loader image
Carregando...

Capítulo III

Posicionamento Estratégico

da Atitus

A ATITUS é consciente dos grandes desafios que a área da Educação terá nos próximos anos. Estes desafios, aliados a um cenário econômico, político e social igualmente desafiador fazem com que uma Instituição de Ensino que pretenda ser relevante e agente da mudança se posicione de forma a atender as demandas (atuais e futuras) de seus estudantes, do mercado e da sociedade. Por isso, ao longo do ano de 2020, a IES desenvolveu um projeto denominado “Reposicionamento das soluções educacionais”, envolvendo a comunidade acadêmica, a sociedade e o mercado em uma série de atividades colaborativas que culminaram na definição do posicionamento e dos diferenciais competitivos de cada um dos seus produtos (cursos). Esse posicionamento passou a nortear as atividades e entregas acadêmicas, de forma a garantir o alto padrão de qualidade desejado e tornar a IES uma referência no cenário nacional.

O Reposicionamento Estratégico também objetiva fixar a identidade da marca na mente dos consumidores e colaboradores. Instituições de ensino que pretendem ser competitivas devem planejar e implementar o seu posicionamento, dada a importância desse tema no âmbito político, econômico e social.

A Instituição vem trabalhando para transformar-se em referência nas áreas em que atua e tem, entre os seus projetos estratégicos, ampliar sua abrangência geográfica, transformando a Instituição em Universidade. Para atender a essas metas, implementou ajustes fundamentais para criar a identidade do que será nos próximos anos.

O “Empreendedorismo” e “Excelência Acadêmica” são os valores chave para o posicionamento da Instituição. O seu desenvolvimento requer o encorajamento da criatividade e a promoção de um ingrediente fundamental: a liberdade de pensar. Pode ser entendida como uma filosofia, uma cultura ou uma estratégia de gestão com o objetivo de levar a organização a atender completamente às necessidades e às expectativas de seus clientes, funcionários, acionistas e da sociedade em geral.

Por sua vez, o empreendedorismo possui a função de maximizar oportunidades através do desenvolvimento de pessoas e processos que, em conjunto, levam à transformação de ideias em novas possibilidades. Empreendedores são responsáveis pelo processo de destruição criativa para detectar e fazer bom uso de oportunidades, para construir mudanças na estrutura dos negócios e da sociedade.

3.1 Premissas

A consolidação da imagem da Instituição, seu propósito e seus valores, projeta-se como um espaço de formação orientada para a empregabilidade e empreendedorismo com excelência acadêmica.

A coerência entre as atividades e entregas acadêmicas com as premissas, o posicionamento e os diferenciais competitivos de cada curso.

A normatização da produção e promoção do conteúdo institucional e promocional, como forma de gerar e ampliar a notoriedade da imagem e a reputação da Instituição junto ao público interno e externo.
A utilização de canais e mensagens adequadas ao objetivo e ao público a ser impactado.
A garantia de acessibilidade às informações referentes às iniciativas e às ações institucionais e acadêmicas.
O gerenciamento da comunicação de forma integrada, impedindo que ocorram incoerências e desalinhamentos em relação aos objetivos estratégicos.
A aproximação e a construção de relacionamentos com veículos de comunicação, entidades de classe, assim como organizações públicas e privadas.
Primar pela transparência nos processos que envolvam o Conselho de Administração, colaboradores, discentes, clientes, parceiros de negócios (fornecedores) e sociedade, para que, assim, haja a valorização da conduta da empresa frente ao seu mercado.

3.2 Objetivos

Articular a forma como a Instituição se apresenta ao mercado, norteando o discurso oral, escrito, visual e audiovisual da organização junto a seus públicos, internos e externos, criando efeitos cognitivos, afetivos e comportamentais, estáveis e duradouros;
Adequar a promoção dos atributos institucionais que permitam a identificação e a diferenciação da Instituição nos mercados em que se desenvolve enquanto Instituição.
Nortear as ações acadêmicas e pedagógicas para o posicionamento da IES.

3.3 Ações

Para alcançar as premissas apresentadas, propõem-se as seguintes ações voltadas à comunicação com a sociedade:
Respeitar o uso da marca, seguindo o padrão de cores, figuras e grafismos definidos sob os aspectos descritos pelo manual de marca (Brandbook), respondendo sempre à questão fundamental acerca da construção e consistência da marca;

Respeitar o uso de sua razão social apenas a documentos institucionais oficiais, em que tal descrição é obrigatória. Toda a comunicação da marca promocional e jornalística deve utilizar apenas o nome da Instituição;

Orientar sobre o uso correto da marca e sobre boas práticas de uso das plataformas de comunicação;
Construir, em parceria com os setores responsáveis, agenda de capacitações quanto ao funcionamento da Instituição, bem como no que se refere ao portfólio e às áreas de atuação da Instituição;
Utilizar canais, plataformas e veículos de comunicação que consigam atingir todos os públicos de interesse, garantindo a efetividade da comunicação;
Criar uma ampla base de docentes, capazes de gerar e/ou subsidiar profissionais e veículos de comunicação na geração de conteúdo relevante para a sociedade, visando posicionar a imagem da Instituição;
Ampliar a atuação da assessoria de imprensa, visando uma melhor cobertura interna de fatos e eventos e um maior atendimento a veículos, ampliando a capacidade de geração de conteúdo;
Ampliar a capacidade de realização própria ou coorganização de eventos em parceria com terceiros, nas áreas de atuação da Instituição;
Identificar (patrocinar) ou gerar eventos estratégicos de captação de clientes nos mercados nos quais a Instituição está inserida;
Ampliar sua capacidade de divulgação institucional/promocional em veículos de comunicação, por meio de investimentos publicitários e parcerias;

Delimitar e potencializar eventos estratégicos, de cunho acadêmico, buscando alcançar reconhecimento e engajamento do público externo;

Elaborar estratégia de relacionamento com veículos de comunicação, no intuito de ampliar o aproveitamento editorial e comercial, seja por meio da assessoria de imprensa, veiculações comerciais ou organização de eventos.

Responsabilidades: Às ações de posicionamento estratégico e imagem institucional são de responsabilidade das gerências de marketing e comunicação.

3.4 Diferenciais Institucionais

Estes diferenciais institucionais devem constar em todas as linhas, na Graduação, na Pós-Graduação Lato Sensu e Stricto Sensu.

1. Aceleradora de Carreiras

Por meio de uma área especializada no desenvolvimento de carreira, a comunidade acadêmica da ATITUS tem a disposição uma série de programas e atividades focadas no desenvolvimento de habilidades e competências (hard e soft skills) que ampliam as possibilidades de inserção profissional (trabalhabilidade, empregabilidade e empreendedorismo), promovendo a conexão entre mercado e a academia.
Entre os programas, destacam-se:

Mentoria: cria conexões entre o empreendedorismo, inovação e liderança, através da construção e direcionamento de carreira com mentores especialistas em diversas áreas (mercado e academia), desenvolvendo habilidades de maneira ativa e fomentando o desenvolvimento profissional.

Experiências práticas estruturantes: através da conexão com as principais empresas da região, possibilita que os estudantes desenvolvam atividades acadêmicas ao longo de sua formação em empresas referência nas suas áreas de atuação.

Plugin: possibilita a inserção dos alunos recém-formados no mercado através da realização de programas de aperfeiçoamento e de trainee, objetivando a trabalhabilidade e também a geração de novos líderes estratégicos para as empresas do setor.

2. ATITUS Challenges

Disciplinas de Desafios (Challenges) que estão distribuídas ao longo do currículo dos cursos da ATITUS para tangibilizar e garantir o desenvolvimento de soft skills, favorecendo a formação de profissionais capazes de compreender, explorar e transformar a realidade em que vivem. Aproximam os estudantes, da ATITUS, da sociedade e do mercado, favorecendo a trabalhabilidade, o empreendedorismo e a inovação através do estudo e desenvolvimento de soluções para problemas reais nos diferentes campos de atuação profissional e pessoal.

3. Núcleo de Pesquisa

Oportuniza aos acadêmicos a integração com um ecossistema de inovação, geração de ideias e transferência de conhecimento, tendo como foco o desenvolvimento de soluções aplicadas ao setor público e privado, por meio de evidências científicas, que resultam em crescimento econômico e social e melhoram performances.

3.5 Diferenciais da Graduação

Todos os cursos de graduação da ATITUS possuem um conjunto de atributos (slogan, golden circle e diferenciais competitivos) que garantem a identidade do curso e seu posicionamento, além de nortear o processo acadêmico de ensino e aprendizagem. Esses atributos foram desenvolvidos de forma colaborativa entre o NDE e colegiados dos cursos, com a participação de convidados do mercado e da sociedade, em sessões estruturadas de brainstorming, com objetivo de atender as demandas atuais e futuras das profissões.

