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Capítulo VI

A Pesquisa, A Extensão

E A Inovação Tecnológica

Na Atitus

6.1 A Pesquisa Na Atitus

A pesquisa, como dimensão da Universidade e indissociável do ensino e da extensão, é um processo de construção do saber que objetiva a produção e/ou a ampliação do conhecimento científico e tecnológico. Logo, o processo de aprendizagem desenvolvido na graduação e pós-graduação tem o seu processo qualificado através das atividades de pesquisa.

A ATITUS compreende a pesquisa como um conjunto de ações e reflexões estruturadas sistematicamente que geram conhecimento científico, de base e aplicado, a fim contribuir ao desenvolvimento social, qualificando e estreitando a relação entre ensino e extensão e propondo soluções reais às dificuldades e necessidades da sociedade.

A pesquisa básica tem como objetivo compreender as leis da natureza, os fenômenos naturais e como eles se apresentam. Já a pesquisa aplicada tem a finalidade de produzir uma aplicação direta e funcional, voltada para o uso de conhecimentos pré-existentes para a aquisição de novos saberes e, a partir destes, gerar a resolução de problemas. Assim, a ciência básica e a ciência aplicada estão inter-relacionadas, havendo uma lógica de complementaridade entre elas.

Em âmbito nacional contamos com uma estrutura consolidada e uma regulamentação complexa e abrangente de ciência, tecnologia e inovação, vinculada a instituições e órgãos federais pautados no dever constitucional do Estado, que tem como princípios: “A educação, direito de todos e dever do Estado” (Constituição Federal, 1988, Art. 205) e “O Estado promoverá e incentivará o desenvolvimento científico, a pesquisa, a capacitação científica e tecnológica, e a inovação” (Constituição Federal, 1988, Art. 208).

A pesquisa, como alicerce para qualificação do ensino ofertado, garante o avanço do conhecimento no âmbito científico e tecnológico. Nesse sentido, a ATITUS posiciona-se como uma plataforma de educação, com foco nos negócios, trocas e conexões humanas, por meio de imersões práticas e gerando um ambiente de cocriação e colaboração. Assim, a IES se propõe a impulsionar a formação e a carreira dos seus discentes, promovendo a integração e interação entre alunos, mercado e sociedade e apoiando a pesquisa para o desenvolvimento do conhecimento científico e tecnológico. Tem como objetivo, portanto, a criação e preparação de recursos humanos para atuarem na resolução de problemas regionais, estaduais e nacionais, tendo como base o conhecimento e as evidências científicas.

A ATITUS conta com uma estrutura de pesquisa voltada à consolidação da cultura científica na instituição, com foco na construção e desenvolvimento da ciência como processo de transferência de conhecimento e fonte potencial de impacto social. Para isso, vem investindo constantemente em espaços e infraestruturas de laboratórios com insumos, salas de discussões e estudo para grupos de pesquisa, proporcionando assim, um ambiente promissor para o desenvolvimento de um diálogo construtivo e consequente aprimoramento do pensamento científico e das pesquisas.

6.1.1 Premissas

A política de pesquisa da ATITUS segue as seguintes premissas:

A

A integração e a interdisciplinaridade dos campos da pesquisa, ensino e extensão, da graduação até a pós-graduação, orientadas pelas demandas sociais e de mercado;

B

O incentivo a criação e organização de projetos e grupos de pesquisa institucionais e entre diferentes IES, em âmbito nacional e internacional;

C

O estímulo à produção acadêmica e a participação de discentes e docentes da graduação e da pós-graduação em eventos nacionais e internacionais e em revistas científicas indexadas, com coparticipação interinstitucional nacional e internacional;

D

A indissociabilidade do processo de qualificação do ensino, com o entendimento de que excelência acadêmica pressupõe, entre outros fatores, corpo docente com elevada proporção de pesquisadores;

E

A promoção de iniciativas de pesquisa vinculadas às áreas e linhas de pesquisa dos seus respectivos Programas de Pós-graduação, atendendo aos critérios e às especificidades das agências reguladoras e de fomento;

F

O entendimento de que a integração das ações de ensino, pesquisa e extensão, visando impacto tecnológico, social, cultural, entre outros, oportuniza a formação de pessoas com competência para contribuir com as transformações nos diferentes lócus de atuação profissional;

G

A percepção de que as políticas de pesquisa terão maior relevância quando as iniciativas e os projetos estiverem direcionados à inovação e ao empreendedorismo, com a geração de impacto social, científico e/ou tecnológico.

6.1.2 Objetivos

Através da pesquisa visa-se incentivar, desenvolver e consolidar a cultura científica na instituição, tendo como principais objetivos:

A

Estimular a pesquisa como principal mecanismo de desenvolvimento do pensamento científico e inovador;

B

Promover e articular o conjunto de ações e programas de pesquisa, iniciação científica e tecnológica, a partir da participação de discentes e docentes da graduação e da pós-graduação;

C

Estimular a prática da interdependência da pesquisa básica, entendida como aquela que investiga fenômenos e seus fundamentos, com a pesquisa aplicada – voltada à otimização de processos, produtos e/ou à proposição de soluções de problemas reais em diferentes áreas de atuação e em contextos sociais, econômicos e mercadológicos;

D

Formar recursos humanos capacitados para impactar de forma positiva e propositiva a sociedade;

E

Fortalecer os grupos de pesquisa e os Programas de Pós-graduação Stricto Sensu, enquanto instrumento principal de produção de conhecimento, com impacto direto e indireto na sociedade, por meio da apresentação de soluções a problemas advindos da academia, da sociedade e/ou empresas públicas ou privadas;

F

Estimular a internacionalização através de parcerias e projetos com instituições renomadas;

G

Fomentar a criação de espaços e a consolidação de grupos de pesquisa interdisciplinares ligados a redes de pesquisa nacionais e internacionais;

H

Incentivar, através de uma estratégia de produtividade acadêmica, a publicação em revistas científicas indexadas e de reconhecida qualidade nacional e internacional;

i

Estimular nos discentes o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias à pesquisa por meio da participação em projetos e/ou grupos de pesquisa;

J

Divulgar e socializar de forma acessível e em linguagem compreensível a produção científica e tecnológica aos diferentes segmentos da sociedade;

K

Estimular a participação dos pesquisadores em editais de fomento de caráter governamental e de iniciativa privada, nacionais e internacionais;

