores, alunos e comunidade externa para discussão de temas e problemas sociais, participação e contribuição em debates sobre temáticas como sustentabilidade, agronegócio, empreendedorismo, direitos humanos, etc., e, formações destinadas a públicos diversos com o intuito de desenvolver habilidades como, fluência tecnológica, criatividade, resolução de problemas complexos e empreendedorismo.

A relevância de uma experiência voluntária para o estudante agrega valor à sua formação profissional e enriquece a sua formação enquanto pessoa e cidadão, tendo em vista a sensibilização dos alunos para questões sociais.

As atividades de responsabilidade social buscam potencializar e otimizar os esforços, a fim de alinhar as diretrizes institucionais e contribuir cada vez mais para ampliar os ganhos sociais, tornando a Instituição participante do processo de desenvolvimento econômico e social da região e do País. Ainda, atendem os critérios e aspectos colocados por distintos organismos nacionais e internacionais, a exemplo da UNESCO, ONU, Instituto ETHOS, bem como agências de fomento e reguladoras do ensino do País (MEC, CNPq, CAPES, etc.).

7.1.1 Premissas

Considerando o compromisso institucional de consolidação e permanência das estratégias do ensino, pesquisa e extensão, confirmam-se como premissas da responsabilidade social na ATITUS:

A responsabilidade social se traduz no esforço contínuo e permanente para que a Instituição cumpra sua missão, sustentada no desenvolvimento de ações, adequando os serviços, o corpo docente e a infraestrutura e promovendo o incremento educacional da região onde seus campi estão inseridos, por meio de ações inclusivas e continuadas;

A responsabilidade social diz respeito à garantia da boa qualidade de ensino ofertada pela Instituição, com o propósito de colocar em prática os quatro pilares da educação proclamados pela Unesco: “aprender a conhecer”, “aprender a fazer”, “aprender a conviver” e “aprender a ser”;

A responsabilidade social implica na contribuição institucional para o projeto de desenvolvimento humano sustentado nas cidades onde estão inseridos seus campi, com ações internas e externas concretas e que promovam a produção do conhecimento, da inovação tecnológica e do empreendedorismo.

7.1.2 Objetivos

Promover um espaço de formação e desenvolvimento humano e social, por meio de uma estrutura educacional inovadora, empreendedora e integradora, articulada com as demandas da sociedade, nas áreas da educação, saúde, meio ambiente e inclusão social;

Assegurar a integração de políticas, programas e ações na mesma perspectiva de formação de cidadãos e profissionais comprometidos com a promoção de valores éticos, com a cidadania efetiva e com o desenvolvimento social e econômico regional;

Criar sinergias entre as práticas de Responsabilidade Social e os processos de ensino, pesquisa e extensão, no contexto do Desenvolvimento Sustentável;

Favorecer um ambiente em que exista a igualdade de condições e de oportunidades para todas as pessoas, predominando o respeito mútuo e o reconhecimento das diferenças.

Promover o desenvolvimento de consciência coletiva, social, ambiental e crítica da sociedade, e estabelecer a imersão e a sinergia entre as esferas internas e externas institucionais nas distintas realidades socioeconômicas, culturais locais e regionais;

Promover e colaborar para discussões participativas inter/trans/multidisciplinar relacionadas às temáticas contemporâneas, às demandas e às necessidades da comunidade em geral, ao meio ambiente e aos direitos humanos;

Incentivar o empreendedorismo social e de mercado para o desenvolvimento de empresas, produtos e processos que atendam às demandas sociais.

7.1.3 Políticas

Para alcançar as premissas, propõem-se as seguintes políticas voltadas à responsabilidade social:

A

Elaborar e fomentar estratégias que oportunizem a Instituição, como um todo, conhecer, planejar e executar ações inerentes à política de responsabilidade social institucional;

B

Implementar a melhoria contínua dos programas, projetos, ações e atividades em desenvolvimento na gestão, no ensino, na extensão e na iniciação científica, de modo a garantir significativos impactos na comunidade acadêmica e sociedade;

C

Promover o apoio psicopedagógico e as condições de acessibilidade e inclusão para acesso, permanência e formação dos discentes na Instituição;

D

Estabelecer relações de parceria, cooperação, prestação de serviços e/ou convênios ativos e outras modalidades com instituições de ensino básico, fundamental e/ou superior não consolidadas, setor público, privado, organizações, associações e entidades da sociedade civil;

E

Incluir nos planos de ação dos cursos, atividades voltadas à inclusão social, ao desenvolvimento social, econômico e ambiental, à defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural;

F

Propor e desenvolver programas e projetos que visam colaborar para gestão, elaboração e revisão de políticas públicas, legislação e normatização nas diferentes áreas de atuação profissional local, microrregional e regional;

G

Estruturar metodologicamente o processo de implementação e execução de metas, monitoramento e avaliação da política de responsabilidade social, visando identificar o alcance das ações e as oportunidades de novas respostas às necessidades econômicas, ambientais e sociais.

