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Capítulo X

A Infraestrutura

da Atitus

10.1 Política de Infraestrutura

A infraestrutura de uma IES tem grande importância. Ela é determinante para a plena execução de seu modelo acadêmico. No momento de escolher a instituição de ensino para realizar a sua graduação ou pós-graduação estudantes e seus familiares avaliam, entre outras características de uma IES, a sua estrutura.

Os elementos que compõem a estrutura física da instituição de ensino também são determinantes para a formação do estudante. Espaços para a vivência de experiências práticas da profissão são fundamentais para uma formação de qualidade.

A ATITUS disponibiliza aos seus estudantes e professores os meios necessários para um aprendizado teórico e prático, alinhado com às expectativas e exigências do mercado profissional atual.
A infraestrutura da ATITUS contempla laboratórios e salas de aula bem equipadas, ambientes bem preservados e equipamentos modernos para uma formação de alto nível.
São ambientes descritos neste capítulo:

Biblioteca

Laboratórios

Salas de aula

Infraestrutura tecnológica

Espaços administrativos

Ambientes para estudos e pesquisas para docentes

Infraestrutura tecnológica

A infraestrutura da ATITUS proporciona uma boa experiência aos estudantes, que se sentem satisfeitos por estarem na instituição. Esse é um elemento que ajuda a motivar os estudos e aumentar o engajamento com as estratégias oferecidas.

10.1.1 Objetivos

O planejamento e a organização da infraestrutura da ATITUS objetiva:

Apresentar a atual capacidade instalada e relacionar com a ocupação existente, visando dar uma visão geral da infraestrutura da ATITUS e sua utilização;

Apresentar as novas demandas das escolas, seus negócios e das áreas administrativas e acadêmicas, a fim de garantir a entrega de valor à comunidade acadêmica;

Apontar as novas necessidades de espaço físico para o fechamento do ciclo dos cursos e das novas demandas definidas no planejamento estratégico da instituição;

Subsidiar o planejamento estratégico e a elaboração do orçamento anual nos aspectos de custos, despesas, investimentos e recursos financeiros necessários e alinhar as necessidades, conforme exigências do MEC e objetivos estratégicos da ATITUS;

Proporcionar uma visão sistêmica dos investimentos de curto, médio e longo prazo;

Avaliar as possibilidades no entorno da atual sede;

Demonstrar o impacto financeiro, considerando custos, despesas e investimentos.

10.1.2 Infraestrutura dos Campi da ATITUS

A ATITUS conta com infraestrutura física para desenvolvimento das atividades acadêmicas, totalizando 32.763,93 m2 de área construída, sendo distribuídas nas cidades de Passo Fundo, Porto Alegre, Erechim e Ijuí.

O Campus Passo Fundo conta com infraestrutura de 23.957,76 m² composta de quatro edifícios localizados na Rua Senador Pinheiro, 304, três pavilhões para aulas práticas localizadas na Rua Arno Otto Kiehl, 250, um edifício em área rural localizado na ERS 324, além de espaço exclusivo para práticas acadêmicas no Hospital de Clínicas.

O Campus Porto Alegre conta com uma infraestrutura de 6.492 m2, composta de três edifícios locados, na Rua Dona Laura, 1020, no Bairro Rio Branco, na capital gaúcha. Neste campus acontecem as operações da Unidade Porto Alegre e também da ATITUS Online, que compartilham todos os ambientes acadêmicos e de convivência situados neste endereço. Ainda em Porto Alegre, contamos com uma estrutura de 1000 m², localizada no Instituto Caldeira, que fica no 4º Distrito, na T. São José, número 455. Neste espaço ocorrem diversas iniciativas que conectam empresas, universidades, startups e diferentes interessados na transformação digital dos negócios. A ATITUS atua no instituto, com suas graduações da escola politécnica.

Todos os prédios atendem às normas de combate a incêndio, energia e sistema de troca de ar e podem servir de base para o desenvolvimento dos serviços.

Infraestrutura Atual Campus Passo Fundo
Bloco Identificação
Bloco A Alugado 5.056,08
Bloco B Alugado 7.548,65
Bloco C Alugado 3.298,00
Laboratórios Politécnicas Alugado 1.488,00
Hospital Escola HC Convênio 970,00
Bloco Ciências Agrárias Alugado 2.758,45
IFIBE Alugado 2.838,58
ÁREA TOTAL ATUAL 23.957,76
Infraestrutura Atual Campus Porto Alegre
Bloco Identificação
Bloco A Alugado 2.994,34
Bloco B Alugado 2.269,66
Bloco C Alugado 228
Caldeira Alugado 1.000
ÁREA TOTAL ATUAL 6.492,00
Em suas quatro unidades, a ATITUS possui 32.763,93 M² de área disponível para o desenvolvimento de suas atividades acadêmicas e administrativas.

10.1.3 Instalações Administrativas

As instalações administrativas são adequadas para receber os colaboradores do quadro técnico-administrativo. Todos os locais são climatizados, os postos de trabalho possuem computador, telefone, ilhas de impressão de autoatendimento, internet cabeada e Wi-Fi. As salas de reuniões têm formatos para atender de quatro a doze pessoas simultaneamente e possuem estrutura de som e imagem para reuniões com equipes internas e/ou pessoas externas. Anexo a esses ambientes dispomos de copa equipada para atender aos colaboradores.

