loader image
Carregando...

Capítulo IV

Perfil Institucional

da Atitus

A ATITUS é uma instituição de ensino superior privada, fundada no ano de 2004 com o objetivo de fomentar o desenvolvimento humano, econômico e social através da educação superior de excelência e do empreendedorismo sustentável. Através de processos de gestão inovadores para o setor educacional, a instituição proporciona um ambiente criativo e aberto à inovação de processos, que criam importantes diferenciais no ensino e na pesquisa.

Com mais de 70% de mestres e doutores, convênios internacionais e pesquisas de relevância acadêmica e empresarial, a ATITUS oferece as melhores condições para o pleno desenvolvimento dos estudantes. Os programas de ensino, focados na excelência acadêmica e no empreendedorismo, possibilitam aos acadêmicos o acesso às melhores oportunidades de carreira.

Com um portfólio de cursos e serviços em diversas áreas, como, graduação, pós-graduação Lato Sensu e Educação Continuada, Pós-Graduação Stricto Sensu, Pesquisa e Extensão e Inovação e Negócios Corporativos, com forte proximidade aos setores político e empresarial, a ATITUS oferece uma visão de futuro baseada na geração e compartilhamento de oportunidades. A pesquisa científica faz parte do cotidiano acadêmico, pois é a partir dela que emergem os conhecimentos capazes de transformar a realidade e, consequentemente, o bem-estar da sociedade.

A ATITUS fomenta continuamente a inovação nas políticas de pesquisa por meio dos programas de pós-graduação Stricto Sensu e da participação dos pesquisadores no desenvolvimento de parcerias com instituições públicas e privadas, nacionais e internacionais.

A construção de conhecimento de forma transversal às grandes áreas de Humanidades, Saúde e Exatas representa a forma de ensino da ATITUS, que, estrutura-se em três grandes eixos centrais de pesquisa, sendo eles: Gestão, Sustentabilidade e Tecnologia, e Inovação. Sabe-se que existem uma série de desafios para o país, estado e região, que passam pelo aprimoramento da gestão e negócios. Por isso, formar líderes empreendedores, preparados para atuar no mercado e inspirar relações de negócios éticos e sustentáveis é objetivo primário dentro da instituição.

4.1 Propósito, Visão e Valores

A definição do propósito, visão e dos valores é um dos aspectos primordiais da instituição e o conjunto estabelecido é considerado como alicerce para o pleno exercício da liderança, demonstrando claramente a razão de existir da organização e representando a identidade organizacional da instituição e o seu grande papel.

Amparados por esses pilares, elabora-se o planejamento estratégico, define-se metas e objetivos que servem de guia para todos os stakeholders e demonstram ao mercado a personalidade e os rumos da instituição.

4.1.1 Propósito

“Transformamos vidas, por meio de uma educação inovadora, que gera prosperidade.”

O propósito da ATITUS vai ao encontro da estratégia de se tornar uma referência no meio educacional, como uma universidade global, oferecendo uma plataforma de ensino que deve impulsionar e facilitar as possibilidades de vivências e experiências dos estudantes, proporcionando um ambiente onde o estudante possa gerenciar o seu próprio tempo e espaço.

O propósito é o que a IES se propõe a fazer para ter um impacto positivo para a sociedade a partir das suas soluções. A ATITUS dedica-se a oferecer vivências inovadoras de ensino, a fim de facilitar e impulsionar a evolução dos estudantes propiciando a geração de prosperidade. E o principal público da ATITUS são pessoas que buscam um ensino de alta performance e entendem que o mercado se adapta e se transforma a todo instante.

4.1.2 Visão

A visão é a descrição do futuro desejado para a empresa, seu objetivo a ser alcançado em um determinado espaço de tempo. Dessa forma, a visão da ATITUS demonstra o que ela quer realizar objetivamente nos próximos anos de sua existência, ficando assim estabelecida:
“Estar entre as 5 maiores instituições de Educação Superior presencial do Sul do Brasil até 2027”.

4.1.3 Valores

Entende-se como Valores todos os princípios que definem os comportamentos da Instituição, estes servem como guia das ações. Para o próximo período, a ATITUS elencou os seguintes valores como compromissos:

Educamos de maneira
inovadora.

A inovação está presente em toda a experiência do estudante, com um currículo atualizado às demandas reais e o ensino alinhado às práticas do mercado.

Empreendemos para gerar
oportunidades.

Empreender faz parte da essência do nosso perfil e criamos oportunidades para nossa comunidade com networking gerando impactos no mercado e sociedade.

Potencializamos a jornada
dos nossos clientes.