6.1.3 Políticas

De acordo aos objetivos e premissas são adotadas as seguintes políticas:

A

Institucionalizar grupos de estudo e pesquisa, espaços coletivos para estudo, laboratórios de inovação e formalizar diálogo constante e próximo entre IES, docentes e discentes, efetivando a pesquisa como principal mecanismo de desenvolvimento;

B

Ofertar mecanismos que introduzem o discente no universo da pesquisa e suas especificidades desde seu ingresso no curso, por meio de disciplinas, cursos e treinamentos de curta duração ministrados por docentes e biblioteca;

C

Desenvolver em todos os níveis as pesquisas que promovam resoluções de problemas provenientes de necessidades acadêmicas, sociais e de mercado;

D

Formar recursos humanos capacitados para impactar de forma positiva e propositiva a sociedade;

E

Promover a divulgação da produção científica institucional, para a comunidade interna e externa, como forma de incentivar o interesse pela científica e transferir conhecimento;

F

Criar mecanismos que tratem de divulgar de forma compreensível as pesquisas realizadas e seus possíveis impactos para comunidade acadêmica e sociedade;

G

Organizar a criação de espaços e a consolidação de grupos de pesquisa interdisciplinares ligados a redes de pesquisa nacionais e internacionais;

H

Catalogar e divulgar entre os docentes os editais e as revistas científicas nacionais e internacionais, nas quais é possível fazer a publicação de artigos científicos.

6.1.4 Responsabilidades

As políticas de Pesquisa, Iniciação Científica e Inovação Tecnológica são de responsabilidade da Direção de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão.

6.2 Organização, Gestão, Instâncias E Atores Da Pesquisa

Na ATITUS a Pesquisa, a Iniciação Científica e a Inovação Tecnológica estão institucionalizadas e regulamentadas. Isso possibilita a gestão, desenvolvimento e acompanhamento da produção científica e tecnológica, nos cursos de graduação e de pós-graduação, bem como orienta docentes e discentes envolvidos nas atividades de pesquisa e inovação tecnológica.

6.2.1 Gestão da Pesquisa

A gestão e acompanhamento dos PPGs e da pesquisa está sob responsabilidade da Direção de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão a qual é assessorada pela Área de Pós-graduação Stricto Sensu, Pesquisa e Extensão e as Comissões científicas de pesquisa na sua efetivação.

As instâncias institucionais de regulação, gestão e incentivo à pesquisa no âmbito da ATITUS, são:

Direção de Pós-Graduação Stricto Sensu, Pesquisa e Extensão;
Direção do Campus;
Comitê de Gestão de Pós-Graduação Stricto Sensu e Pesquisa;
Área de Pós-Graduação Stricto Sensu, Pesquisa e Extensão;
Comitê Externo no Processo de Seleção e de Avaliação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC/CNPq e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – PIBITI/CNPq;
Comissão de Bolsas dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu e Pesquisa;
Colegiados dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu;
Comitê de Ética em Pesquisa – CEP;
Comissão de Ética no Uso de ANIMAIS – CEUA.
Cada instância é composta e regulamentada através de normativas próprias, nas quais apresentam-se a composição, funcionamento e suas atribuições.

6.2.1.1 Comitê de Gestão de Pós-Graduação Stricto Sensu e Pesquisa

O Comitê de Gestão de Pós-Graduação Stricto Sensu e Pesquisa (CPGSSP) é o órgão colegiado, interdisciplinar, de caráter consultivo e deliberativo, responsável pela definição das diretrizes gerais, pela operacionalização e gerenciamento da Pós-graduação Stricto Sensu e da Pesquisa na ATITUS.

Tem por objetivo institucionalizar um fórum estratégico da área de Pós-graduação Stricto Sensu e Pesquisa que viabilize a execução coordenada da estratégia projetada no PDI, permitindo a análise crítica e planejamento de ações em relação a melhoria de performance na instituição.

O CPGSSP está composto pela Direção de Pós-Graduação Stricto Sensu, Pesquisa e Extensão, como presidente, pelas coordenações de cada um dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu e pela Especialista de PGSS e Pesquisa.

6.2.1.2 Comissão Institucional de Acompanhamento e Seleção dos Bolsistas de Iniciação Científica e Iniciação Tecnológica Do CNPq

O Comitê institucional de acompanhamento tem como objetivo analisar, avaliar e acompanhar o desenvolvimento dos bolsistas envolvidos na pesquisa. O comitê é constituído por pesquisadores nomeados pela presidência institucional, observando e garantindo o equilíbrio das áreas de conhecimentos, conforme previsto nos termos da regulamentação do CNPq.

6.2.1.3 Comitê Externo do Processo de Seleção e de Avaliação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/CNPq e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - PIBITI/CNPq

O Comitê Externo do Processo de Seleção e de Avaliação do Programa Institucional de Bolsas IC e ITI/CNPq, tem como objetivo deliberar e validar sobre o processo de seleção e avaliação do programa de bolsas PIBIC e PIBITI desempenhado pela instituição. O comitê é constituído por pesquisadores externos sem vínculo institucional, convidados e nomeados pela Direção de Pós-Graduação Stricto Sensu, Pesquisa e Extensão, regido e regulamentado pelas normativas internas e do CNPq, observando e garantindo o equilíbrio das áreas de conhecimentos institucionais.

6.2.1.4 Comitê de Ética em Pesquisa – CEP

O Comitê de Ética em Pesquisa da ATITUS é um colegiado interdisciplinar e independente, de caráter consultivo, deliberativo e educativo, criado para defender os interesses dos sujeitos da pesquisa em sua integridade e dignidade e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa de acordo com os padrões éticos, regulamentados pelo Conselho Nacional de Saúde de acordo com as Resoluções CNS 196/1996 e 370/2007.

6.2.1.5 Comissão de Ética no Uso de Animais – CEUA

A Comissão de Ética no Uso de Animais da ATITUS, é um órgão assessor, interdisciplinar e independente, de caráter consultivo, deliberativo e educativo, tem por finalidade avaliar as atividades de ensino e pesquisa científicas desenvolvidas com animais não-humanos das espécies classificadas como filo Chordata, subfilo Vertebrata, observada na legislação ambiental. Credenciada junto ao Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA).