Instalações Administrativas dos Campi da ATITUS
Campus Local
Passo Fundo Áreas Administrativas 435,38
Passo Fundo Corporativo 559,0
Porto Alegre Áreas Administrativas 96,64
Porto Alegre Corporativo 98,84
Porto Alegre ATITUS Online 73,02

10.1.4 Salas de Aula

A ATITUS conta com um conjunto de salas de aula climatizadas, com acesso à rede wireless, compostas por cadeiras estofadas e classes individuais ou cadeiras universitárias, estrutura tecnológica de imagem, quadro branco, mesa e cadeira para professor. A capacidade das salas varia de 30 a 50 alunos.
Salas de Aula dos Campi da ATITUS
Campus Local Qt
Passo Fundo Sala de Aula 73 4.224,99
Porto Alegre Sala de Aula 26 1303,64

10.1.5 Instalações Sanitárias

Todos os blocos da ATITUS possuem conjuntos de instalações sanitárias compostas por banheiros femininos, masculinos e PNE (portador de necessidade especial) os quais são destinados a pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência física, atendendo às normas de acessibilidade. Em nossos campi também dispomos de banheiros masculinos e femininos com fraldário, estes ficam localizados próximos às áreas de convivência com mais fluxo. No Hospital Escola, as instalações sanitárias também possuem vestiários com duchas, possibilitando aos alunos da Escola de Saúde realizar a higiene antes de se deslocar do hospital, sendo um protocolo de saúde e segurança.
Instalações Sanitárias dos Campi da ATITUS
Campus Local
Passo Fundo Bloco A 172,39
Passo Fundo Bloco B 348,81
Passo Fundo Bloco C 158,53
Passo Fundo Laboratórios Politécnica 41,81
Passo Fundo HC 78,70
Porto Alegre Bloco A 209,36
Porto Alegre Bloco B 42,79
Porto Alegre Bloco C 10,14

10.1.6 Auditórios

Cada campus da ATITUS conta com um auditório climatizado, com boa qualidade acústica, púlpito, mesas, cadeiras estofadas, equipamentos de som e imagem, rede cabeada e acesso à internet através de wireless. Ainda, a instituição disponibiliza estrutura de videoconferência itinerante para utilização nos auditórios.
Auditórios nos Campi da ATITUS
Campus Local Capacidade
Passo Fundo Auditório Central 302,86 300 Pessoas
Porto Alegre Auditório Central 107,03 157 Pessoas

10.1.7 Sala dos Professores

Para atender ao corpo docente, a ATITUS conta com os seguintes espaços:
Salas de Professores nos Campi da ATITUS
Campus Qt Local
Passo Fundo 2 Sala dos professores 236,72
Passo Fundo 1 NDE -Núcleo Docente Estruturante 74,79
Passo Fundo 17 Salas para Professores pesquisadores Mestrado 463,28
Porto Alegre 1 Sala dos professores 26,06
Porto Alegre 1 NDE -Núcleo Docente Estruturante 26,04
Porto Alegre 1 Sala para coordenadores de graduação 25,42
As salas dos professores são estruturadas para facilitar o acesso aos principais serviços da instituição, aproximando o corpo docente ao quadro técnico administrativo. O local é climatizado com postos de trabalho compartilhados, armários individuais, computadores, telefones, impressora e sofás. Além disso, os professores têm acesso a sala do NDE onde contam com uma estrutura elaborada para facilitar o compartilhamento de ideias.

Para os professores com dedicação exclusiva as estações de trabalho são individuais, dispondo de mesas, cadeiras e acesso a impressão. Neste local também é possível realizar o arquivamento de documentos importantes para o curso.

A coordenação dos cursos de Graduação dispõe de sala compartilhada, equipada com estação de trabalho completa, e acesso às salas de apoio, para atendimento individual

10.1.8 Espaços para Atendimento aos Discentes

Para realizar o atendimento aos alunos a ATITUS conta com os seguintes espaços:
Espaços para Atendimentos aos Discentes nos Campi da ATITUS
Campus Local
Passo Fundo Central de Atendimento 77,51
Passo Fundo NAE - Núcleo de Atendimento ao Estudante 47,6
Passo Fundo Salas de Apoio 16,08
Porto Alegre Central de Atendimento 44,92
Porto Alegre NAE - Núcleo de Atendimento ao Estudante 6,54
Porto Alegre Salas de Apoio 8,32
Na central de atendimento, ponto focal para atendimento aos alunos, os acadêmicos encontrarão um ambiente climatizado e estrutura de atendimento em formato de guichês, que são organizados através do sistema de senhas digitais respeitando a ordem de chegada e as prioridades definidas por lei. Havendo necessidade de um atendimento individualizado, o aluno poderá ser direcionado a uma das salas de apoio, onde terá um ambiente reservado, também climatizado e com recursos multimídia.

O Núcleo de Atendimento ao Estudante, conta com uma sala específica visando garantir a privacidade nos atendimentos.

10.1.9 Espaços para Convivência e para Alimentação

Para que a comunidade acadêmica possa se integrar à instituição e usufruir dos espaços de convivência, a ATITUS oferece além de ambientes fechados e adequados para alimentação, espaços amplos ao ar livre com bancos, mesas e cadeiras em local arborizado e ensolarado.

Os serviços de alimentação são terceirizados e realizam a venda de café, lanches e refeições.

Para maior autonomia dos alunos, professores e colaboradores, também dispomos de máquina de autoatendimento com bebidas e snacks e um ambiente equipado com micro-ondas à disposição de todos.
Espaços para Convivência nos Campi da ATITUS
Campus Local
Passo Fundo Área de convivência Interna 261,52
Passo Fundo Área de convivência Interna 721,38
Porto Alegre Área de convivência Interna 366,77
Porto Alegre Área de convivência Interna 543,53
Na central de atendimento, ponto focal para atendimento aos alunos, os acadêmicos encontrarão um ambiente climatizado e estrutura de atendimento em formato de guichês, que são organizados através do sistema de senhas digitais respeitando a ordem de chegada e as prioridades definidas por lei. Havendo necessidade de um atendimento individualizado, o aluno poderá ser direcionado a uma das salas de apoio, onde terá um ambiente reservado, também climatizado e com recursos multimídia.

O Núcleo de Atendimento ao Estudante, conta com uma sala específica visando garantir a privacidade nos atendimentos.

10.1.10 Laboratórios, Ambientes e Cenários para Práticas Didáticas

Com o intuito de elevar o conhecimento dos nossos alunos e atender a excelência no que faz, a instituição conta com ambientes para aulas práticas, estudos, pesquisas e atendimento à comunidade. Esses espaços são disponibilizados para os professores e alunos de todas as linhas de negócio da instituição, somando cerca de 7000 m2 entre as unidades de Passo Fundo e Porto Alegre.