O caminho da educação é realizado de maneira inovadora, oferecendo flexibilidade e praticidade para atendermos às necessidades dos nossos estudantes.

Somos comprometidos
com nossa estratégia.

Com trabalho em equipe e foco, alcançamos nossos objetivos estratégicos e colocamos nossos planos em prática.

4.2 Norteadores Estratégicos

ESTRATÉGICO: Transformar a ATITUS em uma plataforma educacional inovadora, empreendedora, conectada ao mundo empresarial, com cultura ágil e focada na experiência do cliente.

CLIENTE B2B e B2C: Impulsionar formações e carreiras através da integração e interação entre alunos, empresas, governos e sociedade.

ESG: Ser uma referência nacional em ESG – Environmental, Social and Governance no segmento de Educação Superior.

A ATITUS visa se tornar uma plataforma de educação com foco nos negócios, nas trocas humanas e em metodologias práticas, capaz de impulsionar formações e carreiras através da integração e interação entre alunos, mercado e sociedade. O foco vai estar naqueles que querem ser protagonistas do seu próprio tempo e espaço, com a maior autonomia possível.

Um dos principais objetivos é preparar os alunos para serem agentes transformadores, para estarem prontos para encarar o mercado atual, sendo capazes de ressignificar negócios e atuar em prol da sociedade, sempre contando com uma rede de apoio que fomenta trocas e experiências, uma comunidade capaz de criar, compartilhar e conectar talentos, que facilite, impulsione e enriqueça toda a jornada acadêmica através de vivências práticas.

Isso tudo com a liberdade de gerenciarem o seu próprio tempo e espaço, a qualquer hora, em qualquer lugar, da maneira que preferirem. Conquistar uma formação é muito mais do que se preparar para o futuro. É adquirir bagagem ao longo de toda a trajetória. É poder entender o aqui e o agora. A ATITUS vai proporcionar tudo isso gerando condições de autonomia para viver o futuro.

4.3 Portfólio de Cursos

No que se refere ao portfólio de cursos, a ATITUS organiza-se para oferecer as melhores soluções para contribuir na formação de profissionais capacitados, atualizados e capazes de atuar atendendo as expectativas e demandas do mercado de trabalho e sociedade.

Essas soluções são ofertadas através de cursos de graduação, pós-graduação Lato Sensu e educação continuada e pós-graduação Stricto Sensu.

4.3.1 Cursos de Graduação – Portfólio Atual

Os cursos ofertados são periodicamente atualizados, matriz curricular e planos de ensino revisados com o intuito de proporcionar maior qualidade em sala de aula.

Na sequência é possível visualizar quais cursos são oferecidos por Campus, nas modalidades presencial e EAD (Ensino à distância).
Portfólio Cursos de Graduação
Passo Fundo
Curso Presencial EAD
Administração
Agronomia
Arquitetura e Urbanismo
Biomedicina
Ciência da Computação
Ciências Contábeis
Direito
Educação Fisica
Enfermagem
Engenharia Civil
Engenharia de Produção
Engenharia Elétrica
Engenharia Mecânica
Estética e Cosmética
Farmácia
Fisioterapia
Medicina
Medicina Veterinária
Nutrição
Odontologia
Psicologia
Sistemas de Informação
Portfólio Cursos de Graduação
Porto Alegre
Curso Presencial EAD
Arquitetura e Urbanismo
Ciência da Computação
Direito
Enfermagem
Engenharia Civil
Engenharia de Produção
Engenharia Elétrica
Engenharia Mecânica
Odontologia
Psicologia
Portfólio Cursos de Graduação
Campus Online
Curso EAD
Administração
Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Arquitetura e Urbanismo
Biomedicina
Ciências Contábeis
Enfermagem
Engenharia Civil
Engenharia de Produção
Engenharia Elétrica
Engenharia Mecânica
Gestão Ambiental
Gestão Comercial
Gestão da Tecnologia da Informação
Gestão de Negócios e Inovação
Gestão de Qualidade
Gestão Financeira
Gestão Hospitalar
Jogos Digitais
Logística
Marketing
Processos Gerenciais
Recursos Humanos
Redes de Computadores
Segurança Pública
Sistemas para Internet

Em relação aos cursos de graduação presenciais, a ATITUS permanece com o objetivo de expansão, principalmente através da aquisição ou abertura orgânica de novos Campi. Para os cursos já existentes no Campus Passo Fundo e Campus Porto Alegre estão sendo realizados investimentos em infraestrutura para atividades práticas e melhoramento das estruturas atuais para Medicina Veterinária, Agronomia e cursos da área da saúde.