6.2.2 Pesquisadores

A formação de pesquisadores, docentes e pessoas de alta qualificação se consolida no processo que envolve a estrutura de Pós-graduação Stricto Sensu, em seus diversos vieses, de ensino, pesquisa e extensão. A ATITUS acredita que seu egresso deve estar preparado para responder ativa e propositivamente às demandas sociais e mercadológicas e para isso estrutura, prepara e fornece um ensino voltado às necessidades apresentadas pelo discente, pelo contexto social e empresarial sempre pautando as melhores práticas consolidadas nacional e internacionalmente, desde seu ingresso. As linhas de negócios, Programas, grupos de pesquisa, projetos e disciplinas estão integradas às realidades e necessidades sociais e de mercado.
Os pesquisadores, como base do processo de constituição e estruturação de uma IES, no âmbito desta política são considerados os seguintes sujeitos: graduandos, pós-graduandos e professores envolvidos direta ou indiretamente com atividades de pesquisa, dentro do contexto de sua atuação e das exigências da instituição e suas respectivas instâncias regulamentadoras internas e externas

6.2.3 Grupos de Pesquisa e Projetos de Pesquisa

Os Grupos de Pesquisa são formados a partir da união de pesquisadores sobre um tema de interesse comum de uma ou mais linhas de pesquisa vinculadas a um ou mais PPGSS, atuando, quando possível, em uma modalidade abrangente e interdisciplinar. São proporcionados aos pesquisadores espaços físicos, materiais de laboratórios e infraestrutura adequada para o melhor desempenho de seus projetos.
Os grupos de pesquisa da ATITUS são coordenados por docentes pesquisadores com vínculo nos Programas de Stricto Sensu da IES e cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, sendo de responsabilidade do coordenador do grupo de pesquisa e/ou do projeto de pesquisa, a gestão, o acompanhamento das ações e atividades desenvolvidas pelos seus membros.
O Projeto de Pesquisa é compreendido como a atividade científica voltada a um determinado tema específico, com objetivos, metodologia e duração definidos. Cada Projeto deverá estar de acordo e vinculado a, ao menos, uma das Linhas de pesquisa do PPGSS. A partir dos Grupos de Pesquisas, institucionalizam-se os projetos de pesquisa, organizados via estruturas de diálogo entre docentes, discentes, comunidade acadêmica e sociedade.
Os projetos de pesquisa institucionalizados são coordenados por docentes vinculados aos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu ou a Propostas de Cursos Novos em elaboração (APCN) da ATITUS. Igualmente, os projetos deverão manter a sinergia com as expertises de pesquisa do seu docente/coordenador e dos pesquisadores colaboradores, com as disciplinas ministradas e/ou com as pesquisas orientadas por eles no âmbito dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, podendo envolver docente da graduação e da Pós-graduação Lato Sensu com temáticas de pesquisa afins.
A ATITUS permite a participação voluntária de discentes, docentes e participantes externos em grupos de pesquisa e projetos. A inserção de colaboradores externos nos projetos de pesquisa deve ser justificada pela expertise de pesquisa e/ou atuação profissional na(s) temática(s) do projeto. Preferencialmente, deve-se contar com a participação de alunos de graduação, mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da ATITUS, a fim de validar a interação entre as distintas instâncias do ensino.
A produção científica, técnica e/ou artística dos docentes dos PPGSS da ATITUS deve ser desenvolvida com base nos projetos de pesquisa institucionalizados, conforme instruções dos documentos de área da CAPES.

6.2.4 O Incentivo à Pesquisa e Produção Acadêmica Discente e Docente

A produção intelectual é a base norteadora do conhecimento científico que é publicado e disponibilizado através de seus diversos formatos. A ATITUS, através de políticas de incentivo, bolsas de graduação e pós-graduação, grupos de estudo e pesquisa, atua fortalecendo e integrando os diversos atores para produção constante e qualificada de pesquisas que impactam positivamente no contexto social e que possam ser aplicadas como soluções a partir de demandas apresentadas pelo mercado.
A ATITUS busca criar um vínculo entre graduação e pós-graduação, através de bolsas de iniciação científica e inovação tecnológica, que levam o graduando a integrar-se propedeticamente ao universo da pesquisa. Estas bolsas são provenientes de editais e concessões da ATITUS e/ou de agências públicas de fomento, oportunizando aos interessados participarem de eventos, grupos de estudo, grupos de pesquisa e projetos de pesquisa e extensão.
Em âmbito geral e visando incentivar o desenvolvimento da pesquisa e o envolvimento de discentes na ciência, a ATITUS disponibiliza cotas de bolsas e descontos em mensalidades por meio de recursos próprios para: Iniciação Científica (IC); Iniciação Tecnológica e Inovação (ITI); Bolsas de Mestrado (MS); e Bolsas de Doutorado (DR). Os programas e benefícios de pesquisa ofertados institucionalmente estão detalhados a seguir.

Ainda, por meio da Fundação Meridional, a ATITUS disponibiliza Bolsas de Produtividade em Pesquisa (BPP) e suporte financeiro para aplicação em pesquisas aos docentes permanentes vinculados aos PPGSS.
Além disso, a ATITUS, por meio da Área de Pós-Graduação Stricto Sensu, Pesquisa e Extensão, busca meios de incentivos de natureza externa, vinculados a agências públicas de fomento, estaduais e nacionais, através de chamadas para concorrer à concessão de bolsas e financiamento de projetos de pesquisa, assim como parcerias externas privadas (órgãos não governamentais, empresas e organizações sem fins lucrativos). A partir da concessão de cotas e recursos, a área regulamenta e apoia a distribuição e gestão dos benefícios, seja via editais e processos específicos, a depender de cada instância concedente, seja via suporte técnico-administrativo.

6.2.5 Programas Institucionais de Pesquisa

A inserção gradual e qualificada do discente no universo de pesquisa é um dos processos fundamentais na formação acadêmica de nível superior. Através de incentivos financeiros provenientes de bolsas institucionais e disponíveis por agências de fomento públicas, o discente tem a oportunidade de dedicar-se ao aprendizado necessário, estruturando uma base de conhecimento que colabora para construção de um raciocínio que o incorpore no contexto da pesquisa acadêmica.
Os Programas Institucionais de Pesquisa são financiados com recursos próprios ou provenientes de agências públicas de fomento ou parcerias com empresas públicas e privadas. Todos os programas são regulamentados por suas respectivas normativas, com processos e editais próprios. Os recursos das bolsas são definidos anualmente, de acordo com as cotas disponibilizadas e o orçamento de execução dos projetos e as horas de orientação são custeadas com recursos institucionais próprios.