Todos os ambientes possuem climatização, equipamentos de projeção e acessibilidade, conforto necessário para o melhor andamento das aulas, estudos e pesquisas. Os laboratórios contam com uma estrutura adequada para proporcionar um bom desenvolvimento das atividades práticas, oferecendo equipamentos modernos, ambiente inovador que permite o uso de metodologias ativas e diversos cenários que aproximam o usuário dos desafios do mercado de trabalho.

A infraestrutura atual usa a tecnologia a favor da interação entre os usuários, agregando novas competências ao acadêmico da ATITUS. Para uma melhor experiência contamos com uma equipe técnica, que é responsável por toda a preparação das aulas, manutenção dos espaços e suporte aos usuários.
Laboratórios e Cenários de Práticas Didáticas – Ambientes Próprios
Campus Local
Passo Fundo Laboratórios Politécnica 1929,96
Passo Fundo Laboratórios de Saúde 510,38
Passo Fundo Clínica Odontológica 716
Passo Fundo Clínica Veterinária 621,98
Passo Fundo Clinica Sinapsi 138,32
Passo Fundo Nujur 261,39
Porto Alegre Laboratórios Politécnica 211
Porto Alegre Laboratórios de Saúde 374,39
Porto Alegre Clínica Odontológica 349,52
Porto Alegre Clinica Sinapsi 16,54
Porto Alegre Nujur 31,30
Laboratórios e Cenários de Práticas Didáticas – Ambientes Próprios
Campus Local
Passo Fundo Centro Ambulatorial HC 200
Passo Fundo Unidade Básica de Saúde 1000
Passo Fundo Centro de Atenção Integral à Saúde 600
Laboratório Equipamentos Descrição
Anatomia Humana e Animal Peças anatômicas sintéticas, software de realidade aumentada, óculos 3D,joysticks e televisores O ensino prático da anatomia humana e animal é essencial no aprendizado dos cursos da área da saúde. Este laboratório tem a finalidade de dar suporte ao aprendizado com o auxílio de estudo em cadáveres humanos, peças anatômicas e manequins.
Técnicas Cirúrgicas Animal Aparelho de anestesia inalatória, maca, endoscópio, televisor e focos de luz Local de aprendizagem de práticas cirúrgicas em animais de pequeno porte.
Apoio Freezers, serra, tanques de formol, fogão, macas de transporte, destilador de água Laboratório onde ficam armazenadas e são preparadas as peças anatômicas que serão utilizadas em aula.
Medicina Veterinária Preventiva e Reprodução Incubadora de CO2, leitor de placas, estufas, bomba à vácuo, banho maria, autoclave, cabine de segurança bacteriológica, freezer, geladeira, microondas, microscópio, espectrofotômetro, mini centrífuga, incubadora de agitação orbital, agitador recíproco, mini proteam, eletrosferose, centrífuga digital, transiluminador UV Destinado ao preparo de materiais para aplicação das biotecnologias de reprodução e exames relacionados à medicina veterinária preventiva.
Habilidades e Semiologia Maca cirúrgica, negatoscópio, suporte para soro, materiais para fertilização animal Permite que o estudante treine as habilidades do cotidiano do médico veterinário em seus atendimentos.
Microscopia Microscópios, televisores, bancadas Os laboratórios de microscopia da ATITUS contam com microscópios de alta qualidade, entre outras finalidades, auxiliam no estudo histopatológico e diagnóstico microbiológico.
Patologia Capela de exaustão, histotécnico, microscopio, agitador magnético, banho maria, micrótomo, estufa de secagem, geladeira A infraestrutura deste laboratório permite ao estudante aprimorar os conhecimentos de bioquímica, microbiologia, fisiologia, entre outras. Está equipado de modo a proporcionar as principais ferramentas de suporte laboratorial.
Análises Clínicas Analizador hematológico, analizador bioquímico, centrífuga capilar, centrifuga de tubos, centrífuga refrigerada, homogeneizador de soluções, microscópio e contador de células Este laboratório possibilita aos estudantes analisar materiais biológicos em busca de patologias, entendimentos de microrganismos e testes laboratoriais.
Multiuso Bancadas, bicos de bunsen O laboratório multiuso é um espaço destinado para diferentes aulas práticas, pesquisas e estudos dos cursos da área da saúde, podendo ser desenvolvidas aulas de microscopia, microbiologia, bioquímica, fisiologia, entre outros, conforme a demanda dos cursos.
SINAPSI Clínica escola com salas de atendimento individual e atendimentos supervisionado, câmara de Gesell O Serviço Integrado de Atendimento em Psicologia – SINAPSI, no modelo de clínica escola,oportuniza atendimento psicológico a crianças, jovens, adultos e idosos com objetivo de capacitar acadêmicos da escola no exercício de suas atividades, visando à prática da psicologia clínica e organizacional/institucional.
NUJUR Salas de atendimento individual, sala de audiência e salas de conciliação/mediação O NUJUR gera significativa interação com a sociedade, provocando transformações e a concretização do projeto profissional dos alunos na diversidade de áreas que possibilita a formação qualificada em Direito.
Clínica Odontológica Consultórios odontológicos completos, aparelhos de raio x, negatoscópios, fotopolimerizadores, computadores, tablets, ultrason, seladoras, autoclaves Clínica odontológica completa, para atendimento ao público sob supervisão dos professores, onde os alunos realizam aulas práticas de diversas especialidades da odontologia.
Prótese Dentária Recortador de gesso, vibrador de gesso Laboratório destinado a fabricação e pequenos ajustes de próteses dentárias em gesso.
Interpretação e propedêutica Negatoscópios, televisor Sala utilizada para aprendizagem e análise de material radiográfico.
Pré-clínico Equipos odontológicos, refletores, simuladores de cabeça articulados Este laboratório permite aos graduandos experimentar, testar, repetir, errar e corrigir. Também, permitirá que os estudantes treinem as habilidades de forma mais tranquila, antes de experimentar situações reais. Será o primeiro contato do discente com técnicas, em situação simulada, antes que ele desenvolva os procedimentos diretamente com o paciente.
Lab. Habilidades 1. Simuladores de: injeção venosa, injeção intramuscular, cateterismo central, sutura, cateterismo feminino e masculino, injeção espinhal, exame de próstata, aplicação de enemas, ostomia, vias aéreas adultas e baby, exame ótico, ferimentos, parada cardíaca, cricotirotomia.
2. Simulador de alta fidelidade (César), monitores e carrinho de parada cardíaca.
3. Simuladores de: parto avançado, cauterização feminina básico e avançado, câncer de mama, exame de mama, modelo de maternidade, sutura de episiotomia, vias aéreas infantis, simulador avançado baby, incubadora neonatal e berço superaquecido com baby.
Este laboratório permite aos graduandos experimentar, testar, repetir, errar e corrigir. Também, permitirá que os estudantes treinem as habilidades de forma mais tranquila, antes de experimentar situações reais. Será o primeiro contato do discente com técnicas, em situação simulada, antes que ele desenvolva os procedimentos diretamente com o paciente.
Microbiologia Autoclave, microondas, estufa de secagem, estufa bacteriológica, destilador de água, contador de colônias, balança analítica, câmara de fluxo laminar, computador, capela de exaustão, banho maria e agitador magnético Possuem como principal finalidade o ensino do aluno no campo das ciências biológicas.Equipamentos de ponta possibilitam a execução de técnicas como: pesquisa de anticorpos, cultura celular, colorações para diagnósticos microbiológicos, análise de proteínas e DNA.
Química e saneamento Medidor de umidade, modelo cilíndrico para ensaio, torno para moldes de prova, bureya, phmetro, unidade experimental de Reynolds Voltado para a realização de ensaios que permitam a observação experimental da ocorrência de fenômenos físicos e químicos. O trabalho de laboratório visa estabelecer a relação entre a Química Teórica e a Química Prática, por meio de experimentos que envolvem ideias e conceitos discutidos em aula.
Maquetaria e Conforto Heliodon, mesas e materiais para criação de maquetes A estes laboratórios cabe a análise de conforto em ambientes construtivos, permitindo através do uso de equipamentos e prototipagem, avaliações de comportamento solar, influências do ambiente ao conforto e garantia de eficácia a proposta do projeto. Também à maquetaria cabe o desenvolvimento e montagem de modelos e maquetes sem escala, desenvolvimento de projetos e construção de maquetes para análise prática de comportamentos e utilização/otimização de ambientes e/ou materiais em projetos alternativos à qualidade e ao meio ambiente, bem como ao usuário e suas necessidades.
Física, Instalações Elétricas e Hidráulica Agitador magnético, agulha de próctor com dinamômetro, aparelho de casagrande, balanças, banho maria, bicos de bunsen, bomba á vácuo, sistema de palhetas rotativas, capela de exaustão, conjunto de densidade real, estufa de secagem, geladeira, bancada hidráulica Neste local são realizadas as experiências de termodinâmica e ondas, além das experiências de eletricidade, magnetismo e óptica, equipados com instrumentos, utilizados para medidas e análise de experimentos didáticos. As atividades de Instalações Elétricas promovem ao aluno o entendimento das condições necessárias de um projeto de baixa e média tensão,familiarizando-o com as condições atuais das normas técnicas e equipamentos de mercado.
Fabricação Digital Recortadora à laser, impressora 3D Este laboratório permite ao aluno o desenvolvimento de prototipagem e fabricação, construção de modelos, projetados em escala, sob a finalidade de avaliações técnicas e viabilidades econômicas, sociais, entre outras. A partir de materiais básicos, como acrílico e MDF o aluno é desafiado a tornar factível seu projeto teórico, avaliando suas potencialidades e fraquezas.
Materiais e Técnicas Construtivas, Geotecnia e pavimentação Agitador de peneiras, balanças, compressor, esmeril, estufas, paquímetro, máquina universal de ensaios, politriz, vibrador de concreto Permite a análise experimental de estruturas em modelo reduzido, determinação de deslocamentos e deformações em peças estruturais e estudo de ligações em peças estruturais, dosagem de concreto (buscando melhor qualidade e redução dos custos), reconstituição de traços de concreto e argamassa e análise quanto aos procedimentos para correta fabricação, aplicação e verificação das patologias em concreto e argamassas.
LMIs Impressora 3D, recortadora a laser, braço robótico, fresa, bancadas didáticas (Algetec), equipamentos de realidade virtual aumentada, projetores. O objetivo de incentivar o protagonismo do estudante em seu processo de aprendizagem, possibilitando o desenvolvimento de habilidades e competências indispensáveis para a construção de sua autonomia intelectual e social.