Com relação aos diferenciais, é importante salientar que se tratam de elementos que já estão implementados e também elementos que estão em fase de implementação, fornecendo assim um recorte da realidade atual, mas também indicando onde cada curso quer chegar, na medida que os projetos pedagógicos são elementos mutáveis e que devem seguir evoluindo e avançando em resposta aos novos desafios que surgem no cenário profissional e acadêmico.

3.5.1 Curso de Administração

Gerência da performance!

Acreditamos na formação de profissionais para o novo mundo por meio da experienciação e plataformas de negócios resultando na evolução das pessoas e na revolução dos negócios!

3.5.1.1 Diferenciais Competitivos

Aceleradora de Carreiras

Por meio de uma área especializada no desenvolvimento de carreira, a comunidade acadêmica da ATITUS tem a disposição uma série de programas e atividades focadas no desenvolvimento de habilidades e competências (hard e soft skills) que ampliam as possibilidades de inserção profissional (trabalhabilidade, empregabilidade e empreendedorismo), promovendo a conexão entre mercado e a academia.
Entre os programas, destacam-se:

Mentoria: cria conexões entre o empreendedorismo, inovação e liderança, através da construção e direcionamento de carreira com mentores especialistas em diversas áreas (mercado e academia), desenvolvendo habilidades de maneira ativa e fomentando o desenvolvimento profissional.

Experiências práticas estruturantes: através da conexão com as principais empresas da região, possibilita que os estudantes desenvolvam atividades acadêmicas ao longo de sua formação em empresas referência nas suas áreas de atuação.

Plugin: possibilita a inserção dos alunos recém-formados no mercado através da realização de programas de aperfeiçoamento e de trainee, objetivando a trabalhabilidade e também a geração de novos líderes estratégicos para as empresas do setor.

ATITUS Challenges
Disciplinas de Desafios (Challenges) que estão distribuídas ao longo do currículo dos cursos da ATITUS para tangibilizar e garantir o desenvolvimento de soft skills, favorecendo a formação de profissionais capazes de compreender, explorar e transformar a realidade em que vivem. Aproximam os estudantes, da ATITUS, da sociedade e do mercado, favorecendo a trabalhabilidade, o empreendedorismo e a inovação através do estudo e desenvolvimento de soluções para problemas reais nos diferentes campos de atuação profissional e pessoal.
Núcleo de Pesquisa Aplicada
Extensão na Prática! – Alunos realizam atendimento ao público possibilitando a experienciação em resolução de problemas reais. – Parceria com o NUJUR, PROCON e TJRS no atendimento de demandas de superendividamento.
Plataformas de Negócios – Whydea
Plataforma Insight de empreendedorismo desenvolvida pela Whydea, Startup parceira da Escola de Negócios, com intuito de despertar a paixão por negócios

3.5.2 Curso de Agronomia

Soluções para o agronegócio sustentável.

Acreditamos no agronegócio sustentável, por meio do compartilhamento de inovações tecnológicas, resultando no aumento da produtividade e redução dos custos!

3.5.2.1 Diferenciais Competitivos

Agro Experience
Por meio da imersão prática, os participantes (alunos de ensino médio e profissionais de outras áreas) poderão vivenciar a rotina e os desafios das profissões do Agro, despertando o interesse na área e fomentando assim a formação de recursos humanos e capital intelectual nesta área tão estratégica para o nosso Estado.
Smart Farm
Através do desenvolvimento de atividades acadêmicas que permitam aos estudantes o desenvolvimento de habilidades e competências para o uso das novas tecnologias na área da agricultura e da pecuária (drones, IoT, big data, blockchain e inteligência artificial).
Aceleradora de Carreiras

Por meio de uma área especializada no desenvolvimento de carreira, a comunidade acadêmica da ATITUS tem a disposição uma série de programas e atividades focadas no desenvolvimento de habilidades e competências (hard e soft skills) que ampliam as possibilidades de inserção profissional (trabalhabilidade, empregabilidade e empreendedorismo), promovendo a conexão entre mercado e a academia.
Entre os programas, destacam-se:

Mentoria: cria conexões entre o empreendedorismo, inovação e liderança, através da construção e direcionamento de carreira com mentores especialistas em diversas áreas (mercado e academia), desenvolvendo habilidades de maneira ativa e fomentando o desenvolvimento profissional.

Experiências práticas estruturantes: através da conexão com as principais empresas da região, possibilita que os estudantes desenvolvam atividades acadêmicas ao longo de sua formação em empresas referência nas suas áreas de atuação.

Plugin: possibilita a inserção dos alunos recém-formados no mercado através da realização de programas de aperfeiçoamento e de trainee, objetivando a trabalhabilidade e também a geração de novos líderes estratégicos para as empresas do setor.

ATITUS Challenges
Disciplinas de Desafios (Challenges) que estão distribuídas ao longo do currículo dos cursos da ATITUS para tangibilizar e garantir o desenvolvimento de soft skills, favorecendo a formação de profissionais capazes de compreender, explorar e transformar a realidade em que vivem. Aproximam os estudantes, da ATITUS, da sociedade e do mercado, favorecendo a trabalhabilidade, o empreendedorismo e a inovação através do estudo e desenvolvimento de soluções para problemas reais nos diferentes campos de atuação profissional e pessoal.
Núcleo de Pesquisa Aplicada
Oportuniza aos acadêmicos a integração com um ecossistema de inovação, geração de ideias e transferência de conhecimento, tendo como foco o desenvolvimento de soluções aplicadas ao setor público e privado, por meio de evidências científicas, que resultam em crescimento econômico e social e melhoram performances.

3.5.3 Curso de Arquitetura e Urbanismo

Projetando sonhos!

Acreditamos no potencial dos nossos acadêmicos por meio de entrega qualificada de conhecimento, resultando em profissionais inovadores!

3.5.3.1 Diferenciais Competitivos

TechExperience
Por meio da imersão prática, os participantes (alunos de ensino médio e profissionais de outras áreas) poderão vivenciar a rotina e os desafios das profissões da área Politécnica, despertando o interesse na área e fomentando assim a formação de recursos humanos e capital intelectual nesta área tão estratégica para o nosso Estado.
Omni Innovation
Estamos presentes nos mais importantes Hubs de Inovação do país, tais como Instituto Caldeira de Porto Alegre – RS, Instituto Hélice de Caxias do Sul – RS, além da Acate de Florianópolis – SC, além de idealizarmos a Aliança Empresarial Norte RS (Passo Fundo, Ijuí e Erechim).
Núcleo de Criatividade Aplicada
Por meio da imersão prática, os participantes (alunos de ensino médio e profissionais de outras áreas) poderão vivenciar a rotina e os desafios das profissões do Agro, despertando o interesse na área e fomentando assim a formação de recursos humanos e capital intelectual nesta área tão estratégica para o nosso Estado.
Aceleradora de Carreiras

Por meio de uma área especializada no desenvolvimento de carreira, a comunidade acadêmica da ATITUS tem a disposição uma série de programas e atividades focadas no desenvolvimento de habilidades e competências (hard e soft skills) que ampliam as possibilidades de inserção profissional (trabalhabilidade, empregabilidade e empreendedorismo), promovendo a conexão entre mercado e a academia.
Entre os programas, destacam-se:

Mentoria: cria conexões entre o empreendedorismo, inovação e liderança, através da construção e direcionamento de carreira com mentores especialistas em diversas áreas (mercado e academia), desenvolvendo habilidades de maneira ativa e fomentando o desenvolvimento profissional.

Experiências práticas estruturantes: através da conexão com as principais empresas da região, possibilita que os estudantes desenvolvam atividades acadêmicas ao longo de sua formação em empresas referência nas suas áreas de atuação.

Plugin: possibilita a inserção dos alunos recém-formados no mercado através da realização de programas de aperfeiçoamento e de trainee, objetivando a trabalhabilidade e também a geração de novos líderes estratégicos para as empresas do setor.

ATITUS Challenges
Disciplinas de Desafios (Challenges) que estão distribuídas ao longo do currículo dos cursos da ATITUS para tangibilizar e garantir o desenvolvimento de soft skills, favorecendo a formação de profissionais capazes de compreender, explorar e transformar a realidade em que vivem. Aproximam os estudantes, da ATITUS, da sociedade e do mercado, favorecendo a trabalhabilidade, o empreendedorismo e a inovação através do estudo e desenvolvimento de soluções para problemas reais nos diferentes campos de atuação profissional e pessoal.
Núcleo de Pesquisa Aplicada
Oportuniza aos acadêmicos a integração com um ecossistema de inovação, geração de ideias e transferência de conhecimento, tendo como foco o desenvolvimento de soluções aplicadas ao setor público e privado, por meio de evidências científicas, que resultam em crescimento econômico e social e melhoram performances.

