A unidade deverá seguir as diretrizes corporativas tendo como atribuições o desdobramento da estratégia, a execução das políticas e o cumprimento dos processos institucionais, vinculados ao projeto de expansão da ATITUS;
Fazem parte da política da estrutura organizacional da ATITUS:
Cumprir o Estatuto da Sociedade, as deliberações da Assembleia e as decisões do Conselho de Administração;
Definir políticas e padronização dos processos institucionais;
Orientar a gestão das unidades visando ter sustentabilidade econômica e financeira, além de excelência acadêmica, reconhecimento e valorização da marca;
Prestar serviços para todas as unidades visando foco nos resultados, satisfação dos clientes internos e condições adequadas a experiência do aluno;
Proporcionar ambientes de conhecimento e experiência aos alunos e clientes em todos os negócios;
Atingir resultados alinhados à sustentabilidade econômica e financeira, excelência acadêmica, reconhecimento e valorização da marca;
Seguir as diretrizes corporativas tendo como atribuições o desdobramento da estratégia, a execução das políticas e o cumprimento dos processos institucionais;
Projetar, anualmente, para submissão ao Conselho de Administração, os objetivos, orçamento, indicadores e metas estratégicas definidores da performance institucional;
Realizar o desdobramento dos objetivos, indicadores e metas estratégicas para as equipes;
Monitorar os resultados dos objetivos e indicadores estratégicos e discutir ações de melhoria e ajustes nos planos de trabalho sob a responsabilidade de cada gestor e de suas equipes;
Realizar o desdobramento do planejamento estratégico conforme direcionamentos e modelos construídos pelo Corporativo;
Replicar as diretrizes e normativas para as demais áreas de cada unidade sob sua gestão;
O Conselho de Administração é órgão de administração da sociedade, composta por 05 (cinco) conselheiros, acionistas ou não, indicados pelos acionistas, sendo 04 (quatro) conselheiros internos / externos e 01 (um) conselheiro independente com mandato de 2 (dois) anos, permitida a recondução, escolhidos em Assembleia Geral Ordinária, que terão direito a voz e voto no âmbito do Conselho de Administração, em igualdade de condições;
A Diretoria Executiva é composta por 05 (cinco) membros, nomeados pela Assembleia Geral de Acionistas;
O Comitê de Gestão Corporativa é um órgão de assessoramento estratégico e técnico que tem como objetivo apoiar os processos decisórios e cumpre o papel de subsidiar e instrumentalizar as decisões da Presidência da Instituição e do Conselho de Administração;
O Comitê de Gestão do Campus tem por finalidade reunir as principais lideranças do Campus para o desdobramento da estratégia, planejamento de ações estratégicas e tomada de decisões, unindo as áreas administrativa e acadêmica.
Compete aos sócios da ATITUS, ao Conselho de Administração, à Presidência Executiva, em especial, bem como à área de Planejamento e Controladoria, demais áreas, gestores e colaboradores, prezar pelo cumprimento desta Política, colocando em prática o aqui disposto e garantindo a sua aplicação pelo Público Alvo.
Em 2020 a IES estruturou o Campus Online com o objetivo de ingressar no mercado de Educação à distância (EaD) e realizar a gestão de cursos de graduação e pós-graduação lato sensu ofertados nessa modalidade.
Em 2022 o Campus Online transformou-se na área de Transformação Digital da ATITUS Educação, ficando no seu escopo a gestão no Núcleo de Ensino à Distância (NEaD) e as Tecnologias Educacionais.
O NEaD é responsável pela produção e validação das disciplinas EaD, assim como, pela gestão de tutores e coordenadores de cursos desta modalidade. Por outro lado, nas Tecnologias Educacionais ficam as pessoas responsáveis pela implantação e suporte técnico das soluções acadêmicas utilizadas por alunos e professores, entre elas o AVA, Laboratórios Virtuais, Experiências Imersivas, Núcleo de Prática Jurídica Eletrônica (NPJ-e), Avalia, Transforma e Biblioteca A.