10.1.11 Salas de Apoio de Informática ou Estrutura Equivalente

Os laboratórios de informática possuem computadores e rede adequados para o desenvolvimento das atividades acadêmicas. Além disso, também contamos com notebooks que compõem os laboratórios móveis, os quais podem ser facilmente deslocados para as salas de aula.

A atualização dos computadores e normas de segurança seguem as diretrizes dispostas nas Políticas de Tecnologia da Informação da instituição. Já a atualização de software é feita de acordo com a demanda de cada curso. Além dos equipamentos e insumos dispostos aos usuários, os laboratórios de informática da instituição contam com o suporte das equipes de TI sempre que necessário.
Laboratórios de Apoio de Informática
Campus Local Qt Computadores
Passo Fundo Laboratórios de Informática 6 146
Passo Fundo Laboratório Móvel 1 30
Porto Alegre Laboratórios de Informática 1 15
Porto Alegre Laboratório Móvel 1 30

10.1.12 Estrutura física e tecnológica destinada a CPA

A Comissão Própria de Avaliação dispõe de sala de uso exclusivo, com infraestrutura física e tecnológica composta de rede de dados física e wireless, além de software para coleta e análise de dados, tornando o local adequado para a execução das atividades destinadas à autoavaliação.

10.2 A Biblioteca

10.2.1 Ambiente Físico, Serviços, Informatização Plano de Atualização ao Acervo

Na ATITUS considera-se que o conhecimento científico apresenta impacto positivo e importante no processo de transferência e inovação tecnológica quando há um serviço estruturado e bem preparado para selecionar informação técnica, cultural e científica à disposição dos estudantes e professores.