No que diz respeito aos cursos de graduação EaD, no ano de 2021 a ATITUS fechou uma parceria com o Grupo A – que possui uma plataforma que é a Edtech do grupo +A Educação. As tecnologias educacionais somadas a conteúdos e consultorias qualificadas representam a chave para solucionar os desafios das Instituições de Ensino Superior e a ATITUS identificou a oportunidade de, através do sistema de aprendizado baseado em metodologias ativas, conteúdo dinâmico e recursos de realidade virtual e aumentada, oferecer uma nova gama de cursos à distância.

É através desta parceria firmada que será um oferecido o portfólio EAD da instituição e por meio dele soluções como ambientes virtuais de aprendizagem, laboratórios físicos e virtuais de ponta, e gestão de indicadores para melhores resultados acadêmicos, entre outros.

4.3.1.1 Portfólio Futuro dos Cursos de Graduação

Semestre de início dos cursos
Campus Santa Maria
Escola Curso Campus Santa Maria
Escola de Negócios Administração 2024/1
Ciências Contábeis 2024/1
Escola de Direito Direito 2024/1
Escola Politécnica Arquitetura e Urbanismo
Engenharia Civil 2024/1
Engenharia Mecânica
Engenharia de Produção
Engenharia Elétrica
Ciência da Computação 2024/1
Escola de Saúde
Enfermagem 2024/1
Odontologia 2024/1
Psicologia 2024/1
Fisioterapia 2024/1
Educação Física
Farmácia e Bioquímica
Estética e Cosmética
Biomedicina
Escola de Agrárias
Medicina Veterinária 2024/1
Agronomia 2024/1
Semestre de início dos cursos
Campus Santa Cruz do Sul
Escola Curso Campus Santa Cruz do Sul
Escola de Negócios Administração 2024/1
Ciências Contábeis 2024/1
Escola de Direito Direito 2024/1
Escola Politécnica Arquitetura e Urbanismo 2025/1
Engenharia Civil 2024/1
Engenharia Mecânica
Engenharia de Produção
Engenharia Elétrica
Ciência da Computação 2024/1
Escola de Saúde
Enfermagem 2024/1
Odontologia 2024/1
Psicologia 2024/1
Fisioterapia 2024/1
Educação Física
Farmácia e Bioquímica
Estética e Cosmética
Biomedicina
Escola de Agrárias
Medicina Veterinária 2024/1
Agronomia 2024/1
Semestre de início dos cursos
Campus Caxias do Sul
Escola Curso Campus Caxias do Sul
Escola de Negócios Administração 2024/1
Ciências Contábeis 2024/1
Escola de Direito Direito 2024/1
Escola Politécnica Arquitetura e Urbanismo 2025/1
Engenharia Civil 2024/1
Engenharia Mecânica
Engenharia de Produção
Engenharia Elétrica
Ciência da Computação 2024/1
Escola de Saúde
Enfermagem 2024/1
Odontologia 2024/1
Psicologia 2024/1
Fisioterapia 2024/1
Educação Física
Farmácia e Bioquímica
Estética e Cosmética 2024/1
Biomedicina 2025/1
Escola de Agrárias
Medicina Veterinária 2024/1
Agronomia
Semestre de início dos cursos
Campus Novo Hamburgo
Escola Curso Campus Novo Hamburgo
Escola de Negócios Administração 2024/1
Ciências Contábeis 2024/1
Escola de Direito Direito 2024/1
Escola Politécnica Arquitetura e Urbanismo 2025/1
Engenharia Civil 2024/1
Engenharia Mecânica 2025/1
Engenharia de Produção 2025/1
Engenharia Elétrica 2025/1
Ciência da Computação 2024/1
Escola de Saúde
Enfermagem 2024/1
Odontologia 2024/1
Psicologia 2024/1
Fisioterapia 2024/1
Educação Física
Farmácia e Bioquímica
Estética e Cosmética
Biomedicina
Escola de Agrárias
Medicina Veterinária 2024/1
Agronomia 2024/1

4.3.2 Pós-Graduação Lato Sensu e Educação Continuada

Em 2021, a ATITUS promoveu o Reposicionamento Estratégico de seus negócios. Neste processo os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu e Educação Continuada foram alinhados por diferenciais institucionais e outros específicos, definidos para cada Escola/Campus, atendendo às necessidades específicas de profissionais já inseridos no mercado de trabalho. Dessa forma, é possível oferecer serviço padronizado e de qualidade em todos os campi, para egressos da ATITUS e profissionais em geral.