O Núcleo de Ensino à Distância (NEaD) orienta, apoia e dá suporte para as atividades e ações de ensino dos cursos de graduação e pós-graduação EaD.
Esse núcleo será composto por:
Nesse contexto cabe ao NEaD:
A Equipe Multidisciplinar é composta por profissionais de diferentes áreas do conhecimento envolvidos no desenvolvimento de projetos, responsáveis pela concepção, produção e disseminação de tecnologias e metodologias inovativas, elaboração e acompanhamento de projetos, fluxo processual e trabalhos realizados para a oferta de disciplinas e cursos na modalidade à distância.
São atribuições da Equipe Multidisciplinar:
A comunicação pode ser considerada como um capital intangível da Instituição, tornando-se cada vez mais importante no posicionamento estratégico. Enquanto o Planejamento Estratégico, o PDI, o PPI, os PPCs e toda regulamentação decorrente de seus órgãos deliberativos orientam e direcionam as metas acadêmicas, administrativas, produtivas e financeiras da Instituição, a Política de Comunicação com as Comunidades Interna e Externa busca dar transparência às ações da ATITUS. Tem ainda a finalidade de nortear o discurso oral, escrito, visual e audiovisual da organização junto aos seus públicos interno e externo, gerando efeitos cognitivos, afetivos e comportamentais, estáveis e duradouros. A Política de Comunicação organiza e articula a forma como a ATITUS se apresenta à sociedade, ao mercado e junto a seus públicos-alvo.
A Política de Comunicação constitui-se em instrumento de valorização e divulgação das atividades da ATITUS. Enquanto enfoque geral, essa política representa um exercício de harmonização da identidade, da personalidade e das ações acadêmicas da instituição, orientando a comunicação efetiva destes elementos. A identidade e a personalidade são formadas por todos os atributos que promovem a diferenciação da ATITUS nos contextos de sua atuação enquanto Instituição de Ensino Superior.
A Política de Comunicação com o público alvo está em sintonia com os objetivos estratégicos e com a cultura organizacional da ATITUS e deve ser assumida por todos indistintamente, de modo especial, por aqueles que exercem atividades de comunicação ou participam do processo de tomada de decisões.
Os preceitos estabelecidos na Política de Comunicação dão suporte ao desenvolvimento de planos anuais ou plurianuais de comunicação e serão desdobrados em procedimentos que orientam posturas das Unidades da ATITUS e dos seus colaboradores. Estarão presentes, também, na implementação de ações de comunicação e na criação de produtos ou programas que objetivem fortalecer a imagem, contribuindo para o desenvolvimento e a sustentabilidade institucional.
A regulamentação da Comunicação Institucional tem como premissas:
A consolidação da imagem da Instituição, seu propósito e seus valores, projetando-a como um espaço de formação orientada para o empreendedorismo e a excelência acadêmica;
O estabelecimento de relações de confiança entre os profissionais que trabalham na Instituição com os públicos interno e externo, é condição para que o processo de comunicação ocorra com fluidez;
O processo de comunicação deve considerar os diferentes públicos interno e externo para garantir efetividade das informações comunicadas;
O que é comunicado ao público externo deverá ser anteriormente comunicado ao público interno;
A cultura, os valores e as crenças da Instituição formam a imagem institucional, que é difundida, incorporada e preservada;
O ponto de partida para a difusão da imagem é a realidade interna;
O Código de Ética e Conduta Profissional da Instituição é o instrumento que baliza o padrão de conduta de todos os colaboradores da empresa, em consonância com a Política de Comunicação;
Os valores que norteiam a comunicação da ATITUS são: Transparência, Ética, Credibilidade, Estratégia;
A relação com os públicos alvo deve pautar-se pelo respeito, transparência e estímulo à participação;
A comunicação da ATITUS deve estar comprometida em fornecer aos seus públicos, informações assertivas, precisas, claras e consistentes;
A comunicação da ATITUS deve pautar-se pela busca da unidade, de modo que o discurso institucional se apresente íntegro e coerente, favorecendo uma leitura única pelos distintos públicos de interesse;
A garantia de acessibilidade às informações referentes às ações institucionais e acadêmicas;
O gerenciamento da comunicação de forma integrada, evitando incoerências e desalinhamentos em relação aos objetivos estratégicos;
A transparência em todos os processos que envolvam o Conselho de Administração, colaboradores, discentes, clientes, parceiros de negócios (fornecedores) e sociedade, para que haja a valorização da conduta da empresa frente ao seu mercado.
