O SINAES, ao promover a avaliação de instituições, de cursos e de desempenho dos estudantes, deverá assegurar:
A avaliação das instituições de educação superior terá por objetivo identificar o seu perfil e o significado de sua atuação, por meio de suas atividades, cursos, programas, projetos e setores, considerando as diferentes dimensões institucionais, dentre elas, obrigatoriamente, as seguintes:
Manter Programa de Autoavaliação Institucional atualizado e em funcionamento;
Avaliar periodicamente as atividades de ensino, pesquisa e extensão da Instituição;
Sensibilizar a comunidade interna para participar dos procedimentos de autoavaliação institucional;
Sistematizar e socializar as informações/resultados dos procedimentos de avaliação institucional;
Um (1) representante, por Campus, indicados pelos diretores de Campus:
Avaliação Docente
ENADE
Avaliação de competência e desempenho: ferramenta utilizada para avaliar o desempenho e as competências dos docentes, do quadro técnico-administrativo e dos gestores, respeitadas as especificidades de cada área e o papel do profissional. O Programa Conexões oferece aos seus profissionais um panorama amplo de possibilidades para alavancar o crescimento e a movimentação vertical e horizontal da carreira dos colaboradores.
Pesquisa de clima organizacional: busca levantar junto aos colaboradores o grau de satisfação, entendimento, envolvimento e opiniões sobre aspectos da cultura, políticas, normas, procedimentos e costumes existentes e praticados dentro da instituição, bem como expectativas profissionais, de comunicação e integração, liderança, motivação e aspectos institucionais. O método utilizado é o da consultoria global “Great Place to Work”.
Avaliação institucional: é parte inerente ao processo educacional, constituindo-se um instrumento indispensável para o aprimoramento do ensino e da instituição como um todo. A partir dessa avaliação, os alunos matriculados nos cursos de todas as Linhas de Negócio respondem sobre sua satisfação com a Instituição. O método utilizado pela ATITUS é o NPS (Net Promoter Score).
Avaliação docente: esta avaliação tem por finalidade aprimorar o processo de ensino e aprendizagem, trazendo maior qualificação nos serviços prestados pela IES. A partir dessa avaliação, os alunos matriculados nos cursos de todas as Linhas de Negócio avaliam o corpo docente referente a qualidade do ensino e a qualificação do corpo docente. Neste pilar, também é utilizado o método NPS.
Avaliação dos serviços prestados: Nos locais de estágios, de aulas práticas, e atendimento a comunidade acadêmica, avalia-se a satisfação em relação ao atendimento e serviços prestados, sendo eles Escritório Modelo da Arquitetura e Urbanismo, Núcleo de Prática Jurídica – NUJUR, Clínicas de Odontologia, Clínica Veterinária, Serviço Integrado de Atendimento em Psicologia – SINAPSI, Biblioteca e Central de Atendimento.
Ouvidoria: Através da ouvidoria, canal de comunicação direta com alunos, professores, funcionários e comunidade externa da ATITUS é possível realizar críticas e sugestões, necessárias à qualificação das atividades da instituição. A comunidade pode participar das seguintes formas: on-line, preenchendo o formulário disponível no site (https://www.ATITUS.edu.br/Ouvidoria), por escrito, utilizando as urnas instaladas na sala dos professores e na biblioteca, e pelo e-mail ([email protected]).
Sociedade civil: Além das formas já citadas, a Instituição ainda busca ouvir a sociedade civil em que possui laços para fins de compreender suas interações, impactos e contribuições para o desenvolvimento da comunidade.
Evidência do nosso compromisso com a comunidade e suas demandas se dá por meio da Plataforma Transforma disponível em: https://transforma.beformless.net/. Sistema de Gestão de Projetos Integradores e Curricularização da Extensão.
Tem como objetivo avaliar os resultados e analisar as dificuldades declaradas pela instituição em sua autoavaliação e o que os avaliadores externos apontam acerca da realidade institucional. Tem como referência os padrões de qualidade para a educação superior expressos nos instrumentos de avaliação e os relatórios das autoavaliações.
Entre elas, destacam-se na ATITUS:
Teste de progresso nacional ABEM: tem como objetivo avaliar os estudantes de graduação em Medicina, em qualquer semestre, por meio de instrumentos e métodos que considerem os conhecimentos, as habilidades e as atitudes previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina.
Conceito Preliminar de curso (CPC): é um indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação.
ENADE: é um dos pilares da avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), criado pela Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004 e tem como objetivo aferir o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação, e as habilidades e competências em sua formação.
Índice Geral de Curso (IGC): é um indicador de qualidade que avalia as instituições de educação superior.
Avaliação quadrienal/CAPES: Avaliação dos Programas de Pós-Graduação realizada pela CAPES a cada quatro anos.
Certificação do European Foundation for Management Development (EFMD): é uma organização internacional com sede em Bruxelas, na Bélgica. Possui mais de 780 organizações membros da academia, negócios, serviço público e consultoria em 81 países. É reconhecido globalmente como um organismo de acreditação de qualidade em educação de gestão e conecta instituições líderes em educação empresarial, aprendizagem corporativa e desenvolvimento de gestão. EDAF (EFMD GN Deans Across Frontiers) é a Certificação/Assessment da EFMD, que por meio de mentoria e aprimoramento, auxilia a Instituição no alcance dos objetivos. Em 2021, a ATITUS foi aprovada para participar do processo EDAF, cuja mentoria terá duração de dois a três anos, com apresentação de relatório anual evidenciando as melhorias e, após este período, a partir da implantação das melhorias, a Instituição submete-se ao processo de Certificação.