3.5.4. Curso de Ciências Contábeis

Sustentando resultados!

Acreditamos na formação de profissionais para o novo mundo por meio da experienciação e plataformas de negócios resultando na evolução das pessoas e revolução dos negócios!

3.5.4.1 Diferenciais Competitivos

Aceleradora de Carreiras

Por meio de uma área especializada no desenvolvimento de carreira, a comunidade acadêmica da ATITUS tem a disposição uma série de programas e atividades focadas no desenvolvimento de habilidades e competências (hard e soft skills) que ampliam as possibilidades de inserção profissional (trabalhabilidade, empregabilidade e empreendedorismo), promovendo a conexão entre mercado e a academia.
Entre os programas, destacam-se:

Mentoria: cria conexões entre o empreendedorismo, inovação e liderança, através da construção e direcionamento de carreira com mentores especialistas em diversas áreas (mercado e academia), desenvolvendo habilidades de maneira ativa e fomentando o desenvolvimento profissional.

Experiências práticas estruturantes: através da conexão com as principais empresas da região, possibilita que os estudantes desenvolvam atividades acadêmicas ao longo de sua formação em empresas referência nas suas áreas de atuação.

Plugin: possibilita a inserção dos alunos recém-formados no mercado através da realização de programas de aperfeiçoamento e de trainee, objetivando a trabalhabilidade e também a geração de novos líderes estratégicos para as empresas do setor.

ATITUS Challenges
Disciplinas de Desafios (Challenges) que estão distribuídas ao longo do currículo dos cursos da ATITUS para tangibilizar e garantir o desenvolvimento de soft skills, favorecendo a formação de profissionais capazes de compreender, explorar e transformar a realidade em que vivem. Aproximam os estudantes, da ATITUS, da sociedade e do mercado, favorecendo a trabalhabilidade, o empreendedorismo e a inovação através do estudo e desenvolvimento de soluções para problemas reais nos diferentes campos de atuação profissional e pessoal.
Núcleo de Pesquisa Aplicada
Oportuniza aos acadêmicos a integração com um ecossistema de inovação, geração de ideias e transferência de conhecimento, tendo como foco o desenvolvimento de soluções aplicadas ao setor público e privado, por meio de evidências científicas, que resultam em crescimento econômico e social e melhoram performances.
Núcleo de Gestão e Contabilidade
Extensão na Prática! Alunos realizam atendimento ao público possibilitando a experienciação em resolução de problemas reais. Parceria com o NUJUR, PROCON e TJRS no atendimento de demandas de superendividamento
Plataformas de Negócios – Whydea
Plataforma Insight de empreendedorismo desenvolvida pela Whydea, Startup parceira da Escola de Negócios, com intuito de despertar a paixão por negócios

3.5.5 Curso de Ciência da Computação

O valor dos dados!

Acreditamos na formação de profissionais resilientes, por meio do potencial transformador da inovação, resultando em uma sociedade evoluída e com um desenvolvimento organizacional sustentável!

3.5.5.1 Diferenciais Competitivos

Aceleradora de Carreiras

Por meio de uma área especializada no desenvolvimento de carreira, a comunidade acadêmica da ATITUS tem a disposição uma série de programas e atividades focadas no desenvolvimento de habilidades e competências (hard e soft skills) que ampliam as possibilidades de inserção profissional (trabalhabilidade, empregabilidade e empreendedorismo), promovendo a conexão entre mercado e a academia.
Entre os programas, destacam-se:

Mentoria: cria conexões entre o empreendedorismo, inovação e liderança, através da construção e direcionamento de carreira com mentores especialistas em diversas áreas (mercado e academia), desenvolvendo habilidades de maneira ativa e fomentando o desenvolvimento profissional.

Experiências práticas estruturantes: através da conexão com as principais empresas da região, possibilita que os estudantes desenvolvam atividades acadêmicas ao longo de sua formação em empresas referência nas suas áreas de atuação.

Plugin: possibilita a inserção dos alunos recém-formados no mercado através da realização de programas de aperfeiçoamento e de trainee, objetivando a trabalhabilidade e também a geração de novos líderes estratégicos para as empresas do setor.

Núcleo de Criatividade Aplicada
O Núcleo de Criatividade Aplicada é um meio para desenvolver o processo criativo e empregar o design thinking para criar serviços e processos por meio de quatro eixos: prototipagem, design thinking, user experience e cultura maker, trabalhando casos reais e entendendo a importância da criatividade como vantagem competitiva. Para isso, conta com laboratório de modelos, escritório modelo, biblioteca de materiais e parcerias com empresas.
ATITUS Challenges
Disciplinas de Desafios (Challenges) que estão distribuídas ao longo do currículo dos cursos da ATITUS para tangibilizar e garantir o desenvolvimento de soft skills, favorecendo a formação de profissionais capazes de compreender, explorar e transformar a realidade em que vivem. Aproximam os estudantes, da ATITUS, da sociedade e do mercado, favorecendo a trabalhabilidade, o empreendedorismo e a inovação através do estudo e desenvolvimento de soluções para problemas reais nos diferentes campos de atuação profissional e pessoal.
Núcleo de Pesquisa Aplicada
Oportuniza aos acadêmicos a integração com um ecossistema de inovação, geração de ideias e transferência de conhecimento, tendo como foco o desenvolvimento de soluções aplicadas ao setor público e privado, por meio de evidências científicas, que resultam em crescimento econômico e social e melhoram performances.
TechExperience
Por meio da imersão prática, os participantes (alunos de ensino médio e profissionais de outras áreas) poderão vivenciar a rotina e os desafios das profissões da área Politécnica, despertando o interesse na área e fomentando assim a formação de recursos humanos e capital intelectual nesta área tão estratégica para o nosso Estado.
Omni Innovation
Estamos presentes nos mais importantes Hubs de Inovação do país, tais como Instituto Caldeira de Porto Alegre – RS, Instituto Hélice de Caxias do Sul – RS, além da Acate de Florianópolis – SC, além de idealizarmos a Aliança Empresarial Norte RS (Passo Fundo, Ijuí e Erechim).
# Teu Futuro
O programa #TeuFuturo oportuniza a estudantes do ensino médio, a descoberta e desenvolvimento do talento para seguir carreira em Ciência da Computação, oferecendo formação técnica e comportamental e conectar com vagas de estágio ou primeiro emprego em empresas que demandam esses profissionais.
Let Prog
O Núcleo Norte Gaúcho do Letramento em Programação contribui com a promoção da Educação Integral, desenvolvendo o pensamento computacional por meio de práticas de programação de computadores, com foco em estudantes de escolas públicas de ensino fundamental do Norte Gaúcho, apoiando no desenvolvimento de metodologias ativas, materiais didáticos, instrumentos de análise de resultados e pesquisa aplicada à educação.

3.5.6 Curso de Direito

Tradição em disrupção.

Ensinamos por paixão, aliando tradição e tecnologia para criar o Direito em transformação!

3.5.6.1 Diferenciais Competitivos

Aceleradora de Carreiras

Por meio de uma área especializada no desenvolvimento de carreira, a comunidade acadêmica da ATITUS tem a disposição uma série de programas e atividades focadas no desenvolvimento de habilidades e competências (hard e soft skills) que ampliam as possibilidades de inserção profissional (trabalhabilidade, empregabilidade e empreendedorismo), promovendo a conexão entre mercado e a academia.
Entre os programas, destacam-se:

Mentoria: cria conexões entre o empreendedorismo, inovação e liderança, através da construção e direcionamento de carreira com mentores especialistas em diversas áreas (mercado e academia), desenvolvendo habilidades de maneira ativa e fomentando o desenvolvimento profissional.

Experiências práticas estruturantes: através da conexão com as principais empresas da região, possibilita que os estudantes desenvolvam atividades acadêmicas ao longo de sua formação em empresas referência nas suas áreas de atuação.

Plugin: possibilita a inserção dos alunos recém-formados no mercado através da realização de programas de aperfeiçoamento e de trainee, objetivando a trabalhabilidade e também a geração de novos líderes estratégicos para as empresas do setor.