Neste contexto, situa-se a Biblioteca, como serviço essencial do projeto de formação profissional, que tem como finalidade organizar e disseminar a informação, desenvolvendo atividades inerentes ao processo de ensino-aprendizagem, bem como manter atualizadas as informações a serem utilizadas no desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão.

A gestão da Biblioteca, como serviço dinamizador no processo de ensino e pesquisa, deve estar atenta à utilização correta do acervo, dos equipamentos existentes, além de promover eventos de caráter cultural e educativo. Desenvolver projetos com vista à atualização quanto às novas tecnologias de acesso à informação, atuando como instrumento eficaz na transferência da informação, acompanhando a evolução cultural, científica e tecnológica, de modo a prestar serviços de qualidade à comunidade, também é atribuição da gestão da biblioteca.

As Bibliotecas da ATITUS dispõem de uma estrutura funcional composta de seções, setores, viabilizando a organização e socialização da informação.

10.2.2 Ambiente Físico - Infraestrutura

A Biblioteca da ATITUS conta com uma estrutura moderna, climatizada e tecnológica, sendo que sua organização física conta com espaços destinados ao Acervo Bibliográfico, salas de estudos individuais e coletivas possibilitando aos usuários usufruir de um espaço de apoio para realização atividades acadêmicas, computadores para consulta ao acervo e pesquisas e guarda-volumes, gerando maior comodidade a comunidade acadêmica.

Infraestrutura Física das Bibliotecas nos Campi da ATITUS
Campus Espaço Qt/M²
Passo Fundo Área total biblioteca 485,68 m²
Salas de estudos 15 un
Computadores para consulta/pesquisa 10 un
Guarda-volumes 92 un
Porto Alegre Área total biblioteca 205,10 m²
Salas de estudos 06 un
Computadores para consulta/pesquisa 03 un
Guarda-volumes 32 un

10.2.3 Acervo Geral

A Biblioteca tem o seu acervo constituído de monografias, livros, periódicos especializados nacionais e estrangeiros e em assinatura corrente, obras de referência, bases de dados, bibliotecas virtuais de livros, folhetos, teses e dissertações. Tudo, obedecendo a uma política de qualificação e ampliação na forma indicada no planejamento econômico-financeiro, a fim de compatibilizar o acervo com a demanda e a política de atualização.

O processamento técnico do acervo da Biblioteca segue o sistema de catalogação e classificação cooperativa, obedecendo às normas técnicas de preparo da informação através da Classificação Decimal Universal (CDU) e o código de catalogação Anglo-Americano AACR2, objetivando a disponibilização do acervo com maior rapidez e eficácia, garantindo a qualidade do preparo técnico do acervo.

O acervo de seções de referência e multimeios é composto de dicionários gerais e especializados, anuários, almanaques, guias, abstracts, index, bases de dados on-line, acesso à informação via Internet.

O acesso às bases de dados se dá por meio de assinaturas, convênios e de acesso livre, buscando atender todos os cursos da instituição, principalmente os programas de pós-graduação.

A sessão de periódicos especializados é uma das mais importantes seções da Biblioteca, visto a composição do acervo ser de informações mais atualizadas, editadas em periódicos técnicos e científicos, jornais, diários, normas, repertórios e outros materiais que traduzem o desenvolvimento do conhecimento no país e no mundo. Abaixo, estão descritos os periódicos disponíveis por curso, com a informação da fonte de acesso, ISSN e área de abrangência.
Acervo Geral das Bibliotecas da ATITUS
Campus Acervo Qt
Passo Fundo Títulos cerca de 9 mil
Exemplares cerca de 37 mil
Porto Alegre Títulos cerca de 05 mil
Exemplares cerca de 15 mil

10.2.4 Serviços Oferecidos à Comunidade Acadêmica

A Biblioteca da ATITUS oferece à comunidade acadêmica os seguintes serviços: empréstimo domiciliar, consulta ao acervo, pesquisa, levantamento bibliográfico, educação do usuário, disseminação da informação, serviço de alerta através do sistema, serviço de extensão, normalização bibliográfica e comutação bibliográfica.

A Biblioteca oferece ainda aos seus usuários apoio na elaboração de trabalhos acadêmicos, através da prestação de informações a respeito da metodologia indicada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, APA e Vancouver.

O apoio dá-se através de capacitações para usuários em relação às normas da ABNT, uso das Bases de Dados e fontes bibliográficas, utilização de gerenciadores bibliográficos, redes sociais acadêmico-científicas e demais capacitações que sejam necessárias para a comunidade acadêmica, bem como pelo atendimento individualizado ao usuário.

10.2.5 Plano de Atualização e Expansão do Acervo

Anualmente, os Coordenadores de cursos são responsáveis pelas solicitações com o objetivo de ampliar a manter a qualidade do acervo, obedecendo à política de atualização do acervo estabelecida pela ATITUS, acompanhando as inovações científicas da área.

Para tanto, a instituição destina uma verba especial para a aquisição de novos livros para a Biblioteca, mantendo, portanto, atualizado o acervo da IES. A quantidade de exemplares por título obedece aos critérios do instrumento de avaliação do MEC para conceito 5.

A biblioteca contará também com acervo virtual de livros atendendo a demanda da comunidade acadêmica em relação a disponibilidade e atualização dos acervos nas mais diversas áreas.

10.2.6 Funcionamento da Biblioteca

O funcionamento da Biblioteca está fundado nas seguintes linhas mestras: (a) todos os alunos matriculados, professores e funcionários estão inscritos automaticamente, mediante o sistema adotado; (b) o cadastro biométrico é que vai possibilitar a retirada de livros; (c) as revistas comerciais e científicas, CD ROM’S, serão apenas para consulta no local; (d) as obras de referência (dicionários, enciclopédias, atlas, abstracts, index, etc.) só poderão ser consultadas no local, por constituírem obras de informação geral e de interesse de toda a comunidade; (f) cada usuário de graduação poderá retirar 5 (cinco) obras ou itens; por 7 (sete) dias, prorrogáveis por períodos sucessivos, desde que não haja reserva; o professor poderá retirar até 8 (oito) obras ou itens, por 14 (quatorze) dias, prorrogáveis por períodos sucessivos, desde que não haja reserva; (g) a não devolução do material na data prevista terá multa por dia e por livro.