Adicionalmente, objetivando a ampliação do espaço para troca de conhecimentos de saberes, parcerias de pesquisas e projetos, a ATITUS possibilita o acolhimento e integração de pesquisadores de outras IES para um período de pós-doutorado voluntário através de edital específico publicado por cada PPGSS.

6.2.5.1 Programa de Bolsas de Produtividade em Pesquisa

O programa de bolsas de produtividade em pesquisa é realizado pela a Fundação Meridional em parceria com os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu e objetiva o fortalecimento e a qualificação da produção docente. Anualmente, são distribuídas cotas de bolsas, a partir do orçamento anual disponível, aos docentes que possuem produção qualificada comprovada em sua área, de acordo com os padrões de exigência definidos pelos Conselhos Técnico-Científicos de cada uma das áreas de avaliação da CAPES. O programa é regulamentado por normativas e edital próprio, publicados anualmente.

6.2.5.2 Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica/PIC e Iniciação Tecnológica/PITI - ATITUS

O Programa de bolsas PIC e PITI ATITUS é financiado por recursos próprios da IES, e tem como objetivo principal promover a inserção dos alunos de graduação em atividades, métodos e técnicas de pesquisa tecnológica para o desenvolvimento e a transferência de novas tecnologias, contribuindo para a inovação em distintas áreas do conhecimento, para a produção de conhecimento qualificado e para a socialização dos resultados.

6.2.5.3 Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/CNPq/ATITUS

A ATITUS realiza o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), cujo o objetivo é o desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa de estudantes de graduação, qualificando-os para os programas de Pós-Graduação. Visa também a integração da graduação com a pós-graduação e contribui na formação científica de pesquisa e recursos humanos.

6.2.5.4 Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - PIBITI/CNPq/ATITUS

Esse programa é realizado pela ATITUS em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) através do Programa de distribuição de bolsas, tem por objetivo estimular os jovens do ensino superior nas atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação. Contribui para a formação e inserção de estudantes em atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação; para a formação de recursos humanos que se dedicarão ao fortalecimento da capacidade inovadora das empresas no país, e para a formação do cidadão pleno, com condições de participar de forma criativa e empreendedora na sua comunidade.

6.2.5.5 Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e de Iniciação Tecnológica e Inovação – PROBIC E PROBITI/FAPERGS/ATITUS

Esse programa é realizado pela ATITUS em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS), objetivando promover, desde a graduação, o interesse pela pesquisa científica, pelo desenvolvimento tecnológico e a inovação, bem como a complementação da formação acadêmica através de espaços que fortalecem e estimulam o acesso de estudantes de graduação aos processos de pesquisa científica, desenvolvimento tecnológico e inovação e a formação de profissionais altamente qualificados.

6.2.5.6 Bolsas de Pós-Graduação Stricto Sensu - Nível Mestrado e Doutorado e Estágio Pós-Doutoral

A Pós-Graduação Stricto Sensu, como base da formação de pesquisadores e pessoal qualificado para docência, recebe incentivos financeiros e de bolsas, tanto através de financiamento próprio da ATITUS, quanto provenientes de editais disponibilizados por agências de fomento público. O número de cotas é definido anualmente de acordo com o orçamento institucional e/ou dos órgãos financiadores e os critérios de seleção são regulamentados por edital específico.

6.2.5.7 Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares - PROSUP/CAPES/ATITUS

A ATITUS participa do Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares (PROSUP), promovido pela Capes, que tem a finalidade contribuir para o desenvolvimento e a manutenção de padrões de excelência e eficiência na formação de recursos humanos de alto nível, por meio da concessão de bolsas de estudo e taxas escolares, nos níveis de mestrado e doutorado.

6.2.5.8 Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação Estratégico de Consolidação dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu acadêmicos – CAPES/ATITUS

A ATITUS participa do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação Estratégico de Consolidação dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu acadêmicos, disponível pela CAPES. Tem como objetivo principal apoiar os PPGs com notas 3 e 4 de modo a contribuir para a consolidação e redução de assimetrias identificadas no âmbito do Plano Nacional de Pós-Graduação (SNPG) a partir da formação de mestres e doutores.

6.2.5.9 Programa de Bolsas De Mestrado FAPERGS/CAPES/ATITUS

O Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) – Parcerias Estratégicas nos Estados. Realizado a partir de uma parceria FAPERGS e CAPES, tem como objetivo promover a capitalização das ações de formação de recursos humanos altamente qualificados, para desenvolver e fortalecer a pós-graduação e a pesquisa nos Estados da Federação, por meio da interação entre o Governo, a universidade, a iniciativa privada ou o terceiro setor, propiciando o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação do País.

6.2.5.10 Programa Institucional de Bolsas de Doutorado ATITUS

A ATITUS, entendendo o seu papel no desenvolvimento da região Sul do Brasil, dispõe do Programa de Bolsas de Doutorado que com incentivos próprios e objetiva apoiar discentes vinculados aos programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em nível doutorado, formando, atraindo e fixando docentes pesquisadores por meio da concessão de bolsas de estudo e pesquisa, considerando as necessidades sociais e de mercado. O número de cotas de bolsas ofertadas varia de acordo com disponibilidade orçamentária anual.

6.2.5.11 Programa Nacional de Pós-Doutorado - PNPD/CAPES/ATITUS

O Programa Nacional de Pós-Doutorado da CAPES, é um programa de concessão institucional que financia estágios pós-doutorais em Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu acadêmicos, recomendados pela CAPES.

As cotas de bolsas oferecidas variam de acordo com critérios definidos pela CAPES, que podem levar em conta o desempenho do PPG na avaliação quadrienal, as áreas de apoio estratégico, a região em que se situa a IES, entre outros. Os PPGs contemplados são responsáveis pela seleção e acompanhamento dos bolsistas, assim como pela definição de seus objetivos e atividades. O programa PNPD tem como principal objetivo: promover a realização de estudos de alto nível; reforçar os grupos de pesquisa nacionais; renovar os quadros dos Programas de Pós-Graduação (PPG) nas instituições de ensino superior e de pesquisa e promover a inserção de pesquisadores brasileiros e estrangeiros em estágio pós-doutoral, estimulando sua integração com projetos de pesquisa desenvolvidos pelos Programas de Pós-Graduação no país.