7.1.4 Responsabilidade

A implementação das políticas de responsabilidade social e desenvolvimento econômico é de responsabilidade de toda a comunidade acadêmica da ATITUS. A Direção e/ou Head de Escola, cabe a responsabilidade de estimular, orientar e acompanhar os coordenadores de cursos e o corpo docente na inserção e implementação de ações de responsabilidade social e desenvolvimento econômico, em programas, projetos e ações de ensino, de pesquisa e de extensão.

7.2 Programa de Valorização da Diversidade, Meio Ambiente, Memória Cultural, Produção Artística e Patrimônio Cultural

A ATITUS busca ser referência no ambiente acadêmico, impulsionando a reflexão sobre a diversidade, fomentando a integração de indivíduos histórica e culturalmente e, contribuindo para a formação da identidade no País. Por isso, se propõe a criar, estruturar e garantir um espaço de convivência universalista, intercultural e harmônico, com base no modelo democrático, ético e sustentável.

Além disso, a ATITUS é uma Instituição comprometida com o princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, sendo uma organização socialmente responsável que contribui para a melhoria da qualidade de vida e o bem-estar de toda comunidade. Esse princípio reflete um conceito de qualidade acadêmica, favorecendo a aproximação entre universidade e sociedade, a auto-reflexão crítica, a emancipação teórica e prática dos alunos e o significado social do trabalho acadêmico.

Em relação às atividades já desenvolvidas pela ATITUS, deve-se destacar algumas realizadas no âmbito dos cursos da Instituição, entre elas:

Inserção de conhecimentos relacionados à Diversidade, Meio Ambiente e Cultura nos currículos, de forma transversal, principalmente com a inclusão dos temas nas disciplinas de graduação e em disciplinas relacionadas diretamente com as áreas;

Internacionalização da ATITUS, com o fomento à ida e vinda de estudantes e professores para outros locais do país e/ou do mundo, promovendo relações interculturais de alto valor agregado ao desenvolvimento;

Concessão de bolsas de estudo em todos os níveis de ensino e adesão institucional aos programas governamentais, permitindo que pessoas de baixa renda possam usufruir do ambiente universitário;

Atividades acadêmicas internas e externas, como palestras, webinar, grupo de estudos e pesquisa, entre outras, organizadas com foco nos temas de Direitos Humanos, História e Cultura, Meio Ambiente, Diversidade e Produção Artística;

Atividades de ensino, pesquisa e extensão, e parcerias com setores público e privado, voltadas para a responsabilidade social.

7.2.1 Premissas

São premissas do processo de concretização das políticas de diversidade, meio ambiente, memória cultural, produção artística e patrimônio cultural:
Valorização da diversidade: defende que o ambiente da Universidade seja inclusivo e acolhedor, respeitando às diferenças e promovendo o inter e multiculturalismo;

Educação ambiental e defesa do meio ambiente: refere-se à preocupação em desenvolver nas estudantes competências – conhecimentos, habilidades, atitudes – voltadas para a conservação do meio ambiente, essencial à qualidade de vida e à sustentabilidade;

Educação e defesa da cultura: refere-se a fomentar o estudo em relação a memória e patrimônio cultural, principalmente sobre a história e cultura afro-brasileira, africana e indígena, visando a difusão da cultura brasileira;

Inclusão social: defende as ações que visam incluir os estudantes nas atividades institucionais, visando oportunidades iguais de acesso e permanência, considerando não só a existência de deficiências, mas também diferenças de classe social, gênero, idade e origem étnica.

7.2.2 Objetivo

Tem-se como objetivo para a implementação das políticas de diversidade, meio ambiente, memória cultural, produção artística e patrimônio cultural:

Inserção de conhecimentos relacionados à Diversidade, Meio Ambiente e Cultura nos currículos, de forma transversal, principalmente com a inclusão dos temas nas disciplinas de graduação e em disciplinas relacionadas diretamente com as áreas;

7.2.3 Políticas

Para alcançar as premissas ora apresentadas, propõe-se as seguintes políticas:

A

Incentivar a realização de parcerias com órgãos públicos, privados e do terceiro setor para o desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa e extensão voltados para o atingimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU;

B

Promover eventos internos e externos que viabilizem o desenvolvimento de consciência coletiva, social e crítica da comunidade acadêmica e da sociedade, estabelecendo uma sinergia entre as distintas realidades socioeconômicas, culturais locais e regionais;

C

Promover ações que favoreçam a inclusão social de estudantes no processo de ensino aprendizagem;

D

Aprimorar as ações do Núcleo de Apoio ao Estudante, garantindo atendimento e apoio pedagógico e psicopedagógico a todos os discentes;

E

Incentivar as ações afirmativas de defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural no desenvolvimento dos cursos de graduação e pós-graduação;

F

Fomentar a produção artística e cultural, por meio do apoio à criação, registro, difusão e distribuição de obras, ampliando o reconhecimento da diversidade de expressões.