ATITUS Challenges
Disciplinas de Desafios (Challenges) que estão distribuídas ao longo do currículo dos cursos da ATITUS para tangibilizar e garantir o desenvolvimento de soft skills, favorecendo a formação de profissionais capazes de compreender, explorar e transformar a realidade em que vivem. Aproximam os estudantes, da ATITUS, da sociedade e do mercado, favorecendo a trabalhabilidade, o empreendedorismo e a inovação através do estudo e desenvolvimento de soluções para problemas reais nos diferentes campos de atuação profissional e pessoal.
Núcleo de Pesquisa Aplicada
Oportuniza aos acadêmicos a integração com um ecossistema de inovação, geração de ideias e transferência de conhecimento, tendo como foco o desenvolvimento de soluções aplicadas ao setor público e privado, por meio de evidências científicas, que resultam em crescimento econômico e social e melhoram performances.

3.5.7 Curso de Enfermagem

A essência do cuidado, viva essa experiência dentro e fora da faculdade!

Acreditamos em experiências reais através da educação inovadora criando, a enfermagem que o mundo precisa!

3.5.7.1 Diferenciais Competitivos

Ecossistema de aprendizagem empática e humanizada.
Consiste no desenvolvimento, ao longo da formação, de habilidades sociais e comportamentais, objetivando a formação de um profissional qualificado, empático e humanizado. Essas competências permitem que o egresso faça a gestão de conflitos, tenha inteligência emocional e capacidade de articular comportamentos diante das complexas adversidades cotidianas, além de tomada de decisão assertiva e ágil respeitando as individualidades e a história de cada paciente.
Evidence-U
Consiste na adoção de práticas acadêmicas transversais no processo de formação, fundamentadas em evidências científicas, produzidas por estudos desenvolvidos com rigor metodológico, para fomentar a tomada de decisões e resolução de problemas multiprofissionais de atenção à saúde. Com isso, os egressos estarão aptos a formular questões clínicas, buscar evidências, avaliar criticamente a evidência encontrada e tomar decisão com base nessa evidência.
Simulação Clínica
Participação ativa do aluno e integrando as complexidades do aprendizado prático e teórico com oportunidades para a repetição, feedback, avaliação e reflexão por meio de um processo dinâmico que envolve a criação de uma situação hipotética que incorpora uma representação autêntica da realidade do enfermeiro.
Aceleradora de Carreiras

Por meio de uma área especializada no desenvolvimento de carreira, a comunidade acadêmica da ATITUS tem a disposição uma série de programas e atividades focadas no desenvolvimento de habilidades e competências (hard e soft skills) que ampliam as possibilidades de inserção profissional (trabalhabilidade, empregabilidade e empreendedorismo), promovendo a conexão entre mercado e a academia.
Entre os programas, destacam-se:

Mentoria: cria conexões entre o empreendedorismo, inovação e liderança, através da construção e direcionamento de carreira com mentores especialistas em diversas áreas (mercado e academia), desenvolvendo habilidades de maneira ativa e fomentando o desenvolvimento profissional.

Experiências práticas estruturantes: através da conexão com as principais empresas da região, possibilita que os estudantes desenvolvam atividades acadêmicas ao longo de sua formação em empresas referência nas suas áreas de atuação.

Plugin: possibilita a inserção dos alunos recém-formados no mercado através da realização de programas de aperfeiçoamento e de trainee, objetivando a trabalhabilidade e também a geração de novos líderes estratégicos para as empresas do setor.

ATITUS Challenges
Disciplinas de Desafios (Challenges) que estão distribuídas ao longo do currículo dos cursos da ATITUS para tangibilizar e garantir o desenvolvimento de soft skills, favorecendo a formação de profissionais capazes de compreender, explorar e transformar a realidade em que vivem. Aproximam os estudantes, da ATITUS, da sociedade e do mercado, favorecendo a trabalhabilidade, o empreendedorismo e a inovação através do estudo e desenvolvimento de soluções para problemas reais nos diferentes campos de atuação profissional e pessoal.
Núcleo de Pesquisa Aplicada
Oportuniza aos acadêmicos a integração com um ecossistema de inovação, geração de ideias e transferência de conhecimento, tendo como foco o desenvolvimento de soluções aplicadas ao setor público e privado, por meio de evidências científicas, que resultam em crescimento econômico e social e melhoram performances.

3.5.8 Curso de Engenharia Civil

Construindo futuros!

Acreditamos no potencial dos nossos acadêmicos por meio de entrega qualificada de conhecimento, resultando em profissionais inovadores!

3.5.8.1 Diferenciais Competitivos

TechExperience
Por meio da imersão prática, os participantes (alunos de ensino médio e profissionais de outras áreas) poderão vivenciar a rotina e os desafios das profissões da área Politécnica, despertando o interesse na área e fomentando assim a formação de recursos humanos e capital intelectual nesta área tão estratégica para o nosso Estado.
Omni Innovation
Estamos presentes nos mais importantes Hubs de Inovação do país, tais como Instituto Caldeira de Porto Alegre – RS, Instituto Hélice de Caxias do Sul – RS, além da Acate de Florianópolis – SC, além de idealizarmos a Aliança Empresarial Norte RS (Passo Fundo, Ijuí e Erechim).
Núcleo de Criatividade Aplicada
O Núcleo de Criatividade Aplicada é um meio para desenvolver o processo criativo e empregar o design thinking para criar serviços e processos por meio de quatro eixos: prototipagem, design thinking, user experience e cultura maker, trabalhando casos reais e entendendo a importância da criatividade como vantagem competitiva. Para isso, conta com laboratório de modelos, escritório modelo, biblioteca de materiais e parcerias com empresas.
Aceleradora de Carreiras

Por meio de uma área especializada no desenvolvimento de carreira, a comunidade acadêmica da ATITUS tem a disposição uma série de programas e atividades focadas no desenvolvimento de habilidades e competências (hard e soft skills) que ampliam as possibilidades de inserção profissional (trabalhabilidade, empregabilidade e empreendedorismo), promovendo a conexão entre mercado e a academia.
Entre os programas, destacam-se:

Mentoria: cria conexões entre o empreendedorismo, inovação e liderança, através da construção e direcionamento de carreira com mentores especialistas em diversas áreas (mercado e academia), desenvolvendo habilidades de maneira ativa e fomentando o desenvolvimento profissional.

Experiências práticas estruturantes: através da conexão com as principais empresas da região, possibilita que os estudantes desenvolvam atividades acadêmicas ao longo de sua formação em empresas referência nas suas áreas de atuação.

Plugin: possibilita a inserção dos alunos recém-formados no mercado através da realização de programas de aperfeiçoamento e de trainee, objetivando a trabalhabilidade e também a geração de novos líderes estratégicos para as empresas do setor.

ATITUS Challenges
Disciplinas de Desafios (Challenges) que estão distribuídas ao longo do currículo dos cursos da ATITUS para tangibilizar e garantir o desenvolvimento de soft skills, favorecendo a formação de profissionais capazes de compreender, explorar e transformar a realidade em que vivem. Aproximam os estudantes, da ATITUS, da sociedade e do mercado, favorecendo a trabalhabilidade, o empreendedorismo e a inovação através do estudo e desenvolvimento de soluções para problemas reais nos diferentes campos de atuação profissional e pessoal.
Núcleo de Pesquisa Aplicada
Oportuniza aos acadêmicos a integração com um ecossistema de inovação, geração de ideias e transferência de conhecimento, tendo como foco o desenvolvimento de soluções aplicadas ao setor público e privado, por meio de evidências científicas, que resultam em crescimento econômico e social e melhoram performances.

3.5.9 Curso de Engenharia de Produção

Inovação em processos!

Acreditamos na formação de profissionais resilientes, por meio do potencial transformador da inovação, resultando em uma sociedade evoluída e com um desenvolvimento organizacional sustentável!

3.5.9.1 Diferenciais Competitivos

Aceleradora de Carreiras

Por meio de uma área especializada no desenvolvimento de carreira, a comunidade acadêmica da ATITUS tem a disposição uma série de programas e atividades focadas no desenvolvimento de habilidades e competências (hard e soft skills) que ampliam as possibilidades de inserção profissional (trabalhabilidade, empregabilidade e empreendedorismo), promovendo a conexão entre mercado e a academia.
Entre os programas, destacam-se:

Mentoria: cria conexões entre o empreendedorismo, inovação e liderança, através da construção e direcionamento de carreira com mentores especialistas em diversas áreas (mercado e academia), desenvolvendo habilidades de maneira ativa e fomentando o desenvolvimento profissional.

Experiências práticas estruturantes: através da conexão com as principais empresas da região, possibilita que os estudantes desenvolvam atividades acadêmicas ao longo de sua formação em empresas referência nas suas áreas de atuação.

Plugin: possibilita a inserção dos alunos recém-formados no mercado através da realização de programas de aperfeiçoamento e de trainee, objetivando a trabalhabilidade e também a geração de novos líderes estratégicos para as empresas do setor.