6.2.5.12 Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) Pós-Doutorado Estratégico – CAPES/ATITUS

O Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) – Pós-Doutorado Estratégico tem como objetivo contribuir para o aperfeiçoamento do Sistema Nacional de Pós-Graduação, a partir da consolidação dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu acadêmicos “Emergente” e “em Consolidação”. As cotas são disponibilizadas pela CAPES através de edital específico, onde constam as diretrizes para a seleção e enquadramento das IES contempladas, bem como, a projeção do orçamento para a distribuição das bolsas.

6.2.6 Propriedade Intelectual

Todo processo envolvido por questões legais, que esteja vinculado a projetos de pesquisa e que necessite suporte e proteção jurídica referente a proteção intelectual e sua exploração econômica, conta com apoio institucional, por meio de seus Departamento Jurídico e do Núcleo de Inovação Tecnológica – NIT/ATITUS e são regulamentadas por resoluções próprias.

6.2.7 Difusão da Produção Intelectual

O conhecimento produzido a partir das pesquisas e processos acadêmicos deve transbordar seu contexto e ser apresentado à comunidade, exercendo seu papel de impactar a realidade. Portanto, além do incentivo e apoio constante aos projetos de pesquisa, é fundamental que a produção bibliográfica advinda destes seja disponibilizada tanto à comunidade acadêmica, quanto à sociedade em geral, em uma linguagem adequada para diferentes públicos. Pensando nisso, a ATITUS provoca seus pesquisadores a difundir suas pesquisas através da publicação de artigos, em revistas científicas nacionais e internacionais indexadas, avaliadas por pares, e consolidadas por meio da avaliação Qualis-CAPES, como é o caso das revistas da própria instituição, assim como a publicação de trabalhos acadêmicos e científicos em eventos. Igualmente, reforça-se a relevância da publicação de versões dos textos em linguagem acessível à comunidade externa à IES, por meio de reportagens, redes sociais e mídias digitais.

Neste mesmo contexto, a ATITUS promove anualmente a Mostra de Iniciação Científica e de Extensão Comunitária e a Mostra de Pesquisa de Pós-Graduação, como um dos momentos institucionais onde há abertura e a apresentação das pesquisas em produção e em fase de resultados. É o espaço de discussão destinado aos pesquisadores iniciantes, da ATITUS e outras IES, para troca de experiências e conhecimentos. O evento é aberto a toda comunidade acadêmica, interna e externa, e sociedade. Apresenta, em cada edição, um tema norteador pautado nas questões que integram o debate acadêmico e social.

Visando promover e qualificar a pesquisa no contexto regional e nacional, a ATITUS se dispõe a atuar no universo da produção científica avaliada por pares. Nesta perspectiva, financia a produção de revistas científicas vinculadas aos seus PPGSS, mantendo uma estrutura própria de Portal de Periódicos Científicos, com editores vinculados aos PPGSS que se dedicam ao cumprimento desta função. As revistas científicas da ATITUS buscam sua consolidação baseadas nas estruturas e exigências da CAPES (Qualis) e nas melhores práticas nacionais e internacionais.

6.3 Política De Inovação

A inovação, como parte do processo de crescimento e desenvolvimento sustentável das nações, tem sido priorizada pelos governos através de políticas públicas de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). A ATITUS, como instituição de ensino superior que tem em suas estruturas basilares a inovação e o empreendedorismo, atua integrando comunidade acadêmica, sociedade e o ramo empresarial, apresentando a estes atores, em acordo aos preceitos do Novo Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação, a “introdução de novidade ou aperfeiçoamento no ambiente produtivo e social que resulte em novos produtos, serviços ou processos ou que compreenda a agregação de novas funcionalidades ou características a produto, serviço ou processo já existente que possa resultar em melhorias e em efetivo ganho de qualidade ou desempenho” (Lei nº 13243/2016).

Em um contexto legal, baseamo-nos nos preceitos da Emenda Constitucional nº 85/2015, Lei nº 10.973/2004 e outras 8 Leis alteradas pela Lei nº 13.243/2016, Decreto regulamentador nº 9.283/2018 e Lei Complementar nº 182/2021, que estabelecem medidas de incentivo à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo, assim como à criação de startups e spinoffs, com vistas à capacitação tecnológica, ao alcance da autonomia tecnológica e ao desenvolvimento do sistema produtivo nacional e regional do País, nos termos dos artigos 218, 219 e 219-A da Constituição Federal.

A inovação tecnológica como uma das precursoras modernas de quebra de paradigmas, tornou-se parte integrante de todos os processos, na manufatura até os conglomerados industriais, a definição de inovação tecnológica baseia-se na “concepção de novo produto ou processo de fabricação, bem como a agregação de novas funcionalidades ou características ao produto ou processo que implique melhorias incrementais e efetivo ganho de qualidade ou produtividade, resultando maior competitividade no mercado” (Lei nº 11.196/2005 [Lei do Bem]).

A ATITUS dispõe de estruturas e parcerias para, em conjunto com as necessidades sociais e de mercado, colaborar, estruturar e preparar spinoffs e startups, compreendidas respectivamente como: organizações empresariais criadas a partir de organizações pré-existentes, sejam elas empresas ou instituições de ensino, ciência e tecnologia, por meio do esforço intelectual de indivíduos intraempreendedores, tais como dirigentes, colaboradores, docentes, discentes e alumni e, startup, definição dada pela Lei Complementar nº 182, de 1º de junho de 2021, como “organizações empresariais ou societárias, nascentes ou em operação recente, cuja atuação caracteriza-se pela inovação aplicada a modelo de negócios ou a produtos ou serviços ofertados”.

Também são ofertados, através da estrutura de pesquisa institucional, serviços tecnológicos e técnicos que compreendem desde a pesquisa básica, pesquisa aplicada e implementação de programas de inovação em parceria com organizações públicas e privadas até a utilização de laboratórios e demais estruturas ou soluções acadêmicas, científicas e tecnológicas que tenham potencial para resolver problemas reais da sociedade e do mercado.