A taxa por devolução em atraso é computada em dias corridos, inclusive sábado, domingo e feriado. Será cobrado taxa por hora, dos livros de uso local que forem retirados para cópia, e que não forem devolvidos no mesmo turno; (h) O item reservado permanece à disposição pelo prazo máximo de 1 (um) dia, a contar da data de devolução; (i) o usuário será responsável por todos os danos causados ao material bibliográfico retirado para empréstimo ou consulta e, no caso de perda, será obrigatória a substituição ou indenização do material pelo seu valor atualizado.

O horário de funcionamento das bibliotecas dos Campi será de segunda a sexta-feira das 8h às 22h30min, e aos sábados das 8h às 12h. Salvo casos particulares de feriados e necessidades específicas de cada unidade.

10.2.7 Recursos Humanos

Os recursos humanos da Biblioteca estão de acordo com as exigências inerentes a serviços biblioteconômicos, conforme dispõe legislação nacional. A Biblioteca conta com bibliotecários, assistentes administrativos e estagiários. Os bibliotecários atuam como Relações Públicas, desenvolvendo atividades de integração com a comunidade universitária e regional, tais como: promover a orientação do usuário na busca da informação, treinamento ao usuário (cursos, palestras, workshops). Efetua levantamento bibliográfico, utilizando obras de referência, e bases de dados em consulta on-line. Desenvolve campanhas de educação do usuário, de incentivo à leitura e orientação para execução de trabalhos técnico-científicos.

Os assistentes administrativos e estagiários, prestam atendimento a clientes internos e externos; realizam o recebimento e circulação de materiais periódicos; auxiliam as atividades especializadas e administrativas relacionadas à rotina de bibliotecas (MEC e CAPES); auxiliam na realização do inventário do acervo; apoiam na realização, controle e conservação de documentos e equipamentos, mantendo organizado a utilização do espaço físico; atendem às diretrizes corporativas, no que tange aos processos de biblioteca.
Recursos Humanos das Bibliotecas da ATITUS.
Campus Função Números de Funcionários
Passo Fundo Assistente Administrativo 02
Estagiário 02
Corporativo Bibliotecário 01
Porto Alegre Assistente Administrativo 01
Estagiário 02

10.3 Infraestrutura Tecnológica da Atitus

A Infraestrutura de TI da ATITUS sustenta todos os sistemas e aplicações da instituição, portais e sites, bancos de dados, documentos institucionais e ferramentas de colaboração.

Os sistemas corporativos, tais como o Enterprise Resource Planning (ERP) e complementares, soluções de autenticação, analíticas e de integrações são hospedados em nuvem na plataforma Microsoft Azure.

Nesse ambiente são aplicados os requisitos de segurança, redundância de operação e disponibilidade, atendendo as demandas de todos os Campi e área Corporativa.

Também a arquitetura tecnológica permite o teletrabalho de forma transparente aos ambientes da organização. Localmente cada unidade possui um conjunto padronizado de equipamentos que implementam a segurança da rede, disponibilizam telecomunicações e fornecem redes sem fio para atividades acadêmico-administrativas.

Os ambientes são monitorados e ajustes de capacidade são implementados para garantir uma operação consistente.

10.3.1 Recursos de Tecnologia de Informação e Comunicação

Os principais sistemas e aplicações utilizados ou em previsão de uso que ajudam a viabilizar as ações acadêmico-administrativas e contribuem para a comunicação e interatividade entre os membros da comunidade acadêmica.
ERP Totvs: é o principal sistema de gestão e atende à gestão educacional:

Biblioteca

Portal do aluno e professor

Financeiro

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Contabilidade

Patrimônio

Compras
Faturamento
Protocolos acadêmicos
Clínicas de saúde
Folha de pagamento
Recrutamento e seleção
Gestão do ponto
Novo App e Portal do Aluno: com previsão de lançamento em 2022, o novo app e portal trará funcionalidades para simplificar a Jornada do Aluno. Possuirá como base as necessidades identificadas em pesquisas discentes e alinhadas à estratégia de inovação da instituição.
Business Intelligence: com previsão de lançamento para o final de 2021, a instituição padronizará o uso de informações estratégicas e táticas para seus gestores, trazendo uma visão unificada e a precursão de uso de inteligência artificial sobre os seus dados.
GSuite: o G Suite é um pacote de colaboração que visa facilitar a comunicação e a interação das pessoas de forma digital para a realização de suas atividades. As principais ferramentas do pacote são o e-mail, agenda, chat, vídeo conferência e espaço em nuvem para armazenamento e compartilhamento de documentos.
Zoom Cloud Meetings: é um programa de software de teleconferência de vídeo utilizado por professores e alunos da instituição para eventos e realização de aulas remotas.

10.3.2 Infraestrutura de Execução e Suporte

Para a disponibilidade e consistência na prestação de serviços de TI a instituição conta com o apoio de equipes de trabalho especializadas, com profissionais próprios ou de terceiros. O suporte no campus é realizado por técnicos com o atendimento direto às demandas dos alunos, professores e colaboradores da instituição quanto à microinformática e multimídias. Na estrutura corporativa é disponibilizada a central de atendimento de TI, onde os solicitantes interagem por portal ou contato direto com profissionais habilitados a atenderem demandas de pequena a grande complexidade, em relação a todos os sistemas ou infraestrutura da instituição disponibilizada. Essa equipe está dimensionada para atender e aperfeiçoar os serviços providos e está organizada com políticas e processos definidos. Também os serviços de infraestrutura, segurança, banco de dados e ERP são mantidos por empresas terceirizadas que garantem a atualização da arquitetura tecnológica.

10.3.3 Plano de Expansão e Atualização de Equipamentos

Anualmente, em tempo de revisão orçamentária para o próximo ano fiscal, o plano de expansão e atualização de equipamentos é revisitado.