Núcleo de Criatividade Aplicada
O Núcleo de Criatividade Aplicada é um meio para desenvolver o processo criativo e empregar o design thinking para criar serviços e processos por meio de quatro eixos: prototipagem, design thinking, user experience e cultura maker, trabalhando casos reais e entendendo a importância da criatividade como vantagem competitiva. Para isso, conta com laboratório de modelos, escritório modelo, biblioteca de materiais e parcerias com empresas.
ATITUS Challenges
Disciplinas de Desafios (Challenges) que estão distribuídas ao longo do currículo dos cursos da ATITUS para tangibilizar e garantir o desenvolvimento de soft skills, favorecendo a formação de profissionais capazes de compreender, explorar e transformar a realidade em que vivem. Aproximam os estudantes, da ATITUS, da sociedade e do mercado, favorecendo a trabalhabilidade, o empreendedorismo e a inovação através do estudo e desenvolvimento de soluções para problemas reais nos diferentes campos de atuação profissional e pessoal.
Núcleo de Pesquisa Aplicada
Oportuniza aos acadêmicos a integração com um ecossistema de inovação, geração de ideias e transferência de conhecimento, tendo como foco o desenvolvimento de soluções aplicadas ao setor público e privado, por meio de evidências científicas, que resultam em crescimento econômico e social e melhoram performances.
TechExperience
Por meio da imersão prática, os participantes (alunos de ensino médio e profissionais de outras áreas) poderão vivenciar a rotina e os desafios das profissões da área Politécnica, despertando o interesse na área e fomentando assim a formação de recursos humanos e capital intelectual nesta área tão estratégica para o nosso Estado.
Omni Innovation
Estamos presentes nos mais importantes Hubs de Inovação do país, tais como Instituto Caldeira de Porto Alegre – RS, Instituto Hélice de Caxias do Sul – RS, além da Acate de Florianópolis – SC, além de idealizarmos a Aliança Empresarial Norte RS (Passo Fundo, Ijuí e Erechim).

3.5.10 Curso de Engenharia Elétrica

Energia que move o mundo!

Acreditamos na formação de profissionais resilientes, por meio do potencial transformador da inovação, resultando em uma sociedade evoluída e com um desenvolvimento organizacional sustentável!

3.5.10.1 Diferenciais Competitivos

TechExperience
Por meio da imersão prática, os participantes (alunos de ensino médio e profissionais de outras áreas) poderão vivenciar a rotina e os desafios das profissões da área Politécnica, despertando o interesse na área e fomentando assim a formação de recursos humanos e capital intelectual nesta área tão estratégica para o nosso Estado.
Omni Innovation
Estamos presentes nos mais importantes Hubs de Inovação do país, tais como Instituto Caldeira de Porto Alegre – RS, Instituto Hélice de Caxias do Sul – RS, além da Acate de Florianópolis – SC, além de idealizarmos a Aliança Empresarial Norte RS (Passo Fundo, Ijuí e Erechim).
Núcleo de Criatividade Aplicada
O Núcleo de Criatividade Aplicada é um meio para desenvolver o processo criativo e empregar o design thinking para criar serviços e processos por meio de quatro eixos: prototipagem, design thinking, user experience e cultura maker, trabalhando casos reais e entendendo a importância da criatividade como vantagem competitiva. Para isso, conta com laboratório de modelos, escritório modelo, biblioteca de materiais e parcerias com empresas.
Aceleradora de Carreiras

Por meio de uma área especializada no desenvolvimento de carreira, a comunidade acadêmica da ATITUS tem a disposição uma série de programas e atividades focadas no desenvolvimento de habilidades e competências (hard e soft skills) que ampliam as possibilidades de inserção profissional (trabalhabilidade, empregabilidade e empreendedorismo), promovendo a conexão entre mercado e a academia.
Entre os programas, destacam-se:

Mentoria: cria conexões entre o empreendedorismo, inovação e liderança, através da construção e direcionamento de carreira com mentores especialistas em diversas áreas (mercado e academia), desenvolvendo habilidades de maneira ativa e fomentando o desenvolvimento profissional.

Experiências práticas estruturantes: através da conexão com as principais empresas da região, possibilita que os estudantes desenvolvam atividades acadêmicas ao longo de sua formação em empresas referência nas suas áreas de atuação.

Plugin: possibilita a inserção dos alunos recém-formados no mercado através da realização de programas de aperfeiçoamento e de trainee, objetivando a trabalhabilidade e também a geração de novos líderes estratégicos para as empresas do setor.

ATITUS Challenges
Disciplinas de Desafios (Challenges) que estão distribuídas ao longo do currículo dos cursos da ATITUS para tangibilizar e garantir o desenvolvimento de soft skills, favorecendo a formação de profissionais capacitados para a sociedade e o mercado, favorecendo a trabalhabilidade, o empreendedorismo e a inovação através do estudo e desenvolvimento de soluções para problemas reais nos diferentes campos de atuação profissional e pessoal.
Núcleo de Pesquisa Aplicada
Oportuniza aos acadêmicos a integração com um ecossistema de inovação, geração de ideias e transferência de conhecimento, tendo como foco o desenvolvimento de soluções aplicadas ao setor público e privado, por meio de evidências científicas, que resultam em crescimento econômico e social e melhoram performances.

3.5.11 Curso de Engenharia Mecânica

Projetando performance!

Acreditamos na formação de profissionais resilientes, por meio do potencial transformador da inovação, resultando em uma sociedade evoluída e com um desenvolvimento organizacional sustentável!

3.5.11.1 Diferenciais Competitivos

Aceleradora de Carreiras

Por meio de uma área especializada no desenvolvimento de carreira, a comunidade acadêmica da ATITUS tem a disposição uma série de programas e atividades focadas no desenvolvimento de habilidades e competências (hard e soft skills) que ampliam as possibilidades de inserção profissional (trabalhabilidade, empregabilidade e empreendedorismo), promovendo a conexão entre mercado e a academia.
Entre os programas, destacam-se:

Mentoria: cria conexões entre o empreendedorismo, inovação e liderança, através da construção e direcionamento de carreira com mentores especialistas em diversas áreas (mercado e academia), desenvolvendo habilidades de maneira ativa e fomentando o desenvolvimento profissional.

Experiências práticas estruturantes: através da conexão com as principais empresas da região, possibilita que os estudantes desenvolvam atividades acadêmicas ao longo de sua formação em empresas referência nas suas áreas de atuação.

Plugin: possibilita a inserção dos alunos recém-formados no mercado através da realização de programas de aperfeiçoamento e de trainee, objetivando a trabalhabilidade e também a geração de novos líderes estratégicos para as empresas do setor.

Núcleo de Criatividade Aplicada
O Núcleo de Criatividade Aplicada é um meio para desenvolver o processo criativo e empregar o design thinking para criar serviços e processos por meio de quatro eixos: prototipagem, design thinking, user experience e cultura maker, trabalhando casos reais e entendendo a importância da criatividade como vantagem competitiva. Para isso, conta com laboratório de modelos, escritório modelo, biblioteca de materiais e parcerias com empresas.
ATITUS Challenges
Disciplinas de Desafios (Challenges) que estão distribuídas ao longo do currículo dos cursos da ATITUS para tangibilizar e garantir o desenvolvimento de soft skills, favorecendo a formação de profissionais capazes de compreender, explorar e transformar a realidade em que vivem. Aproximam os estudantes, da ATITUS, da sociedade e do mercado, favorecendo a trabalhabilidade, o empreendedorismo e a inovação através do estudo e desenvolvimento de soluções para problemas reais nos diferentes campos de atuação profissional e pessoal.
Núcleo de Pesquisa Aplicada
Oportuniza aos acadêmicos a integração com um ecossistema de inovação, geração de ideias e transferência de conhecimento, tendo como foco o desenvolvimento de soluções aplicadas ao setor público e privado, por meio de evidências científicas, que resultam em crescimento econômico e social e melhoram performances.
TechExperience
Por meio da imersão prática, os participantes (alunos de ensino médio e profissionais de outras áreas) poderão vivenciar a rotina e os desafios das profissões da área Politécnica, despertando o interesse na área e fomentando assim a formação de recursos humanos e capital intelectual nesta área tão estratégica para o nosso Estado.
Omni Innovation
Estamos presentes nos mais importantes Hubs de Inovação do país, tais como Instituto Caldeira de Porto Alegre – RS, Instituto Hélice de Caxias do Sul – RS, além da Acate de Florianópolis – SC, além de idealizarmos a Aliança Empresarial Norte RS (Passo Fundo, Ijuí e Erechim).

3.5.12 Curso de Medicina

A essência do cuidado!