6.3.1 Compromissos Institucionais no Campo da Inovação

Ao apresentar a Política de Inovação, em consonância com a Lei nº 10.973/04 (Lei de Inovação Tecnológica), regulamentada pelo Decreto nº 9283/18, Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação, e as respectivas legislações complementares, as prioridades da política nacional de ciência, tecnologia e inovação, e com a política industrial e tecnológica nacional, a ATITUS por meio das suas linhas de atuação e diversas áreas relacionadas à tecnologia e inovação, atua para:

Incentivar a criação e o desenvolvimento de startups e spinoffs;
Promover a transferência de tecnologia para a sociedade e o mercado;
Estruturar a atuação institucional de forma a criar alianças estratégicas com o ambiente produtivo local, regional, nacional ou internacional, que orientem a geração de inovação;
Fomentar o empreendedorismo acadêmico, estabelecendo modelos de gestão que apoiem tais iniciativas, em parceria com órgãos públicos e privados;
Promover mecanismos promotores de empreendimentos inovadores e apoiar a geração de técnicas eficazes derivadas de produtos, métodos e teorias consolidados;
Realizar projetos de extensão e a prestação de serviços tecnológicos e técnicos;

Atuar na constituição de ambientes e mecanismos promotores de inovação, com capacidade para potencializar os resultados da disseminação de novos conhecimentos e da transferência de tecnologia;

Fomentar a criatividade e as inovações tecnológicas provenientes do capital intelectual de pesquisadores, docentes e discentes da ATITUS, incentivando a proteção da propriedade intelectual;
Criar e implementar mecanismos que proporcionem a adequada gestão da propriedade intelectual desenvolvida na ATITUS, incluindo produtos acadêmicos derivados, assim como o licenciamento de tecnologias e sua transformação em soluções de mercado, por meio de parcerias com indivíduos ou organizações públicas e privadas;
Orientar ações institucionais de capacitação de recursos humanos em empreendedorismo, gestão da inovação, transferência de tecnologia e propriedade intelectual em cursos de graduação e pós-graduação, de formação transversal complementar, incentivando parcerias com outras instituições;

Apoiar ações e projetos de inovação social, com abrangência local, regional, nacional ou global, e com potencial de impacto em setores menos privilegiados da sociedade;

Fomentar a educação e disseminação de novas tecnologias para todos os públicos de relacionamento da ATITUS, e
Incentivar a inovação aberta e o desenvolvimento de parcerias com organizações públicas e privadas do ecossistema de inovação.

6.4 A Extensão Na Atitus

A Curricularização da Extensão foi inicialmente concebida no PNE 2001-2010, sendo efetivada no PNE 2014-2024 e na Resolução CNE/CES nº 7/2018, passando a ser obrigatória para os cursos de graduação e facultativa para os cursos de pós-graduação.

O PNExt pauta-se na indissociabilidade de ensino, pesquisa e extensão, respeitada a autonomia universitária, nos termos do art. 207 da Constituição Federal do Brasil e arts. 43, VII, 44, IV, 52, caput, 53, III e 77, §2°, da Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Considerando o consenso de que a Extensão deve ser entendida como atividade acadêmica preferencialmente interdisciplinar que articula o Ensino e Pesquisa, bem como viabiliza a interação dialógica entre a comunidade acadêmica e a sociedade. A Interação Dialógica é estabelecida como desenvolvimento de relações entre universidade e setores sociais marcadas pelo diálogo, pela ação de mão-dupla, de troca de saberes, de superação do discurso da hegemonia acadêmica (FORPROEX, 2001). Pautada pela troca de conhecimentos e cocriação de saberes entre diferentes atores da sociedade.

Desta forma, a ATITUS entende que a extensão diz respeito ao estreitamento de laços com a sociedade e a formação crítica, ética e cidadã dos nossos estudantes, proporcionando condições para que o conhecimento acadêmico e científico se converta em Tecnologias Sociais (TSs) e em efetivo impacto social. Visando consolidar a identidade extensionista e cumprindo com sua função social, a ATITUS promove em seus stakeholders, uma maior compreensão das demandas da sociedade, bem como uma maior articulação com o mundo do trabalho.

A Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação estabeleceu, em seu Plano de Ação, a destinação dos recursos aos programas, a partir de quatro eixos. Destaca-se o eixo referente à Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Social, pois é nesta perspectiva que se inserem as Tecnologias Sociais (TSs). O conceito de tecnologia social é extraído do decreto nº 10.534: “Tecnologias sociais são produtos, técnicas ou metodologias reaplicáveis, desenvolvidas na interação com a comunidade e que representam efetivas soluções de transformação social.”

O desenvolvimento de tecnologias sociais para a inclusão socioprodutiva com redução das assimetrias regionais na produção e acesso a ciência, tecnologia e inovação de forma sustentável, busca suprir as necessidades presentes sem prejudicar as gerações futuras, possibilitando a elaboração de conhecimentos necessários mediante o constante intercâmbio entre universidade e comunidade, visando fomentar os empreendimentos existentes. Tais tecnologias ressaltam a importância da indissociabilidade entre Ensino-Pesquisa-Extensão, especialmente no tocante à participação da Universidade junto à sociedade civil organizada que, em parceria com o Estado, podem estabelecer políticas públicas, tendo nas TSs um componente forte para o desenvolvimento social.

Na ATITUS as tecnologias sociais, bem como os projetos extensionistas desenvolvidos, levam em consideração a interlocução global proposta pelos 17 Indicadores para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), que abordam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados no Brasil e no mundo. Neste esforço conjunto, a ATITUS assume um papel essencial como propulsor de inovações e tecnologias, influenciador e engajador dos mais diversos públicos.

Com este pano de fundo, a concepção de extensão adotada pela ATITUS é norteada por objetivos acadêmicos relacionados ao perfil profissional do egresso almejado pela instituição, levando-se em consideração as demandas da sociedade e do mercado de trabalho, buscando sempre otimizar e subsidiar políticas públicas. O perfil pretendido de egresso é aquele que aliando competências técnicas, cognitivas, sócio emocionais e comportamentais (hard e soft skills), possa contribuir e aprender com a sociedade brasileira, especialmente pautado pelo desenvolvimento social, econômico e cultural. Além de promover um maior relacionamento com a sociedade, a extensão da ATITUS busca a ampliação da participação externa por meio de fomento ou parcerias público-privadas, ampliando as dimensões acadêmicas institucionais.

A proatividade discente pode ser entendida como reflexo da institucional, tornando tangível nossa missão de proporcionar ambientes de conhecimento para desenvolver e conectar pessoas que transformam realidades, no intuito de sermos reconhecidos pela excelência acadêmica e vinculados às oportunidades e às necessidades da sociedade. Com o desenvolvimento, cada vez mais abrangente, das competências técnicas cognitivas, sócio emocionais e comportamentais e buscando a compreensão das demandas da sociedade, esperamos inspirar o empreendedorismo de impacto social, aprimorar as interações sociais, formar indivíduos criativos, inovadores, empreendedores, capazes de propor soluções e despertar novas “oportunidades” na sociedade, remodelando o presente e impactando positivamente as gerações futuras.