Quanto a estações de trabalho, ele contempla a necessidade de aquisição para a abertura de novas unidades ou a contratação de colaboradores. Já estações de trabalho com baixa performance e consideradas obsoletas também são consideradas.

Com o uso de soluções em nuvem não há mais parque de servidores, desta forma permitindo a expansão pela mera ampliação do serviço contratado.

O sistema de impressão é terceirizado, o que garante, contratualmente, a reposição por equipamentos atualizados.

10.3.4 Blackboard (Ambiente Virtual de Aprendizagem)

O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) adotado pela ATITUS é a plataforma Blackboard Open LMS baseada em Moodle, uma das maiores plataformas do mundo, sendo uma solução de tecnologia para educação que personaliza o ensino de cada estudante com funcionalidades que fortalecem os recursos do seu ambiente virtual. Esta ferramenta permite integração entre diferentes ambientes de aprendizagem considerando também o Sistema Educacional utilizado pela ATITUS, ERP TOTVS e o Google for Education, o que permite ao aluno acesso a todas as informações necessárias para o ingresso, permanência e conclusão do seu curso.

O material didático construído no Ambiente Virtual de Aprendizagem pode conter PDF, PPT, Word, vídeo, áudio e imagens, podendo ser acessados de qualquer lugar, flexibilizando o processo de autonomia da aprendizagem pelos alunos. Além disso, a plataforma conta com diferentes atividades de aprendizagem, que podem ser criadas para auxiliar no processo do aprender dos alunos, como questionários, chats, fóruns, tarefas, laboratórios, entre outras.

A plataforma possui compatibilidade com recursos de acessibilidade como os leitores de tela JAWS, VoiceOver e NVDA, para deficientes visuais e o Vlibras, que traduz conteúdos para a língua brasileira de sinais, para os deficientes auditivos. Além disso, no momento da criação e disponibilização de vídeos, áudios e imagens, é possível utilizar os recursos próprios da plataforma, já instalados.

10.4 Estrutura dos Polos de Ensino À Distância - EaD

Os polos EaD são planejados estrategicamente pela instituição, visando a flexibilidade e comodidade dos alunos no deslocamento para as atividades presenciais.

Sendo assim, a estrutura dos polos EaD da ATITUS deverão conter pelo menos os seguintes elementos:
Salas de aula ou auditório
Laboratório de informática
Laboratórios específicos presenciais ou virtuais

Sala de tutoria

Ambiente para apoio técnico-administrativo

Acervo físico ou digital de bibliografias básica e complementar

Recursos de Tecnologias de Informação e Comunicação -TIC
Organização dos conteúdos digitais
Em conformidade com a legislação vigente, a instituição deve apresentar identificação, manter infraestrutura física, tecnológica e de pessoal adequada, logo, o espaço de trabalho dos atendentes que oferecem suporte aos discentes dos cursos na modalidade à distância são semelhantes aos demais ambientes administrativos, sendo, ambientes climatizados, com acesso à internet cabeada ou wi-fi, com mesas e cadeiras confortáveis e todos recursos necessários para a finalidade pretendida. Para a gravação de aulas e conteúdos direcionados aos estudantes da ATITUS Online, dispomos de salas de Estúdio completamente equipadas com cenário dinâmico, câmeras, microfones, notebooks e dispositivos para a edição de áudio e vídeo. Apesar de possuir espaço reservado, para diversificação dos vídeos, os equipamentos também podem ser realocados de forma prática, para uso em outros ambientes da Instituição.

Desta forma, os discentes dos cursos na modalidade à distância usufruem da mesma infraestrutura destinada aos cursos presenciais para realização das atividades práticas e eventos presenciais, mantendo assim a qualidade do ensino e aprendizado.

10.5 Infraestrutura Futura

A infraestrutura futura é projetada a partir do mapeamento das necessidades de expansão da cada unidade, levando em consideração a oferta de novos cursos e o desenvolvimento dos cursos atuais. Seguindo esses critérios temos a expectativa de ampliação em metros quadrados conforme segue:
Infraestrutura
2022 2005
2023 11570
2024 2895
2025 3702
2026 13993
2027 13993

10.6 Bens Imóveis

Os bens imóveis aqui apresentados estão relacionados aos direitos de uso da ATITUS e áreas próprias.
DIREITO DE USO HOSPITAL DA CIDADE ( SERVIÇO ) 6.000.000,00
DIREITO DE USO IDC (Produto) 1.399.457,64
DIREITO DE USO - FUNDAÇÃO LUCAS ARAÚJO 6.715.579,80
DIREITO DE USO - PARÓQUIA SÃO MIGUEL 486.733,53
DIREITO DE USO - INSPETORIA SALESIANOS 1.649.860,41
DIREITO DE USO - INSPETORIA SALESIANOS 716.871,95
DIREITO DE USO - FUNDAÇÃO LUCAS ARAÚJO (PAVILHÕES) 151.482,71
DIREITO DE USO - FUNDAÇÃO LUCAS ARAÚJO (PAVILHÕES) 110.041,74
DIREITO DE USO - SANTA TERESINHA 8.394.225,22
DIREITO DE USO - SANTA TERESINHA 671.041,50
DIREITO DE USO - SANTA TEREZA DE JESUS - CARMELITAS 2.516.405,63
DIREITO DE USO - ASAFA 5.313.510,08
DIREITO DE USO - ASAFA 371.945,30
DIREITO DE USO - ITEPA 615.078,32
DIREITO DE USO - ISAFA 615.078,32
DIREITO DE USO - ALUGUEL ERECHIM 168.161,39
DIREITO DE USO - SANTA TERESINHA 1.409.138,55
DIREITO DE USO - ATITUS EMPREENDIMENTOS 11.386.798,01
TERRENO 1.044.253,38

10.6.1 Bens Móveis

Os bens móveis correspondem às máquinas e equipamentos, móveis e utensílios, bem como os livros e o sistema de gestão necessários para as acomodações de todos os espaços físicos projetados. A tabela demonstra os valores destinados para investimentos, na atualização e expansão destas áreas, nos próximos anos.