7.2.4 Responsabilidades

As políticas de diversidade, meio ambiente, cultura e produção artística são de responsabilidade de toda a comunidade acadêmica da ATITUS. As Direções de Graduação, Pós-Graduação e os Coordenadores dos Cursos, têm a responsabilidade de orientar e supervisionar a inserção e execução de ações nos cursos, na pesquisa e na extensão.

7.3 Programa de Direitos Humanos e Igualdade Étnico-Racial

Um dos principais nortes da ATITUS é o desenvolvimento de ações que impactem positivamente alunos, professores e a comunidade no que diz respeito aos direitos humanos. Direitos humanos, na perspectiva defendida, devem ser interpretados como amplos e dinâmicos processos de luta e reconhecimento de dignidade e empoderamento pessoal e comunitário. Assim, possuem dimensões correlacionadas de influxos individuais e coletivos, tais como liberdade de expressão, a identidade pessoal e cultural, a igualdade de gênero e étnico-racial, a sustentabilidade, a participação política democrática, dentre outras.

Por tal via, a ATITUS promove políticas institucionais de valorização da diversidade, do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural, bem como ações afirmativas de defesa e promoção dos direitos humanos e da igualdade étnico-racial. Acredita-se pertinentemente que, para além da formação e entrega técnica, alunos, professores e demais pessoas tocadas pela ATITUS merecem ter a oportunidade de desenvolverem-se em múltiplas frentes do saber, do ser, do conviver e do fazer, de modo plural, multicultural, equânime e democrático. Tudo isso ocorre tendo em vista os desafios e as oportunidades trazidas pelas questões atuais da tecnologia, da inovação, do empreendedorismo, da comunicação e das desigualdades estruturais.

Nesse sentido, os conteúdos referentes aos direitos humanos e à igualdade étnico-racial podem ser apresentados aos estudantes de formas diversas: em atividades dinâmicas, na carga horária prevista para as atividades complementares; de modo transversal ao conteúdo dos cursos e ainda nas atividades de extensão comunitária.

Tal movimento ocorre, concretamente, por meio da curricularização e transversalização, na graduação e na pós graduação, de temas de direitos humanos, tais como: valorização e concretização da dignidade da pessoa humana; diversidade identitária e de gênero; igualdade étnico-racial; pluralidade democrática de pontos de vista; sustentabilidade; valorização e proteção da cultura e do patrimônio cultural; e transformação social baseada na promoção e (con)vivência da solidariedade, da liberdade, da equidade e da justiça. Ademais, os cursos de Pós-graduação Stricto Sensu desenvolvem pesquisas teóricas e empíricas por tais vias, inclusive como norte de suas linhas de pesquisa.

Ainda neste âmbito, importa destacar que os currículos da ATITUS possuem disciplinas compartilhadas, obrigatórias e eletivas, voltadas para resolução de problemas concretos da sociedade contemporânea como as disciplinas obrigatórias de Desafio de Comunicação, Desafio de Comportamento, Desafio de Tecnologias e Inovação e Desafio de Empreendedorismo e as disciplinas eletivas de Língua Brasileira de Sinais (Libras); Educação Ambiental e Sustentabilidade; Direitos Humanos, Ações Afirmativas e Cidadania; Questões Étnico-Raciais; Psicologia e diversidade sexual e de gênero; História e Cultura Africana, Afro-Brasileira e Indígena Brasileira. Tais conteúdos, possibilitam a interação interdisciplinar e multidisciplinar dos alunos e dos professores. Aqui, alunos de diversos cursos debruçam-se ativa e cooperativamente sobre questões atuais da tecnologia e da inovação, do empreendedorismo, da comunicação, das profissões, sempre visando a entrega de ações concretas ou possíveis soluções que agreguem à sociedade, nos ditames de uma cultura de paz, de diversidade, de igualdade étnico-racial, enfim, de modo amplo atenta aos direitos humanos.

