A responsabilidade social se traduz no esforço contínuo e permanente para que a Instituição cumpra sua missão, sustentada no desenvolvimento de ações, adequando os serviços, o corpo docente e a infraestrutura e promovendo o incremento educacional da região onde seus campi estão inseridos, por meio de ações inclusivas e continuadas;
A responsabilidade social diz respeito à garantia da boa qualidade de ensino ofertada pela Instituição, com o propósito de colocar em prática os quatro pilares da educação proclamados pela Unesco: “aprender a conhecer”, “aprender a fazer”, “aprender a conviver” e “aprender a ser”;
A responsabilidade social implica na contribuição institucional para o projeto de desenvolvimento humano sustentado nas cidades onde estão inseridos seus campi, com ações internas e externas concretas e que promovam a produção do conhecimento, da inovação tecnológica e do empreendedorismo.
Promover um espaço de formação e desenvolvimento humano e social, por meio de uma estrutura educacional inovadora, empreendedora e integradora, articulada com as demandas da sociedade, nas áreas da educação, saúde, meio ambiente e inclusão social;
Assegurar a integração de políticas, programas e ações na mesma perspectiva de formação de cidadãos e profissionais comprometidos com a promoção de valores éticos, com a cidadania efetiva e com o desenvolvimento social e econômico regional;
Criar sinergias entre as práticas de Responsabilidade Social e os processos de ensino, pesquisa e extensão, no contexto do Desenvolvimento Sustentável;
Favorecer um ambiente em que exista a igualdade de condições e de oportunidades para todas as pessoas, predominando o respeito mútuo e o reconhecimento das diferenças.
Promover o desenvolvimento de consciência coletiva, social, ambiental e crítica da sociedade, e estabelecer a imersão e a sinergia entre as esferas internas e externas institucionais nas distintas realidades socioeconômicas, culturais locais e regionais;
Promover e colaborar para discussões participativas inter/trans/multidisciplinar relacionadas às temáticas contemporâneas, às demandas e às necessidades da comunidade em geral, ao meio ambiente e aos direitos humanos;
Incentivar o empreendedorismo social e de mercado para o desenvolvimento de empresas, produtos e processos que atendam às demandas sociais.
Elaborar e fomentar estratégias que oportunizem a Instituição, como um todo, conhecer, planejar e executar ações inerentes à política de responsabilidade social institucional;
Implementar a melhoria contínua dos programas, projetos, ações e atividades em desenvolvimento na gestão, no ensino, na extensão e na iniciação científica, de modo a garantir significativos impactos na comunidade acadêmica e sociedade;
Promover o apoio psicopedagógico e as condições de acessibilidade e inclusão para acesso, permanência e formação dos discentes na Instituição;
Estabelecer relações de parceria, cooperação, prestação de serviços e/ou convênios ativos e outras modalidades com instituições de ensino básico, fundamental e/ou superior não consolidadas, setor público, privado, organizações, associações e entidades da sociedade civil;
Incluir nos planos de ação dos cursos, atividades voltadas à inclusão social, ao desenvolvimento social, econômico e ambiental, à defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural;
Propor e desenvolver programas e projetos que visam colaborar para gestão, elaboração e revisão de políticas públicas, legislação e normatização nas diferentes áreas de atuação profissional local, microrregional e regional;
Estruturar metodologicamente o processo de implementação e execução de metas, monitoramento e avaliação da política de responsabilidade social, visando identificar o alcance das ações e as oportunidades de novas respostas às necessidades econômicas, ambientais e sociais.
Inserção de conhecimentos relacionados à Diversidade, Meio Ambiente e Cultura nos currículos, de forma transversal, principalmente com a inclusão dos temas nas disciplinas de graduação e em disciplinas relacionadas diretamente com as áreas;
Internacionalização da ATITUS, com o fomento à ida e vinda de estudantes e professores para outros locais do país e/ou do mundo, promovendo relações interculturais de alto valor agregado ao desenvolvimento;
Concessão de bolsas de estudo em todos os níveis de ensino e adesão institucional aos programas governamentais, permitindo que pessoas de baixa renda possam usufruir do ambiente universitário;
Atividades acadêmicas internas e externas, como palestras, webinar, grupo de estudos e pesquisa, entre outras, organizadas com foco nos temas de Direitos Humanos, História e Cultura, Meio Ambiente, Diversidade e Produção Artística;
Atividades de ensino, pesquisa e extensão, e parcerias com setores público e privado, voltadas para a responsabilidade social.
Educação ambiental e defesa do meio ambiente: refere-se à preocupação em desenvolver nas estudantes competências – conhecimentos, habilidades, atitudes – voltadas para a conservação do meio ambiente, essencial à qualidade de vida e à sustentabilidade;
Educação e defesa da cultura: refere-se a fomentar o estudo em relação a memória e patrimônio cultural, principalmente sobre a história e cultura afro-brasileira, africana e indígena, visando a difusão da cultura brasileira;
Inclusão social: defende as ações que visam incluir os estudantes nas atividades institucionais, visando oportunidades iguais de acesso e permanência, considerando não só a existência de deficiências, mas também diferenças de classe social, gênero, idade e origem étnica.
Inserção de conhecimentos relacionados à Diversidade, Meio Ambiente e Cultura nos currículos, de forma transversal, principalmente com a inclusão dos temas nas disciplinas de graduação e em disciplinas relacionadas diretamente com as áreas;
Incentivar a realização de parcerias com órgãos públicos, privados e do terceiro setor para o desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa e extensão voltados para o atingimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU;
Promover eventos internos e externos que viabilizem o desenvolvimento de consciência coletiva, social e crítica da comunidade acadêmica e da sociedade, estabelecendo uma sinergia entre as distintas realidades socioeconômicas, culturais locais e regionais;
Promover ações que favoreçam a inclusão social de estudantes no processo de ensino aprendizagem;
Aprimorar as ações do Núcleo de Apoio ao Estudante, garantindo atendimento e apoio pedagógico e psicopedagógico a todos os discentes;
Incentivar as ações afirmativas de defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural no desenvolvimento dos cursos de graduação e pós-graduação;
Fomentar a produção artística e cultural, por meio do apoio à criação, registro, difusão e distribuição de obras, ampliando o reconhecimento da diversidade de expressões.
As políticas de diversidade, meio ambiente, cultura e produção artística são de responsabilidade de toda a comunidade acadêmica da ATITUS. As Direções de Graduação, Pós-Graduação e os Coordenadores dos Cursos, têm a responsabilidade de orientar e supervisionar a inserção e execução de ações nos cursos, na pesquisa e na extensão.
Não-retrocesso: diz respeito a vocação de permanência e de não-retrocesso das políticas já desenvolvidas, prezando pela sua manutenção nos limites do possível, e, assim, preferindo o ajuste ao encerramento das ações;
Educação em direitos humanos: refere-se ao contínuo fomento de iniciativas, por parte dos alunos e professores, para a formação de multiplicadores de uma cultura sinérgica em direitos humanos que busque realizá-los cotidianamente e de modo ético;
Inovação, empreendedorismo e sustentabilidade: importância do estímulo à inovação, ao empreendedorismo e à sustentabilidade, como ferramentas para o aparecimento de ações disruptivas, melhores e mais acessíveis em defesa da valorização e concretização da dignidade da pessoa humana, da liberdade, da diversidade e da igualdade identitária, do meio ambiente e da pluralidade democrática;
Entropia: os desafios e as oportunidades contemporâneas são complexos e plurais, exigindo, portanto, ações de igual medida. Deste modo, preferem-se dinâmicas interdisciplinares e multidisciplinares, consagrando diversos âmbitos do conhecimento e ouvindo diversos atores sociais, na abordagem e busca por soluções;
Manter e ampliar as ações já desenvolvidas pelos cursos, em prol da realização de direitos humanos, a partir dos currículos, dos estágios e da extensão;
Estimular e propor novas iniciativas voltadas para a valorização e concretização da dignidade da pessoa humana, da diversidade e da igualdade identitária, da sustentabilidade e da pluralidade democrática;
Possibilitar aos alunos, professores e à comunidade empoderarem-se e reconhecerem-se como sujeitos de direitos humanos, capazes de reproduzi-los nas suas práticas cotidianas;
Inspirar e promover a atuação ética, democrática e plural em questões identitárias, como étnico-raciais e de gênero nas atividades curriculares e extracurriculares;
Garantir e alimentar a educação em Direitos Humanos como parte do processo de ensino-aprendizagem, por meio de uma abordagem concreta e atual, focada nos desafios contemporâneos da sociedade, da inovação, do empreendedorismo e da tecnologia.