Acreditamos em cuidar da vida das pessoas, desenvolvendo oportunidades e potencialidades para o mercado, resultando em profissionais qualificados para o futuro da saúde!

3.5.12.1 Diferenciais Competitivos

Ecossistema de aprendizagem empática e humanizada
Consiste no desenvolvimento, ao longo da formação, de habilidades sociais e comportamentais, objetivando a formação de um profissional qualificado, empático e humanizado. Essas competências permitem que o egresso faça a gestão de conflitos, tenha inteligência emocional e capacidade de articular comportamentos diante das complexas adversidades cotidianas, além de tomada de decisão assertiva e ágil respeitando as individualidades e a história de cada paciente.
Evidence-U
Consiste na adoção de práticas acadêmicas transversais no processo de formação, fundamentadas em evidências científicas, produzidas por estudos desenvolvidos com rigor metodológico, para fomentar a tomada de decisões e resolução de problemas multiprofissionais de atenção à saúde. Com isso, os egressos estarão aptos a formular questões clínicas, buscar evidências, avaliar criticamente a evidência encontrada e tomar decisão com base nessa evidência.
Health Tech Behavior
Incorporação da tecnologia inovadora na prática, de forma acessível e estruturada, permitindo o desenvolvimento de habilidades e competências que diferenciam os nossos egressos no mercado de trabalho.
MD life planner
Conjunto de estratégias voltadas para otimização de resultados dos alunos em provas de residência e elaboração de um plano de carreira voltado para as oportunidades do mercado.
Life Learning Student Experience (LiLeX)
Aprendizagem baseada em experiências, juntando ensino prático integrado aos serviços de saúde e ao mercado, fomentando o compartilhamento de experiências entre professores, tutores e alunos.
Aceleradora de Carreiras

Por meio de uma área especializada no desenvolvimento de carreira, a comunidade acadêmica da ATITUS tem a disposição uma série de programas e atividades focadas no desenvolvimento de habilidades e competências (hard e soft skills) que ampliam as possibilidades de inserção profissional (trabalhabilidade, empregabilidade e empreendedorismo), promovendo a conexão entre mercado e a academia.
Entre os programas, destacam-se:

Mentoria: cria conexões entre o empreendedorismo, inovação e liderança, através da construção e direcionamento de carreira com mentores especialistas em diversas áreas (mercado e academia), desenvolvendo habilidades de maneira ativa e fomentando o desenvolvimento profissional.

Experiências práticas estruturantes: através da conexão com as principais empresas da região, possibilita que os estudantes desenvolvam atividades acadêmicas ao longo de sua formação em empresas referência nas suas áreas de atuação.

Plugin: possibilita a inserção dos alunos recém-formados no mercado através da realização de programas de aperfeiçoamento e de trainee, objetivando a trabalhabilidade e também a geração de novos líderes estratégicos para as empresas do setor.

ATITUS Challenges
Disciplinas de Desafios (Challenges) que estão distribuídas ao longo do currículo dos cursos da ATITUS para tangibilizar e garantir o desenvolvimento de soft skills, favorecendo a formação de profissionais capazes de compreender, explorar e transformar a realidade em que vivem. Aproximam os estudantes, da ATITUS, da sociedade e do mercado, favorecendo a trabalhabilidade, o empreendedorismo e a inovação através do estudo e desenvolvimento de soluções para problemas reais nos diferentes campos de atuação profissional e pessoal.
Núcleo de Pesquisa Aplicada
Oportuniza aos acadêmicos a integração com um ecossistema de inovação, geração de ideias e transferência de conhecimento, tendo como foco o desenvolvimento de soluções aplicadas ao setor público e privado, por meio de evidências científicas, que resultam em crescimento econômico e social e melhoram performances.

3.5.13 Curso de Medicina Veterinária

One Health, cuidando da saúde dos animais, do homem e do meio ambiente!

Acreditamos em cuidar da vida das pessoas, desenvolvendo oportunidades e potencialidades para o mercado, resultando em profissionais qualificados para o futuro da saúde!

3.5.13.1 Diferenciais Competitivos

Agro Experience
Por meio da imersão prática, os participantes (alunos de ensino médio e profissionais de outras áreas) poderão vivenciar a rotina e os desafios das profissões do Agro, despertando o interesse na área e fomentando assim a formação de recursos humanos e capital intelectual nesta área tão estratégica para o nosso Estado.
OpenVet Clinic
Clínica Veterinária com conceito aberto. Disponível para profissionais no mercado, egressos e estudantes de graduação da ATITUS.
Smart Farm
Através do desenvolvimento de atividades acadêmicas que permitam aos estudantes o desenvolvimento de habilidades e competências para o uso das novas tecnologias na área da agricultura e da pecuária (drones, IoT, big data, blockchain e inteligência artificial).
Programa One Health ATITUS
Através de atividades de extensão, projetos integradores e desafios, a integração entre saúde humana, a saúde animal, o ambiente e a adoção de políticas públicas efetivas para prevenção e controle de enfermidades, o programa One Health da ATITUS visa tornar a IES em uma referência regional na formação profissionais capacitados para o trabalho interprofissional e integrado nesta temática, objetivando a real melhoria da qualidade de vida da comunidade. Este programa oferece oportunidade de interação entre academia, sociedade, empresas e o poder público.
ATITUS Challenges
Disciplinas de Desafios (Challenges) que estão distribuídas ao longo do currículo dos cursos da ATITUS para tangibilizar e garantir o desenvolvimento de soft skills, favorecendo a formação de profissionais capazes de compreender, explorar e transformar a realidade em que vivem. Aproximam os estudantes, da ATITUS, da sociedade e do mercado, favorecendo a trabalhabilidade, o empreendedorismo e a inovação através do estudo e desenvolvimento de soluções para problemas reais nos diferentes campos de atuação profissional e pessoal.
Aceleradora de Carreiras

Por meio de uma área especializada no desenvolvimento de carreira, a comunidade acadêmica da ATITUS tem a disposição uma série de programas e atividades focadas no desenvolvimento de habilidades e competências (hard e soft skills) que ampliam as possibilidades de inserção profissional (trabalhabilidade, empregabilidade e empreendedorismo), promovendo a conexão entre mercado e a academia.
Entre os programas, destacam-se:

Mentoria: cria conexões entre o empreendedorismo, inovação e liderança, através da construção e direcionamento de carreira com mentores especialistas em diversas áreas (mercado e academia), desenvolvendo habilidades de maneira ativa e fomentando o desenvolvimento profissional.

Experiências práticas estruturantes: através da conexão com as principais empresas da região, possibilita que os estudantes desenvolvam atividades acadêmicas ao longo de sua formação em empresas referência nas suas áreas de atuação.

Plugin: possibilita a inserção dos alunos recém-formados no mercado através da realização de programas de aperfeiçoamento e de trainee, objetivando a trabalhabilidade e também a geração de novos líderes estratégicos para as empresas do setor.

Núcleo de Pesquisa Aplicada
Oportuniza aos acadêmicos a integração com um ecossistema de inovação, geração de ideias e transferência de conhecimento, tendo como foco o desenvolvimento de soluções aplicadas ao setor público e privado, por meio de evidências científicas, que resultam em crescimento econômico e social e melhoram performances.

3.5.14 Curso de Odontologia

Arte de sorrir!

Acreditamos em cuidar da vida das pessoas, desenvolvendo oportunidades e potencialidades para o mercado, resultando em profissionais qualificados para o futuro da saúde!

3.5.14.1 Diferenciais Competitivos

CITO (Centro de Inovação e Tecnologia em Odontologia)
A possibilidade de ter o melhor da tecnologia a disposição por si só não é um diferencial. A incorporação da tecnologia de forma humanizada e acessível a todos é a forma de tornar os avanços tecnológicos realidade na formação. Dessa forma, a ATITUS cria a cultura de termos tecnologia e saúde andando juntas e alinhadas ao longo de toda a formação do curso através do Centro de Inovação e Tecnologia em Odontologia.
Ecossistema de aprendizagem empática e humanizada
Consiste no desenvolvimento, ao longo da formação, de habilidades sociais e comportamentais, objetivando a formação de um profissional qualificado, empático e humanizado. Essas competências permitem que o egresso faça a gestão de conflitos, tenha inteligência emocional e capacidade de articular comportamentos diante das complexas adversidades cotidianas, além de tomada de decisão assertiva e ágil respeitando as individualidades e a história de cada paciente.
Evidence-U
Consiste na adoção de práticas acadêmicas transversais no processo de formação, fundamentadas em evidências científicas, produzidas por estudos desenvolvidos com rigor metodológico, para fomentar a tomada de decisões e resolução de problemas multiprofissionais de atenção à saúde. Com isso, os egressos estarão aptos a formular questões clínicas, buscar evidências, avaliar criticamente a evidência encontrada e tomar decisão com base nessa evidência.
Life Learning Student Experience (LiLeX)
Aprendizagem baseada em experiências, juntando ensino prático integrado aos serviços de saúde e ao mercado, fomentando o compartilhamento de experiências entre professores, tutores e alunos.
Practical Experience
Acreditamos em conexões para gerar valor. Assim criamos um ambiente que promove a integração dos diferentes níveis de ensino e do mercado através de vivências práticas.
Aceleradora de Carreiras

Por meio de uma área especializada no desenvolvimento de carreira, a comunidade acadêmica da ATITUS tem a disposição uma série de programas e atividades focadas no desenvolvimento de habilidades e competências (hard e soft skills) que ampliam as possibilidades de inserção profissional (trabalhabilidade, empregabilidade e empreendedorismo), promovendo a conexão entre mercado e a academia.
Entre os programas, destacam-se:

Mentoria: cria conexões entre o empreendedorismo, inovação e liderança, através da construção e direcionamento de carreira com mentores especialistas em diversas áreas (mercado e academia), desenvolvendo habilidades de maneira ativa e fomentando o desenvolvimento profissional.