Portanto, as atividades de extensão buscam o desenvolvimento de importantes competências aos nossos discentes, contribuindo para que se tornem indivíduos capazes de:

  • Propor soluções inovadoras para problemas reais, preparando os futuros profissionais para que sejam capazes de transformar o conhecimento acadêmico e científico em tecnologia social;

  • Cooperar e trabalhar em equipe, de maneira ética, cidadã e que valorize a diversidade, indo além do meio acadêmico e da interação entre pares, desenvolvendo habilidades colaborativas com os diversos atores da sociedade, ampliando a gama de vivências e experiências com grupos sociais distintos e assim promovendo a competência cultural;

  • Ter proatividade e comprometimento, para que possam tornar-se autônomos, capazes de transformar a realidade e impactar a sociedade em que vivem;

  • Comunicar com excelência de forma oral e escrita, participando ativamente dos fluxos e processos referentes às atividades extensionistas.


Os projetos/atividades de extensão deverão sempre ser executados, sob orientação de docentes, tendo a participação ativa dos alunos envolvidos. Por meio da extensão busca-se desenvolver competências técnicas, cognitivas, sócio emocionais e comportamentais (hard skills e soft skills) alinhadas aos imperativos do mercado de trabalho, ao DNA institucional e às exigências legais, sempre em um espaço dialógico com a comunidade.

Assim, por meio da Extensão, a ATITUS visa democratizar o conhecimento, transformar realidades sociais, oportunizar a alunos, professores e comunidade uma relação dialógica e transformadora, por meio da participação ativa do aluno na sociedade em que vive. Por isso, a extensão é sinônimo da função social do conhecimento e de impacto social — tanto na vida de quem recebe os benefícios do projeto quanto no cotidiano dos alunos que o integram — uma vez que expõe as necessidades, anseios, aspirações e saberes da comunidade. Também se busca a cocriação com os atores da sociedade, compreendendo que a academia deve aprender com a comunidade, impulsionando o aprendizado mútuo e aproximando os saberes da prática.

6.4.1 Caracterização das Atividades de Extensão

São consideradas atividades de extensão as intervenções que possam abranger diretamente as comunidades externas às instituições de ensino superior e que estejam vinculadas, direta ou indiretamente, à formação do estudante. Nos termos da Resolução CNE/CES 7/2018, no seu Art. 3º prevê que a Extensão na Educação Superior Brasileira é a atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de ensino superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa”.

Em conformidade com o Art. 8º da Resolução nº 7 de 18 de dezembro de 2018, as Atividades Extensionistas apresentam-se sob a forma de Programas, Projetos, Cursos, Oficinas, Eventos e prestação de serviços.

Entende-se por Programa um conjunto articulado de projetos e outras ações de extensão, preferencialmente de caráter multidisciplinar sendo integrado a atividades de pesquisa e ensino, com caráter institucional e integrador no território de abrangência, com clareza de diretrizes e orientação para um objetivo comum, executado a médio e longo prazo. Na ATITUS cada Escola comporta um (1) Programa de Extensão, que segue os fluxos, Diretrizes e Regulamentos gerais, possuindo um Coordenador encarregado de mapear, registrar e comunicar as atividades desenvolvidas.

O Projeto de extensão na ATITUS possui processos de avaliação reflexiva e crítica, buscando sempre evidenciar o que se faz, como se faz, para quem se faz; e, principalmente, por que se faz. Assim, um Projeto de extensão deve buscar solucionar problemas existentes, de interesse e necessidade da sociedade, ampliando a relação desta com a Universidade. Envolve ações de conscientização, capacitação, difusão de informação, tecnologia e cultura, consultorias, emissão de laudos, entre outras, e busca a construção de ações geradoras de leituras contemporâneas do mundo, capazes de questionar e reconhecer demandas latentes, desenvolvendo com isto a capacidade crítica e fomentar o empoderamento do aluno e da comunidade no processo de cocriação de conhecimento.

O Projeto possui objetivo específico e prazo determinado, devendo necessariamente ser vinculado a um Programa. Os projetos devem preferencialmente utilizar o project based learning (PBL), ou aprendizagem baseada em projetos, uma vez que o PBL relaciona a construção do conhecimento à investigação e proposta de soluções para situações reais, vinculado diretamente com a exploração do contexto, a comunicação entre pares e a criação a partir do conhecimento.

Todos os Projetos devem estar alinhados, à um ou mais, dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e suas 169 metas, devendo ser mensurados de acordo com os respectivos indicadores.

O Evento é entendido com a ação que implica na apresentação e/ou exibição pública, livre ou com clientela específica, do conhecimento, serviço ou produto cultural, artístico, esportivo, científico e tecnológico desenvolvido pela ATITUS, podendo abranger atividades como cursos, oficinas, eventos e prestação de serviços. Em todos os eventos extensionistas o aluno deverá ser agente ativo, devendo necessariamente atuar na organização, realização e desenvolvimento das atividades.

Adicionalmente, independentemente do tipo de atividade extensionista, é importante destacar que a mensuração do seu impacto social é de caráter imprescindível e deve basear-se obrigatoriamente em demandas, problemas e potencialidades reais.

Ainda, para que seja reconhecida como atividade de extensão curricular, os estudantes deverão integrar a equipe executora da atividade de extensão registrada no Projeto ou Programa, que deverá envolver a comunidade externa e cumprir um papel formativo, conforme estabelecido no PPC do curso.

O foco das atividades extensionistas é aprimorar as habilidades previamente adquiridas, bem como fomentar o desenvolvimento sustentável das comunidades e a troca de saberes entre estas e os estudantes participantes, ocorrendo a fusão do conhecimento popular com o científico. A extensão significa a participação ativa do aluno na sociedade em que vive. É uma forma de interação que existe entre a ATITUS e a comunidade na qual ela está inserida, traduzindo-se como uma ponte permanente entre a instituição e a sociedade, a Extensão aparece então como um caminho para a ATITUS concretizar de forma mais efetiva o seu compromisso social.

6.4.2 Curricularização da Extensão

Curricularização é um silogismo para creditação curricular da extensão. Abrange definir políticas e mecanismos de operacionalização do processo extensionista no PDI, na matriz dos cursos de graduação, as diretrizes da avaliação das experiências/aprendizagens discentes, do processo de auto avaliação institucional, dos registros acadêmicos, da mensuração dos impactos das atividades de extensão junto aos segmentos implicados nas atividades extensionistas (IMPERATORE, 2021).