São objetivos da regulamentação da Comunicação institucional:
Comunicar os resultados das avaliações internas e externas e estimular a manifestação da comunidade, gerando insumos para a melhoria da qualidade institucional;
Criar e manter fluxos de comunicação que facilitem a interação entre a ATITUS e seus distintos públicos interno e externo, num processo de influência recíproca;
Promover e ampliar o diálogo e o relacionamento da ATITUS com seus públicos estratégicos;
Utilizar canais, plataformas e veículos de comunicação para atingir todos os públicos, garantindo a efetividade da comunicação;
Garantir que o tratamento dado às informações divulgadas e o nível de complexidade do discurso, se adaptem ao universo do público a ser atingido, em seus diversos canais;
Adotar o melhor formato, bem como a linguagem e a abordagem mais adequada ao conteúdo a ser divulgado;
Disseminar informações pertinentes à comunidade acadêmica e sociedade.
Para regulamentar a comunicação institucional foram estabelecidas as seguintes políticas:
Elaborar estratégias para tornar conhecidos do público interno os valores que norteiam a comunicação na ATITUS;
Divulgar e tornar conhecido, ao público interno, o Código de Ética e Conduta Profissional da ATITUS;
Dar visibilidade às metodologias e aos conteúdos que a ATITUS produz, tornando-os acessíveis à comunidade acadêmica e à comunidade externa, através de diversos canais de comunicação;
Divulgar as informações sobre inovação e empreendedorismo, junto aos públicos interno e externo;
Ampliar parcerias com os veículos de comunicação e fortalecer as já existentes;
Delimitar e potencializar eventos estratégicos, de cunho acadêmico, buscando alcançar reconhecimento e engajamento do público externo;
Ampliar sua capacidade de divulgação institucional/promocional em veículos de comunicação, por meio de investimentos publicitários e parcerias;
Ampliar a capacidade de realização própria ou coorganização de eventos em parceria com terceiros, nas áreas de atuação da Instituição;
Qualificar a atuação da assessoria de imprensa, visando a cobertura de fatos e eventos internos e de atendimento a veículos de comunicação, ampliando a capacidade de geração de conteúdo relevante;
Elaborar estratégia de relacionamento com veículos de comunicação, no intuito de ampliar o aproveitamento editorial e comercial, seja por meio da assessoria de imprensa, veiculações comerciais ou organização de eventos.
A política de comunicação interna é de responsabilidade compartilhada entre a Gerência de Comunicação e a Gerência de Pessoas.
Aos coordenadores dos cursos de graduação e pós-graduação, cabe a responsabilidade de informar os eventos, ações, atividades, entre outros, que necessitam de divulgação interna e externa.
A relação com os colaboradores, professores e técnico-administrativos, deve pautar-se pelo respeito, transparência e estímulo à participação.
Sempre que possível, os colaboradores devem ser informados em primeira mão sobre os atos e decisões da alta administração que serão divulgados aos demais públicos.
As informações relativas a contratações ou mudanças de atribuições de pessoas ou áreas, bem como as demais alterações de procedimentos internos, deverão ser compartilhadas por meio de informativos vindos da Área de Gestão de Pessoas.
As informações sobre reuniões e participações em eventos da Diretoria, reuniões que tragam notícias dos Grupos de Trabalho, novidades e conquistas dos comitês internos e o reconhecimento de conquistas pessoais dos colaboradores deverão ser compartilhadas pelos canais de comunicação internos a serem desenvolvidos pelas áreas de Comunicação e Gestão de Pessoas.
Sempre que possível, os estudantes deverão ser informados em primeira mão sobre os atos e decisões da gestão, que serão divulgados aos demais públicos.