Experiências práticas estruturantes: através da conexão com as principais empresas da região, possibilita que os estudantes desenvolvam atividades acadêmicas ao longo de sua formação em empresas referência nas suas áreas de atuação.

Plugin: possibilita a inserção dos alunos recém-formados no mercado através da realização de programas de aperfeiçoamento e de trainee, objetivando a trabalhabilidade e também a geração de novos líderes estratégicos para as empresas do setor.

ATITUS Challenges
Disciplinas de Desafios (Challenges) que estão distribuídas ao longo do currículo dos cursos da ATITUS para tangibilizar e garantir o desenvolvimento de soft skills, favorecendo a formação de profissionais capazes de compreender, explorar e transformar a realidade em que vivem. Aproximam os estudantes, da ATITUS, da sociedade e do mercado, favorecendo a trabalhabilidade, o empreendedorismo e a inovação através do estudo e desenvolvimento de soluções para problemas reais nos diferentes campos de atuação profissional e pessoal.
Núcleo de Pesquisa Aplicada
Oportuniza aos acadêmicos a integração com um ecossistema de inovação, geração de ideias e transferência de conhecimento, tendo como foco o desenvolvimento de soluções aplicadas ao setor público e privado, por meio de evidências científicas, que resultam em crescimento econômico e social e melhoram performances.

3.5.15 Curso de Psicologia

Transformando histórias!

Acreditamos na psicologia como uma profissão do presente e do futuro que por meio da ética e da inovação resulta em transformações de vida!

3.5.15.1 Diferenciais Competitivos

Ecossistema de aprendizagem empática e humanizada
Consiste no desenvolvimento, ao longo da formação, de habilidades sociais e comportamentais, objetivando a formação de um profissional qualificado, empático e humanizado. Essas competências permitem que o egresso faça a gestão de conflitos, tenha inteligência emocional e capacidade de articular comportamentos diante das complexas adversidades cotidianas, além de tomada de decisão assertiva e ágil respeitando as individualidades e a história de cada paciente.
Evidence-U
Consiste na adoção de práticas acadêmicas transversais no processo de formação, fundamentadas em evidências científicas, produzidas por estudos desenvolvidos com rigor metodológico, para fomentar a tomada de decisões e resolução de problemas multiprofissionais de atenção à saúde. Com isso, os egressos estarão aptos a formular questões clínicas, buscar evidências, avaliar criticamente a evidência encontrada e tomar decisão com base nessa evidência.
Life Learning Student Experience (LiLeX)
Aprendizagem baseada em experiências, juntando ensino prático integrado aos serviços de saúde e ao mercado, fomentando o compartilhamento de experiências entre professores, tutores e alunos.
Practical Experience
Através de um Ecossistema de saberes através da conexão entre os diferentes níveis de ensino, realizando a interlocução das áreas de ensino da psicologia, considerando extensão, pós lato e mestrado (iniciação científica).
ATITUS Challenges
Disciplinas de Desafios (Challenges) que estão distribuídas ao longo do currículo dos cursos da ATITUS para tangibilizar e garantir o desenvolvimento de soft skills, favorecendo a formação de profissionais capazes de compreender, explorar e transformar a realidade em que vivem. Aproximam os estudantes, da ATITUS, da sociedade e do mercado, favorecendo a trabalhabilidade, o empreendedorismo e a inovação através do estudo e desenvolvimento de soluções para problemas reais nos diferentes campos de atuação profissional e pessoal.
Aceleradora de Carreiras

Por meio de uma área especializada no desenvolvimento de carreira, a comunidade acadêmica da ATITUS tem a disposição uma série de programas e atividades focadas no desenvolvimento de habilidades e competências (hard e soft skills) que ampliam as possibilidades de inserção profissional (trabalhabilidade, empregabilidade e empreendedorismo), promovendo a conexão entre mercado e a academia.
Entre os programas, destacam-se:

Mentoria: cria conexões entre o empreendedorismo, inovação e liderança, através da construção e direcionamento de carreira com mentores especialistas em diversas áreas (mercado e academia), desenvolvendo habilidades de maneira ativa e fomentando o desenvolvimento profissional.

Experiências práticas estruturantes: através da conexão com as principais empresas da região, possibilita que os estudantes desenvolvam atividades acadêmicas ao longo de sua formação em empresas referência nas suas áreas de atuação.

Plugin: possibilita a inserção dos alunos recém-formados no mercado através da realização de programas de aperfeiçoamento e de trainee, objetivando a trabalhabilidade e também a geração de novos líderes estratégicos para as empresas do setor.

Núcleo de Pesquisa Aplicada
Oportuniza aos acadêmicos a integração com um ecossistema de inovação, geração de ideias e transferência de conhecimento, tendo como foco o desenvolvimento de soluções aplicadas ao setor público e privado, por meio de evidências científicas, que resultam em crescimento econômico e social e melhoram performances.

3.6 Diferenciais Pós-Graduação Stricto Sensu

Todos os cursos stricto sensu da ATITUS possuem um conjunto de atributos (slogan, golden circle e diferenciais competitivos) que garantem a identidade do curso e seu posicionamento, além de nortear o processo acadêmico de ensino e aprendizagem. Esses atributos foram desenvolvidos de forma colaborativa entre coordenadores e professores dos cursos, com a participação de convidados do mercado e da sociedade, em sessões estruturadas de brainstorming, com objetivo de atender as demandas atuais e futuras das profissões.

Com relação aos diferenciais é importante salientar que se tratam de elementos que já estão implementados e também elementos que estão em fase de implementação, fornecendo assim um recorte da realidade atual, mas também indicando onde cada curso quer chegar, na medida que os projetos pedagógicos são elementos mutáveis e que devem seguir evoluindo e avançando em resposta aos novos desafios que surgem no cenário profissional e acadêmico.

3.6.1 Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito

Inovar é Direito

Acreditamos em um Direito feito com paixão, proporcionando uma experiência acadêmica inovadora, que transforma a profissão jurídica!

3.6.1.1 Diferenciais Competitivos

Double Degree
O acadêmico pode optar em realizar uma imersão no exterior e obter uma dupla titulação, com diplomação internacional.
Hackathon – Desafio Lawtech
Os acadêmicos são incentivados a desenvolver soluções e produtos que possam atender aos ODS, utilizando conhecimentos jurídicos que envolvem Direito, Tecnologia e Inovação, como Regulação de Startups, Hubs e Modelos de Inovação.
ODSs Projects
O modo ATITUS de pensar a educação vai além do individualismo corporativo: reflete a preocupação com o planeta e com todos. Engaje-se em um conjunto de ações integradas da área (graduação, pós-graduação, extensão, cluster de lawtechs, mercado e comunidade) que objetiva concretizar as metas globais dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU.
ATITUS Custom Learning
Possibilidade do aluno ser protagonista e customizar sua trilha de formação de acordo com seus objetivos, ampliando as possibilidades para além dos conteúdos básicos de uma formação profissional.
Centro de Inovação em Direito
Com o intuito de desenvolver soluções para empresas, tem foco na avaliação das regulações jurídicas das novas tecnologias, além da proposição de práticas jurídicas empreendedoras, inovadoras e sustentáveis para a sociedade contemporânea.

3.6.2 Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia

Descobrindo o futuro da Odontologia

Acreditamos na formação de profissionais aptos a transformar a saúde da sociedade, por meio da constante evolução e descobertas da ciência e da Odontologia!