Em 2022,a ATITUS Educação obteve 11 cursos estrelados no Guia da Faculdade (Quero Educação). Os cursos Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Direito e Psicologia com com quatro estrelas. Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Odontologia, Medicina, Medicina Veterinária e Sistemas de Informação com três estrelas.

Para 2022, serão ofertados os seguintes cursos por campi:

Escola Passo Fundo
Escola de Negócios -
Escola de Direito -
Escola Politécnica -
Escola de Saúde
Especialização:
- Prótese dentária
- Implantodontia

Educação Continuada:
- Harmonização orofacial
- Dentística

Escola de Ciências Agrárias -
Escola Porto Alegre
Escola de Negócios -
Escola de Direito -
Escola Politécnica -
Escola de Saúde
Especialização:
- Ortodontia
- Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial
- Implantodontia

Educação Continuada:
- Harmonização orofacial

Escola de Ciências Agrárias -
Escola Online
Escola de Negócios -
Escola de Direito -
Escola Politécnica -
Escola de Saúde
Especialização:
- Odontologia Digital

Educação Continuada:
- Odontologia Digital

Escola de Ciências Agrárias -

4.3.2.1 Readequação Acadêmica dos Cursos

Todos os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu ofertados pela ATITUS, com prioridade ao portfólio de oferta permanente, passaram por adequações acadêmicas, estruturadas a partir das seguintes premissas:
Os cursos passarão a ter coordenadores individuais, os quais responderão academicamente pelo projeto;
Todos os cursos são estruturados a partir dos PPC’s, atendendo às exigências da Resolução n° 1 de 06 de abril de 2018;
A ATITUS implantou a plataforma EAD para os cursos permanentes e possibilita a oferta nas modalidades presencial e EAD;
Os cursos contemplam em seu PPC a disponibilidade de materiais via plataforma EAD, entrevista com alunos, modelo de avaliação de cada disciplina e trabalho de conclusão do curso prático.

4.3.2.2 Metodologia de Customização de Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu e Educação Continuada

Os de Pós-Graduação Lato Sensu estão alinhados por diferenciais aplicados a todos os cursos, com destaque para:

  • Ecossistema de Aprendizagem Empática e Humanizada;
  • Aceleradora de Carreiras;
  • ATITUS Challenges e
  • Núcleo de Pesquisa Aplicada.

Estes diferenciais estão descritos no Posicionamento Estratégico da ATITUS. Cada Escola e área específica definiu os diferenciais próprios para os Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu e Educação Continuada. É necessário ressaltar ainda que a ATITUS está sempre atenta às demandas do mercado, analisando as tendências emergentes e que necessitam ser atendidas, a partir de projetos de Pós-Graduação Lato Sensu e de Educação Continuada, específicos, voltados para públicos específicos.

Portanto, existe flexibilidade para readequar ofertas, com projetos que atendam demandas específicas, assim como é possível a realização de cursos in company, onde os programas de Pós-Graduação Lato Sensu ou Educação Continuada ou ainda Educação Executiva, são desenvolvidos em parceria com o cliente, para atender as demandas das organizações, com programas de formação customizados e personalizados para um público muito específico.

4.3.3 Pós-Graduação Stricto Sensu

O programa de Pós-Graduação Stricto Sensu apresenta um planejamento futuro aspirando a transformação em Universidade, o que é sustentado pela oferta de mais dois doutorados, em Direito e em Arquitetura e Urbanismo até 2024.

Ainda, buscando integração e cooperação com outros programas, centros de pesquisa e desenvolvimento profissional, são oferecidos quatro programas de Mestrado Interinstitucional (Minter), além dos programas já ofertados, conforme quadro a seguir.

4.3.3.1 Portfólio Futuro

O programa de Pós-Graduação Stricto Sensu apresenta um planejamento futuro aspirando a transformação em Universidade, o que é sustentado pela oferta de mais dois doutorados, em Direito e em Arquitetura e Urbanismo até 2024.

Ainda, buscando integração e cooperação com outros programas, centros de pesquisa e desenvolvimento profissional, são oferecidos quatro programas de Mestrado Interinstitucional (Minter), além dos programas já ofertados, conforme quadro a seguir.

Ofertas de Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu 2022-2027

Curso Tipo 2022 2023 2024 2025 2026 2027
Administração Mestrado
Arquitetura e Urbanismo Mestrado
Direito Mestrado
Engenharia Civil Mestrado
Odontologia Mestrado
Psicologia Mestrado
Administração MINTER
Arquitetura e Urbanismo MINTER
Direito MINTER
Odontologia MINTER
Direito Doutorado
Arquitetura e Urbanismo Doutorado
Odontologia Doutorado