Em paralelo, há também os estágios obrigatórios e práticas extensionistas que realizam atendimento comunitário intentando a concretização dos valores e das práticas acima indicadas. Neste âmbito, inserem-se em consonância: o Núcleo de Prática Jurídicas – NUJUR, o qual entrega atendimento jurídico e mediação familiar; o Serviço Integrado de Atendimento em Psicologia – SINAPSI, dedicado ao atendimento psicológico; os Laboratórios Politécnicos da Arquitetura e das Engenharias, por meio dos quais desenvolvem-se projetos de habitação, revitalização do meio ambiente e aconselhamento; os Laboratórios da Saúde, envolvendo a enfermagem, a medicina a odontologia, a biomedicina, a fisioterapia, e a farmácia possibilitando atendimento comunitário deste viés; a Clínica Veterinária, voltada para a tutela de questões do bem-estar e da convivência animal; e as iniciativas da Ciência da Computação e da Administração, com múltiplos projetos de atendimento a micro e pequenas empresas, startups, inovação, educação financeira, educação digital e políticas de ciência e tecnologia, dentre outros.

Por fim, os cursos desenvolvem aulas e eventos acadêmicos abertos à comunidade, por vezes online e por outras vezes físicos, sempre possibilitando acesso ao conhecimento e franco contato entre a academia e a sociedade, um dos marcos basilares, centrais e iniciais da educação em direitos humanos.

7.3.1 Premissas

São premissas do processo de concretização das políticas de direitos humanos e igualdade étnico-racial:

Não-retrocesso: diz respeito a vocação de permanência e de não-retrocesso das políticas já desenvolvidas, prezando pela sua manutenção nos limites do possível, e, assim, preferindo o ajuste ao encerramento das ações;

Educação em direitos humanos: refere-se ao contínuo fomento de iniciativas, por parte dos alunos e professores, para a formação de multiplicadores de uma cultura sinérgica em direitos humanos que busque realizá-los cotidianamente e de modo ético;

Inovação, empreendedorismo e sustentabilidade: importância do estímulo à inovação, ao empreendedorismo e à sustentabilidade, como ferramentas para o aparecimento de ações disruptivas, melhores e mais acessíveis em defesa da valorização e concretização da dignidade da pessoa humana, da liberdade, da diversidade e da igualdade identitária, do meio ambiente e da pluralidade democrática;

Entropia: os desafios e as oportunidades contemporâneas são complexos e plurais, exigindo, portanto, ações de igual medida. Deste modo, preferem-se dinâmicas interdisciplinares e multidisciplinares, consagrando diversos âmbitos do conhecimento e ouvindo diversos atores sociais, na abordagem e busca por soluções;

7.3.2 Objetivo

No que se refere às políticas institucionais de Direitos Humanos e Igualdade Étnico-Racial, tem-se como objetivo:
Preservar, desenvolver, executar e ampliar ações, processos, dinâmicas e mecanismos, sistêmicos, disciplinares e interdisciplinares, voltados para a valorização dos direitos humanos e igualdade étnico-racial, bem como promover, no âmbito dos cursos de graduação, pós-graduação, bem como nas atividades administrativas e corporativas, ações afirmativas de defesa e efetiva promoção dos direitos humanos e da igualdade étnico-racial e de gênero.

7.3.3 Políticas

Para alcançar as premissas ora apresentadas, propõe-se as seguintes políticas:

A

Manter e ampliar as ações já desenvolvidas pelos cursos, em prol da realização de direitos humanos, a partir dos currículos, dos estágios e da extensão;

B

Estimular e propor novas iniciativas voltadas para a valorização e concretização da dignidade da pessoa humana, da diversidade e da igualdade identitária, da sustentabilidade e da pluralidade democrática;

C

Possibilitar aos alunos, professores e à comunidade empoderarem-se e reconhecerem-se como sujeitos de direitos humanos, capazes de reproduzi-los nas suas práticas cotidianas;

D

Inspirar e promover a atuação ética, democrática e plural em questões identitárias, como étnico-raciais e de gênero nas atividades curriculares e extracurriculares;

E

Garantir e alimentar a educação em Direitos Humanos como parte do processo de ensino-aprendizagem, por meio de uma abordagem concreta e atual, focada nos desafios contemporâneos da sociedade, da inovação, do empreendedorismo e da tecnologia.

7.3.4 Responsabilidades

A implementação das políticas de responsabilidade social e desenvolvimento econômico é de responsabilidade de toda a comunidade acadêmica da ATITUS. A Direção e/ou Head de Escola, cabe a responsabilidade de estimular, orientar e acompanhar os coordenadores de cursos e o corpo docente na inserção e implementação de ações de responsabilidade social e desenvolvimento econômico, em programas, projetos e ações de ensino, de pesquisa e de extensão.