A pesquisa, como dimensão da Universidade e indissociável do ensino e da extensão, é um processo de construção do saber que objetiva a produção e/ou a ampliação do conhecimento científico e tecnológico. Logo, o processo de aprendizagem desenvolvido na graduação e pós-graduação tem o seu processo qualificado através das atividades de pesquisa.
A ATITUS compreende a pesquisa como um conjunto de ações e reflexões estruturadas sistematicamente que geram conhecimento científico, de base e aplicado, a fim contribuir ao desenvolvimento social, qualificando e estreitando a relação entre ensino e extensão e propondo soluções reais às dificuldades e necessidades da sociedade.
A pesquisa básica tem como objetivo compreender as leis da natureza, os fenômenos naturais e como eles se apresentam. Já a pesquisa aplicada tem a finalidade de produzir uma aplicação direta e funcional, voltada para o uso de conhecimentos pré-existentes para a aquisição de novos saberes e, a partir destes, gerar a resolução de problemas. Assim, a ciência básica e a ciência aplicada estão inter-relacionadas, havendo uma lógica de complementaridade entre elas.
Em âmbito nacional contamos com uma estrutura consolidada e uma regulamentação complexa e abrangente de ciência, tecnologia e inovação, vinculada a instituições e órgãos federais pautados no dever constitucional do Estado, que tem como princípios: “A educação, direito de todos e dever do Estado” (Constituição Federal, 1988, Art. 205) e “O Estado promoverá e incentivará o desenvolvimento científico, a pesquisa, a capacitação científica e tecnológica, e a inovação” (Constituição Federal, 1988, Art. 208).
A pesquisa, como alicerce para qualificação do ensino ofertado, garante o avanço do conhecimento no âmbito científico e tecnológico. Nesse sentido, a ATITUS posiciona-se como uma plataforma de educação, com foco nos negócios, trocas e conexões humanas, por meio de imersões práticas e gerando um ambiente de cocriação e colaboração. Assim, a IES se propõe a impulsionar a formação e a carreira dos seus discentes, promovendo a integração e interação entre alunos, mercado e sociedade e apoiando a pesquisa para o desenvolvimento do conhecimento científico e tecnológico. Tem como objetivo, portanto, a criação e preparação de recursos humanos para atuarem na resolução de problemas regionais, estaduais e nacionais, tendo como base o conhecimento e as evidências científicas.
A ATITUS conta com uma estrutura de pesquisa voltada à consolidação da cultura científica na instituição, com foco na construção e desenvolvimento da ciência como processo de transferência de conhecimento e fonte potencial de impacto social. Para isso, vem investindo constantemente em espaços e infraestruturas de laboratórios com insumos, salas de discussões e estudo para grupos de pesquisa, proporcionando assim, um ambiente promissor para o desenvolvimento de um diálogo construtivo e consequente aprimoramento do pensamento científico e das pesquisas.
A percepção de que as políticas de pesquisa terão maior relevância quando as iniciativas e os projetos estiverem direcionados à inovação e ao empreendedorismo, com a geração de impacto social, científico e/ou tecnológico.
Estimular a pesquisa como principal mecanismo de desenvolvimento do pensamento científico e inovador;
Promover e articular o conjunto de ações e programas de pesquisa, iniciação científica e tecnológica, a partir da participação de discentes e docentes da graduação e da pós-graduação;
Formar recursos humanos capacitados para impactar de forma positiva e propositiva a sociedade;
Fortalecer os grupos de pesquisa e os Programas de Pós-graduação Stricto Sensu, enquanto instrumento principal de produção de conhecimento, com impacto direto e indireto na sociedade, por meio da apresentação de soluções a problemas advindos da academia, da sociedade e/ou empresas públicas ou privadas;
Estimular a internacionalização através de parcerias e projetos com instituições renomadas;
Institucionalizar grupos de estudo e pesquisa, espaços coletivos para estudo, laboratórios de inovação e formalizar diálogo constante e próximo entre IES, docentes e discentes, efetivando a pesquisa como principal mecanismo de desenvolvimento;
Ofertar mecanismos que introduzem o discente no universo da pesquisa e suas especificidades desde seu ingresso no curso, por meio de disciplinas, cursos e treinamentos de curta duração ministrados por docentes e biblioteca;
Desenvolver em todos os níveis as pesquisas que promovam resoluções de problemas provenientes de necessidades acadêmicas, sociais e de mercado;
Formar recursos humanos capacitados para impactar de forma positiva e propositiva a sociedade;
Organizar a criação de espaços e a consolidação de grupos de pesquisa interdisciplinares ligados a redes de pesquisa nacionais e internacionais;
A gestão e acompanhamento dos PPGs e da pesquisa está sob responsabilidade da Direção de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão a qual é assessorada pela Área de Pós-graduação Stricto Sensu, Pesquisa e Extensão e as Comissões científicas de pesquisa na sua efetivação.
As instâncias institucionais de regulação, gestão e incentivo à pesquisa no âmbito da ATITUS, são:
Ainda, por meio da Fundação Meridional, a ATITUS disponibiliza Bolsas de Produtividade em Pesquisa (BPP) e suporte financeiro para aplicação em pesquisas aos docentes permanentes vinculados aos PPGSS.
Além disso, a ATITUS, por meio da Área de Pós-Graduação Stricto Sensu, Pesquisa e Extensão, busca meios de incentivos de natureza externa, vinculados a agências públicas de fomento, estaduais e nacionais, através de chamadas para concorrer à concessão de bolsas e financiamento de projetos de pesquisa, assim como parcerias externas privadas (órgãos não governamentais, empresas e organizações sem fins lucrativos). A partir da concessão de cotas e recursos, a área regulamenta e apoia a distribuição e gestão dos benefícios, seja via editais e processos específicos, a depender de cada instância concedente, seja via suporte técnico-administrativo.