3.6.2.1 Diferenciais Competitivos

TRYALL – Centro de Pesquisa Clínica
Gerencia estudos de viabilidade de novos produtos terapêuticos em Odontologia, desde a submissão e acompanhamento regulatório até a condução de estudos clínicos, propiciando ao aluno a inserção nesse ambiente de inovação tecnológica.
ATITUS Custom Learning
Possibilidade de o aluno ser protagonista e customizar sua trilha de formação de acordo com seus objetivos, ampliando as possibilidades para além dos conteúdos básicos de uma formação profissional.
Núcleo de Pesquisa Aplicada
Oportuniza aos acadêmicos a integração com um ecossistema de inovação, geração de ideias e transferência de conhecimento, tendo como foco o desenvolvimento de soluções aplicadas ao setor público e privado, por meio de evidências científicas, que resultam em crescimento econômico e social e melhoram performances.

3.6.3 Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia

Descobrindo o futuro da Psicologia!

Acreditamos no poder transformador da ciência, resultando na prevenção e promoção de saúde, por meio de profissionais capacitados para transpor desafios e solucionar problemas em psicologia!

3.6.3.1 Diferenciais Competitivos

Núcleo de Pesquisa Aplicada
Oportuniza aos acadêmicos a integração com um ecossistema de inovação, geração de ideias e transferência de conhecimento, tendo como foco o desenvolvimento de soluções aplicadas ao setor público e privado, por meio de evidências científicas, que resultam em crescimento econômico e social e melhoram performances.
ATITUS Custom Learning
Possibilidade de o aluno ser protagonista e customizar sua trilha de formação de acordo com seus objetivos, ampliando as possibilidades para além dos conteúdos básicos de uma formação profissional.

3.6.4 Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração

Tecnologia e ciência para transformar pessoas e suas organizações!

Acreditamos na formação de líderes preparados para os desafios da sociedade 5.0, que por meio da ciência, promovem a inovação, o desempenho, o bem-estar organizacional e o crescimento econômico sustentável!

3.6.4.1 Diferenciais Competitivos

ATITUS Custom Learning
Possibilidade de o aluno ser protagonista e customizar sua trilha de formação de acordo com seus objetivos, ampliando as possibilidades para além dos conteúdos básicos de uma formação profissional.
Double Degree
O acadêmico pode optar em realizar uma imersão no exterior e obter uma dupla titulação, com diplomação internacional.
Centro de Agronegócios
Com foco no desenvolvimento de produtos, serviços e soluções aplicadas a toda cadeia de valor do agronegócio, busca atender, por meio da pesquisa científica, às demandas de inovação do setor.
Programa Pesquisador na Empresa
Com o intuito de aproximar a pesquisa científica das necessidades profissionais e de mercado, o programa é uma oportunidade aos acadêmicos de identificarem, junto às suas organizações, problemas que possam ser solucionados por meio da sua dissertação. Também está aberto a empresas parceiras, que desejem diagnosticar oportunidades de melhorias.

3.6.5 Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo

Da pesquisa à inovação!

Acreditamos no potencial dos nossos acadêmicos, que por meio da pesquisa qualificada, geram conexões e propostas inovadoras para a academia, o mercado e a sociedade, na área de Arquitetura e Urbanismo!

3.6.5.1 Diferenciais Competitivos

MakerSpace
Espaço colaborativo de inovação que visa conectar estudandes/empresas e comunidade através de práticas que estimulem a criatividade e compartilhamento de conhecimento por meio da facilitação do acesso a ferramentas de fabricação convencional e digital, integrando os conceitos da Indústria 4.0, fomentando a formação de profissionais da Indústria do futuro.
Programa Pesquisador na Empresa
Com o intuito de aproximar a pesquisa científica das necessidades profissionais e de mercado, o programa é uma oportunidade aos acadêmicos de identificarem, junto a empresas, organizações e entidades, problemas reais que possam ser solucionados por meio da sua dissertação. Também está aberto a empresas parceiras, que desejem diagnosticar oportunidades de melhorias.
Centro de Smartcities
Por meio da tecnologia e da ciência, busca soluções inovadoras e disruptivas voltadas para a indústria da construção, para as edificações e para a cidade, com foco no desenvolvimento sustentável, inteligente e inclusivo.

3.6.6 Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu em Engenharia Civil

Cocriando o futuro da indústria e da construção!

Acreditamos na integração da ciência com as necessidades das empresas e da indústria que, por meio da colaboração, gera conexões e propostas inovadoras para o mercado e a sociedade!

3.6.6.1 Diferenciais Competitivos

ATITUS Custom Learning
Possibilidade de o aluno ser protagonista e customizar sua trilha de formação de acordo com seus objetivos, ampliando as possibilidades para além dos conteúdos básicos de uma formação profissional.
MakerSpace
Espaço colaborativo de inovação que visa conectar estudantes/empresas e comunidade através de práticas que estimulem a criatividade e compartilhamento de conhecimento por meio da facilitação do acesso a ferramentas de fabricação convencional e digital, integrando os conceitos da Indústria 4.0, fomentando a formação de profissionais da Indústria do futuro.
Programa Pesquisador na Indústria
Com o intuito de aproximar a pesquisa científica das necessidades profissionais e de mercado, o programa é uma oportunidade aos acadêmicos de identificarem, junto a empresas, organizações e entidades, problemas reais que possam ser solucionados por meio da sua dissertação. Também está aberto a empresas parceiras, que desejem diagnosticar oportunidades de melhorias.
Programa Pesquisador na Indústria
Com o intuito de aproximar a pesquisa científica das necessidades profissionais e de mercado, o programa é uma oportunidade aos acadêmicos de identificarem, junto a empresas, organizações e entidades, problemas reais que possam ser solucionados por meio da sua dissertação. Também está aberto a empresas parceiras, que desejem diagnosticar oportunidades de melhorias.
Centro de Inovação de Produtos e Processos Industriais
Aborda as diversas etapas do processo industrial, com foco na gestão e inovação de processos e desenvolvimento de novos produtos. Realiza estudos voltados à gestão de projetos; gestão da produção, racionalização e aprimoramento de processos, redução e reuso de resíduos industriais e novas tecnologias.
ODS Projects
O modo ATITUS de pensar a educação vai além do individualismo corporativo: reflete a preocupação com o planeta e com todos. Engaje-se em um conjunto de ações integradas da área (graduação, pós-graduação, extensão, Hubs de Inovação, mercado e comunidade) que objetiva concretizar as metas globais dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU.

3.7 Diferenciais da Pós-Graduação Lato Sensu

3.7.1 Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Odontologia

Arte de sorrir!

Acreditamos em ampliar a qualidade de vida das pessoas por meio da expansão de habilidades tecnológicas e expertises humanas, resultando em profissionais altamente capacitados para a tomada de decisão em ambientes complexos!

3.7.1.1 Diferenciais Competitivos

Double degree
Currículos modulares, interconectados entre as especialidades e entre os programas e Stricto Sensu, possibilitam ao acadêmico concluir duas ou mais formações em um menor tempo.
Centro de Inovação e Tecnologia em Odontologia
A possibilidade de ter o melhor da tecnologia em Odontologia Digital em um único ambiente, transforma a Clínica da ATITUS em Centro de formação diferenciado. A associação das inovações em atendimento odontológico juntamente com o grupo de professores e profissionais envolvidos no Centro de Tecnologia e Inovação permite, além de um atendimento de alta qualidade e humanizado para a comunidade, um aprimoramento técnico/científico de excelência aos alunos.
Evidence-U
A odontologia baseada em evidências colocada realmente em prática através da integração entre os programas de especialização, mestrado e doutorado. Auxiliar os alunos na tomada de decisão correta, com olhar científico e fundamentado no acesso à informação acadêmica e com domínio das metodologias de pesquisa.
Programa One Health ATITUS
Através de atividades de extensão, projetos integradores e desafios, a integração entre saúde humana, o ambiente e a adoção de políticas públicas efetivas para prevenção e controle de enfermidades, o programa One Health da ATITUS visa tornar a IES em uma referência regional na formação profissionais capacitados para o trabalho interprofissional e integrado nesta temática, objetivando a real melhoria da qualidade de vida da comunidade. Este programa oferece oportunidade de interação entre sociedade, empresas e o poder público.
Ecossistema de aprendizagem empática e humanizada
Consiste no desenvolvimento, ao longo da formação, de habilidades sociais e comportamentais, objetivando a formação de um profissional qualificado, empático e humanizado. Essas competências permitem que o egresso faça a gestão de conflitos, tenha inteligência emocional e capacidade de articular comportamentos diante das complexas adversidades cotidianas, além de tomada de decisão assertiva e ágil respeitando as individualidades e a história de cada paciente.