A comunicação institucional com os estudantes se dará pelo e-mail acadêmico, portal do aluno e APP Minha Conta, bem como pelos canais oficiais como site e redes sociais. A depender das circunstâncias, os estudantes receberão ainda comunicações via SMS e whatsapp (ou aplicativo de mensagens correspondente em uso pela grande maioria das pessoas)
A ATITUS conta com um conselho de Administração, responsável pelas decisões estratégicas estruturais da empresa.
A comunicação entre a ATITUS e os membros do conselho deve ser feita exclusivamente pela Presidência ou por quem ela designar;
Quando um funcionário necessitar entrar em contato com algum conselheiro, deverá solicitar a orientação da Assessoria da Presidência;
A elaboração de estratégias eficazes e eficientes de campanhas de marketing é essencial para obter visibilidade, construir uma reputação positiva de marca e auxiliar na sustentabilidade financeira da instituição. É um processo contínuo, alinhado com as políticas de comunicação, financeiras e demais atividades internas da Atitus, que, além de respeitar a cultura organizacional e institucional, promove estratégias que primam pela sua positiva efetividade.
O marketing torna-se um aliado essencial para alcançar os resultados desejados, ao garantir que as ações promocionais e de comunicação estejam alinhadas com a missão e os valores da instituição. Abrange diversas áreas, como pesquisa de mercado, análise de concorrência, segmentação de público-alvo e criação de campanhas. Essas ações são desenvolvidas com o propósito de atrair, conquistar e se relacionar com clientes, buscando aumentar o reconhecimento de marca, gerar demanda e, por consequência, impulsionar a geração de receita. Para isso, diferentes canais de comunicação são abordados, como redes sociais, marketing on-line e off-line, marketing de conteúdo, e-mail marketing, dentre outros.
Por ser uma área dinâmica, está em constante evolução impulsionada pelos avanços tecnológicos, de inovação e de mudanças de hábitos e consumo, o que torna sua adaptação essencial para a efetividade de suas estratégias.
Reforço e consolidação da imagem da Atitus alinhada com os propósitos e valores.
Construir relacionamentos confiáveis com o público, promover a transparência e respeitar os valores morais, garantindo a integridade das práticas comerciais.
Estabelecer vínculos com os clientes, transmitir segurança, credibilidade e a certeza de que as promessas da marca serão cumpridas.
Valorizar a diversidade e a inclusão, reconhecendo e respeitando as diferentes perspectivas e identidades do público, para construir estratégias abrangentes e empáticas.
Construir conexões genuínas com o público, demonstrando autenticidade e honestidade nas comunicações e práticas da Atitus.
Explorar novas abordagens, tecnologias e ideias criativas que levem a inovação como perspectiva.
Elaborar, planejar e implementar campanhas de captação de novos clientes para os produtos e serviços da Atitus Educação.
Adotar o melhor formato, linguagem e abordagem, de forma estratégica e alinhada ao conteúdo a ser divulgado.
Potencializar a eficácia das campanhas de marketing e a conexão com o público-alvo.
Auxiliar na geração de receita, visando a sustentabilidade econômica da Instituição.
A Política de Marketing leva em consideração aspectos estratégicos, operacionais e de identidade de marketing que impactam na Instituição. Reforça e auxilia no desenvolvimento, planejamento e aplicação das estratégias de captação da Atitus além de estar conectado aos objetivos estratégicos da Instituição.
Definir e divulgar os formatos de ingresso de alunos nos cursos de graduação e pós-graduação;
Gestão e manutenção do site da Atitus Educação, envolvendo design, conteúdos e performance;
Definição do processo seletivo envolvendo a escolha dos formatos de ingresso aceitos pela instituição para a realização de novas matrículas;
Estabelecer o calendário de período de inscrição para ingresso por prova vestibular, data de realização da prova e publicação dos resultados;
Garantir que todos os processos ocorram de forma eficiente em relação ao processo seletivo;
Divulgação e captação de leads para todas as formas de ingresso durante o período de processo seletivo;
Manter fluxo de relacionamento com leads.
A política de comunicação interna é de responsabilidade da Gerência de Marketing.