Adicionalmente, objetivando a ampliação do espaço para troca de conhecimentos de saberes, parcerias de pesquisas e projetos, a ATITUS possibilita o acolhimento e integração de pesquisadores de outras IES para um período de pós-doutorado voluntário através de edital específico publicado por cada PPGSS.
A ATITUS, entendendo o seu papel no desenvolvimento da região Sul do Brasil, dispõe do Programa de Bolsas de Doutorado que com incentivos próprios e objetiva apoiar discentes vinculados aos programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em nível doutorado, formando, atraindo e fixando docentes pesquisadores por meio da concessão de bolsas de estudo e pesquisa, considerando as necessidades sociais e de mercado. O número de cotas de bolsas ofertadas varia de acordo com disponibilidade orçamentária anual.
O Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) – Pós-Doutorado Estratégico tem como objetivo contribuir para o aperfeiçoamento do Sistema Nacional de Pós-Graduação, a partir da consolidação dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu acadêmicos “Emergente” e “em Consolidação”. As cotas são disponibilizadas pela CAPES através de edital específico, onde constam as diretrizes para a seleção e enquadramento das IES contempladas, bem como, a projeção do orçamento para a distribuição das bolsas.
Ao apresentar a Política de Inovação, em consonância com a Lei nº 10.973/04 (Lei de Inovação Tecnológica), regulamentada pelo Decreto nº 9283/18, Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação, e as respectivas legislações complementares, as prioridades da política nacional de ciência, tecnologia e inovação, e com a política industrial e tecnológica nacional, a ATITUS por meio das suas linhas de atuação e diversas áreas relacionadas à tecnologia e inovação, atua para:
Atuar na constituição de ambientes e mecanismos promotores de inovação, com capacidade para potencializar os resultados da disseminação de novos conhecimentos e da transferência de tecnologia;
Apoiar ações e projetos de inovação social, com abrangência local, regional, nacional ou global, e com potencial de impacto em setores menos privilegiados da sociedade;
Entende-se por Programa um conjunto articulado de projetos e outras ações de extensão, preferencialmente de caráter multidisciplinar sendo integrado a atividades de pesquisa e ensino, com caráter institucional e integrador no território de abrangência, com clareza de diretrizes e orientação para um objetivo comum, executado a médio e longo prazo. Na ATITUS cada Escola comporta um (1) Programa de Extensão, que segue os fluxos, Diretrizes e Regulamentos gerais, possuindo um Coordenador encarregado de mapear, registrar e comunicar as atividades desenvolvidas.
O Projeto de extensão na ATITUS possui processos de avaliação reflexiva e crítica, buscando sempre evidenciar o que se faz, como se faz, para quem se faz; e, principalmente, por que se faz. Assim, um Projeto de extensão deve buscar solucionar problemas existentes, de interesse e necessidade da sociedade, ampliando a relação desta com a Universidade. Envolve ações de conscientização, capacitação, difusão de informação, tecnologia e cultura, consultorias, emissão de laudos, entre outras, e busca a construção de ações geradoras de leituras contemporâneas do mundo, capazes de questionar e reconhecer demandas latentes, desenvolvendo com isto a capacidade crítica e fomentar o empoderamento do aluno e da comunidade no processo de cocriação de conhecimento.
O Evento é entendido com a ação que implica na apresentação e/ou exibição pública, livre ou com clientela específica, do conhecimento, serviço ou produto cultural, artístico, esportivo, científico e tecnológico desenvolvido pela ATITUS, podendo abranger atividades como cursos, oficinas, eventos e prestação de serviços. Em todos os eventos extensionistas o aluno deverá ser agente ativo, devendo necessariamente atuar na organização, realização e desenvolvimento das atividades.
Ampliação do intercâmbio com órgãos públicos e privados e agências não governamentais, articulando parcerias;
Promoção de extensão direcionada à inovação e ao empreendedorismo em seu mais amplo aspecto;
Extensão como meio de co-criação do conhecimento, em ações de transformação da realidade;
Fomentar a indissociabilidade entre ensino – pesquisa – extensão;
Promover a interação dialógica entre a Instituição e os diversos setores da sociedade, como mecanismo de construção e intercâmbio de saberes;
Ampliar a interação de saberes por meio da interdisciplinaridade e, consequentemente, pela interação de modelos, conceitos e metodologias oriundas de variadas disciplinas e áreas de conhecimento, assim como pela construção de alianças intersetoriais, interorganizacionais e interprofissionais;
Incrementar ações de extensão efetivas vinculadas ao processo de formação e/ou qualificação de pessoas e desenvolvimento de conhecimento;
Promover o enriquecimento da experiência discente, gerando impacto na formação do estudante;
Fortalecer a relação da Instituição com os distintos setores da sociedade, gerando impacto e transformação social;
Garantir uma atuação voltada ao atendimento das demandas da sociedade e promotora do desenvolvimento econômico, social e cultural.
Viabilizar uma articulação ativa com o mundo do trabalho, fomentar o intraempreendedorismo, empreendedorismo e negócios de impacto social;
Desenvolver concomitantemente competências técnicas, cognitivas, sócio emocionais e comportamentais, engendrando a capacidade de resolução de problemas complexos, num contexto de mundo real;
A partir dos objetivos e premissas estabelecidos, são desenvolvidas as seguintes políticas: