O município de Passo Fundo faz parte da COREDE Produção, e conforme dados publicados pela Fundação de Economia e Estatística – FEE, no ano de 2019 a COREDE da Produção possuía uma população total de 371.281 habitantes, que ocupa uma área de 6.002,8 km², com uma densidade demográfica de 61,9 hab/km². Desse total, o município de Passo Fundo possui, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), uma população estimada de 204.722 no ano de 2020 (55% em relação ao total da população da região), ocupando uma área de 784,407 km² (13% em relação a área total) e com uma densidade demográfica de 235,92 hab/km².
Para fins de análise, a instituição considera como região de abrangência do município de Passo Fundo 40 municípios localizados em um raio em torno de 100 km (Passo Fundo, Carazinho, Marau, Soledade, Lagoa Vermelha, Sarandi, Tapejara, Não-Me-Toque, Sananduva, Espumoso, Serafina Corrêa, Ronda Alta, Constantina, Nova Bassano, Casca, Sertão, Rondinha, Ciríaco, Ibiaçá, David Canabarro, Vila Maria, Ibirapuitã, Pontão, Água Santa, Nova Alvorada, Ernestina, Victor Graeff, Caseiros, Coxilha, Mormaço, Tio Hugo, Camargo, Mato Castelhano, Vila Lângaro, Santo Antônio do Palma, Santo Antônio do Planalto, Muliterno, Gentil, Santa Cecília do Sul e Engenho Velho). Esses dados expressam a importância que o município de Passo Fundo possui para a região.
O município de Porto Alegre é a capital do estado do Rio Grande do Sul (RS) e centro da região metropolitana, que compreende um total de 34 municípios com uma população de aproximadamente 4,4 milhões de habitantes, ocupando um território de mais de 10 mil km², com uma densidade de 421,8 habitantes por km² (IBGE, 2021). Desse total, segundo o IBGE (2021), Porto Alegre possui uma população de 1.492.530 (34% dos habitantes), ocupando uma área de 496,682 km² (5% do total), com densidade demográfica de 3.009,13 hab/km² (7 vezes maior).
Para fins de análise, a instituição considera como região de abrangência do município de Porto Alegre 11 municípios (Porto Alegre, Canoas, Gravataí, Viamão, Alvorada, Sapucaia do Sul, Cachoeirinha, Guaíba, Esteio, Eldorado do Sul e Nova Santa Rita).
A análise do cenário mundial elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA, construída através do documento “Megatendências Mundiais 2030: o que entidades e personalidades internacionais pensam sobre o futuro do mundo”, teve como objetivo apresentar o levantamento de sementes que devem moldar o contexto mundial até 2030, em cinco dimensões:
Perspectivas do setor agro para 2021: segundo estimativas da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), a economia brasileira deverá crescer entre 3,5% e 4% neste ano. Caso o ritmo de vacinação no país seja acelerado, será possível inclusive superar a média de crescimento mundial, que é de 4,2%.
Em 2020, o agronegócio foi responsável por ajudar a reduzir a queda do PIB brasileiro, registrando crescimento de 9% e contribuindo com mais de 25% no PIB Brasil, alcançando recorde em exportações e superávit comercial de US$81,9 bilhões, mesmo com o cenário mundial de pandemia.
O que levou a esse resultado foi a somatória de fatores, entre eles: abastecimento do mercado nacional; exportações; infraestrutura, escoamento de produção, armazenamento; tecnologia implementada; Serviços ao agronegócio – consultorias contábeis, jurídicas, financeiras etc.
Nos produtos do agronegócio que tiveram destaque de desempenho, tem-se:
A variação da população do RS cresceu praticamente a metade da população nacional, enquanto a taxa média de expansão da população gaúcha foi de 0,7%, a brasileira atingiu 1,2%, no período analisado.
Conforme dados do IBGE (2020) os cinco municípios mais populosos do Estado são, na ordem:
A população total do RS deve continuar crescendo por um período curto (a taxas cada vez menores) e, então, passar a diminuir. O ápice ocorreria por volta de 2025, quando o Estado atingiria uma população de 11,07 milhões e, em 2050, se reduziria a 9,7 milhões. Além disso, o RS deverá passar por uma transformação demográfica nas próximas décadas: estima-se que o número de idosos (65 anos ou mais) que, no Censo 2010, era de 995 mil habitantes, deva atingir 2,24 milhões em 2050.
Em contrapartida, o número de jovens (até 14 anos) deve passar de 2,23 milhões para 1,25 milhão nesse mesmo período. Por fim, a população potencialmente ativa (de 15 a 64 anos) deverá continuar aumentando até o final da presente década (com um ápice de 7,70 milhões) e, após, iniciará uma redução, totalizando 6,2 milhões de pessoas em 2050.
Alçar voos mais altos é prioridade para quem exerce papel relevante em sua área de atuação, e chegar ainda mais longe está na essência da ATITUS. Com o slogan “Inspira quem Transforma”, a ATITUS segue com o entusiasmo de transformar pessoas e ideias, expandir o portfólio de cursos e serviços e formar profissionais aderentes às necessidades do mercado.
A ATITUS almeja ser a maior instituição de ensino superior privada no Rio Grande do Sul até 2027 e para alcançar este objetivo definiu um conjunto de ações internas, todas embasadas na meta de transformar a ATITUS em uma plataforma educacional inovadora, empreendedora, conectada ao mundo empresarial, com cultura ágil e focada na experiência do cliente.
As ações foram organizadas através do Programa de Transformação ATITUS e a partir deste foram construídos cinco grandes projetos estratégicos. São eles:
Estrutura Corporativa e Reorganização da Operação da ATITUS – com o foco de reorganizar a operação da ATITUS para garantir uma gestão ágil e experiência focada no cliente, com uma estrutura corporativa para atender todas as empresas do grupo econômico.
Jornada do Aluno – onde a principal meta é estruturar a jornada do aluno com foco na experiência física e digital na utilização dos serviços ofertados pela MED.
IPEA. Ipea revisa queda do PIB de 6% para 5% em 2020: Intensidade da recuperação depende da evolução da pandemia de Covid-19. 01 de outubro de 2020. Disponível em:
Clique aqui
Acesso em: 05 jul. 2021.
BRADESCO. Economia em dia: projeções a longo prazo. Disponível em:
Clique aqui
Acesso em: 05 jul. 2021.
PORTAL R7. A economia em 2021 e o agronegócio (Contábeis). 05 de março de 2021. Disponível em:
Clique aqui
Acesso em: 05 jul. 2021.
AGÊNCIA BRASIL. Estimativa para o PIB da construção cai de 4% para 2,5% em 2021: expectativa positiva do setor caiu com alta de preço da matéria-prima. (Economia). 29 de abril de 2021. Disponível em:
Clique aqui
Acesso em: 05 jul. 2021.