A concepção de curricularização da extensão tem como fundamentos a/o:
Presença de três atores: docentes, acadêmicos e sociedade (aqui entendidos os diversos atores sociais potencialmente implicados);
Protagonismo acadêmico nas atividades/projetos;
Clareza de objetivos de aprendizagem;
Sistematização do processo avaliativo;
Delimitação das modalidades extensionistas: programas, projetos, cursos e oficinas, eventos e prestação de serviços.
A Curricularização constitui oportunidade para a ATITUS no que se refere a:
Retroalimentação do currículo em articulação com o mundo do trabalho;
Proposta de trabalho socialmente referenciada (pertinência social) a partir de demandas, problemas e potencialidades reais em que são trabalhadas competências técnicas, cognitivas, sócio emocionais e comportamentais (hard skills e soft skills) alinhadas às DCNs, aos imperativos mercadológicos, à natureza, identidade/DNA institucional, às exigências do ENADE;
Alinhamento ao SINAES;
Efetivar o preceito da indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão, previsto na Constituição Federal, estabelecendo um único pilar acadêmico: a aprendizagem, não somente discente, mas também docente.
Assim, a curricularização da extensão universitária é uma grande oportunidade para que a ATITUS possa se legitimar nas comunidades nas quais está localizada, em especial para que, no futuro, juntas ATITUS e comunidade, possam enfrentar os desafios e obstáculos que a atualidade impõe.

A Curricularização da Extensão da ATITUS busca cumprir sua função social/ensino adotando uma perspectiva mais inclusiva e participativa para os stakeholders, contribuindo assim para formar indivíduos éticos, com valores cidadãos e conectados à realidade do contexto onde estão inseridos, fomentando assim o desenvolvimento econômico, social e cultural de toda a sociedade.

Nosso objetivo é oportunizar formação integrada em ensino, pesquisa e extensão para todos (as) os(as) estudantes, viabilizando e fortalecendo ações que possibilitem uma efetiva troca de saberes entre a instituição e a comunidade, promovendo maior abertura e integração e aprimorando a comunicação entre a ATITUS e a comunidade, atuando como agente fomentador da leitura crítica da realidade que viabilize a sua intervenção.

6.4.3 Premissas

São premissas da Extensão Universitária na ATITUS:
Articulação inter/trans/multidisciplinar entre ensino, pesquisa e extensão nos diferentes níveis, nas linhas de negócio da Instituição, nas demandas do mercado e na sociedade;
Oferta de ambiente propício, mecanismos institucionais e modelo de gestão adequados para o desenvolvimento da extensão;
Introdução da extensão, enquanto prática acadêmica, nos projetos pedagógicos dos cursos, por meio da curricularização;
Promoção de extensão vinculada às áreas e linhas de pesquisa dos Programas de pós-graduação Stricto sensu;
Oferta de ambientes formativos agregadores de conhecimento à comunidade com vistas à qualificação acadêmica e profissional, fomentando práticas de formação continuada;

Ampliação do intercâmbio com órgãos públicos e privados e agências não governamentais, articulando parcerias;

Integração das ações de ensino, pesquisa e extensão, orientada pelas demandas do mercado e/ou da sociedade na qual está inserida;
Promoção de atividades que estimulem práticas voltadas à construção de uma sociedade plural, atenta à diversidade;
Formação de pessoas com competência para contribuir com as transformações nos diferentes locus de atuação profissional;

Promoção de extensão direcionada à inovação e ao empreendedorismo em seu mais amplo aspecto;

Extensão como meio de co-criação do conhecimento, em ações de transformação da realidade;

Geração de oportunidades de construção e vivência da cultura de extensão nas atividades acadêmicas e de pesquisa realizadas pela Instituição.

6.4.4 Objetivos

São objetivos da Extensão Universitária na ATITUS:

Fomentar a indissociabilidade entre ensino – pesquisa – extensão;

Promover a interação dialógica entre a Instituição e os diversos setores da sociedade, como mecanismo de construção e intercâmbio de saberes;

Ampliar a interação de saberes por meio da interdisciplinaridade e, consequentemente, pela interação de modelos, conceitos e metodologias oriundas de variadas disciplinas e áreas de conhecimento, assim como pela construção de alianças intersetoriais, interorganizacionais e interprofissionais;

Incrementar ações de extensão efetivas vinculadas ao processo de formação e/ou qualificação de pessoas e desenvolvimento de conhecimento;

Promover o enriquecimento da experiência discente, gerando impacto na formação do estudante;

Fortalecer a relação da Instituição com os distintos setores da sociedade, gerando impacto e transformação social;

Garantir uma atuação voltada ao atendimento das demandas da sociedade e promotora do desenvolvimento econômico, social e cultural.

Viabilizar uma articulação ativa com o mundo do trabalho, fomentar o intraempreendedorismo, empreendedorismo e negócios de impacto social;

Desenvolver concomitantemente competências técnicas, cognitivas, sócio emocionais e comportamentais, engendrando a capacidade de resolução de problemas complexos, num contexto de mundo real;

6.4.5 Políticas

A partir dos objetivos e premissas estabelecidos, são desenvolvidas as seguintes políticas:

Curricularizar a extensão nos cursos de graduação da ATITUS;
Integrar a extensão ao ensino e à pesquisa, em todos os cursos de graduação e a todos os estudantes;
Comunicar os resultados das atividades de extensão para a comunidade interna e externa;
Aperfeiçoar a gestão das atividades de extensão, envolvendo docentes e técnicos neste processo;
Desenvolver mecanismos de reconhecimento acadêmico e valorização da participação nos projetos de extensão;
Ampliar a formação contínua em extensão universitária para servidores e comunidade acadêmica e promover maior envolvimento de docentes e técnicos para o fortalecimento da extensão;
Garantir a sustentabilidade e buscar a ampliação dos recursos do orçamento público para extensão;
Fortalecer a captação de recursos externos para as atividades de extensão.

6.4.6 Responsabilidades

A responsabilidade pela efetivação das políticas de extensão da ATITUS é compartilhada entre toda a comunidade acadêmica. À Direção de PG, Pesquisa e Extensão cabe fornecer as diretrizes estratégicas corporativas a respeito da Extensão.