2022 2023 2024 2025 2026 2027
(=) RECEITA LÍQUIDA 115.064.710 130.701.502 145.849.713 161.375.469 180.740.525 180.740.525
PROJEÇÃO INVESTIMENTOS
Máquinas e Equipamentos 759.948 828.881 893.869 965.523 1.081.521 1.081.521
Móveis e Utensílios 444.469 484.785 522.794 564.703 632.546 632.546
Equipamentos de Informática 313.895 342.368 369.211 398.808 446.721 446.721
Biblioteca 311.670 339.941 366.594 395.981 443.554 443.554
Benfeitorias em Edific. de Terceiros 1.989.512 2.115.551 2.234.377 2.365.392 2.649.570 2.649.570
Sistemas de Gestão Empresarial 194.461 212.100 228.729 247.065 276.747 276.747
Total 4.013.955 4.323.626 4.615.574 4.937.472 5.530.660 5.530.660
% sobre a receita líquida 3,49% 3,31% 3,16% 3,06% 3,06% 3,06%

10.7 Infraestrutura Para Portadores de Necessidades Especiais

A ATITUS possui um plano de acessibilidade e inclusão, criado em 2018, que realizou um diagnóstico da infraestrutura atual e propôs melhorias e adequações no meio físico. Este documento norteia todas as ações de infraestrutura nos projetos de reformas e melhorias, bem como nas suas novas construções, seguindo assim, um plano de ação para garantir cada vez melhores condições a todos os nossos usuários.

Atualmente os acessos principais da ATITUS no Campus Passo Fundo, Porto Alegre e Erechim, bem como a circulação entre todos os blocos de prédios da instituição são adequados, possuindo piso tátil direcional e de alerta contrastante, que conduz a todas as áreas de uso coletivo da ATITUS e as salas de aula, precisando eventualmente de manutenções, por ser piso colado em pavimento preexistente. A circulação vertical é composta por elevadores, escadas, rampas, entre outros, estando em conformidade para a acessibilidade plena.

As instalações administrativas e sala dos professores estão em conformidade com a legislação em vigor, tais como a Lei 13.146/2015, NBR 9050:2020 (ABNT, 2015) e NBR 16537 (ABNT, 2016). Há equipamentos especiais disponibilizados para colaboradores PcD, bem como o mobiliário é conforme.

As salas de aula, laboratórios e bibliotecas, também estão adequados de acordo com a legislação vigente. Dispomos de mobiliário de mesas e cadeiras para o uso específico de PCR e pessoa obesa, por exemplo, que são distribuídos no momento do ensalamento. A necessidade é identificada durante o processo de matrículas, no cadastro do aluno, ou quando da apresentação de atestado nos casos de pessoas com mobilidade reduzida temporária, quando aplicável.

Há instalações sanitárias para PcD com adequada acessibilidade distribuídas em todos os blocos de prédios da ATITUS. Também contamos com monitores treinados para prestar atendimento, quando solicitados, a PcD que necessite de ajuda por incapacidade motora, no uso das instalações sanitárias propriamente ditas.

10.8 Projeção Orçamentária 2023 – 2027

10.8.1 Apresentação

A projeção econômico-financeira da ATITUS é estruturada com base em orçamentos anuais ilustrados a partir do Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE) e Orçamento de Investimentos (OI), prevendo as receitas de todos os negócios (K12, Graduação, Pós-Graduação Lato Sensu e Educação Continuada, Pós-Graduação Stricto Sensu e Pesquisa e Inovação e Negócios Corporativos) e gastos (deduções, custos diretos e indiretos e despesas), alinhadas ao planejamento e diretrizes estratégicas 2023-2027. O orçamento de investimento prevê o conjunto de ativos tangíveis e intangíveis, também alinhadas às estratégias de crescimento orgânico e por aquisições, bem como prevê um conjunto de necessidades de ampliação da estrutura física, modernização dos equipamentos, aquisição de livros, estruturação das áreas acadêmicas e administrativas, ampliação dos programas de pesquisa e extensão e nas melhorias necessárias visando à qualidade das atividades e o bem-estar da comunidade acadêmica.

Ambos os orçamentos são construídos para suportar os 5 anos do PDI e atualizados anualmente para atender às novas necessidades e demandas emergentes não previstas. A partir da construção dos orçamentos (operacional e de investimentos) é possível analisar a capacidade financeira (fluxo de caixa) da IES, avaliando as necessidades de financiamento.

A IES prima pela sustentabilidade financeira das suas atividades, mantendo assim resultados positivos ao longo dos últimos anos, através do equilíbrio na gestão financeira e orçamentária. Nessa perspectiva, os orçamentos operacional e de investimentos e necessidades de financiamento são suportadas pelas políticas descritas a seguir:

Política de Orçamento Operacional e de Investimentos

Política de Financiamento das Operações
Política de Compras, Gerenciamento de Fornecedores e Contrato
Política de Estoque e Patrimônio
Políticas de Tecnologia da Informação
Política de Aquisição de Sistemas de Gestão e Aplicações
Política de Renovação do Parque de Máquinas e Infraestrutura de TI

Política de Licenciamento de Software

Política de Segurança da Informação

Política de Utilização dos Recursos de Tecnologia da Informação
Política de Governança e Gestão de Tecnologia da Informação

10.8.1.1 Premissas

A sustentabilidade institucional no âmbito financeiro e patrimonial
O cumprimento do Planejamento Estratégico, com vistas ao atendimento do PDI, por meio da matriz orçamentária operacional e de investimentos da instituição
Ser um instrumento de gestão gerencial da IES
A participação da comunidade acadêmica nas discussões orçamentárias, buscando a aplicação adequada dos recursos
Previsão de limites orçamentários para cada gestor de conta
Não realização de transferências financeiras chamadas de realocações orçamentárias entre o orçamento operacional (OP) e o orçamento de investimentos (OI)
Garantir recursos suficientes para atender os eixos estratégicos (pessoas, novos negócios, acadêmica e finanças) previstos em projetos estratégicos ou ações essenciais ao atendimento da visão e missão da ATITUS

Gestão do fluxo de caixa da instituição assegurando o cumprimento das obrigações financeiras assumidas

10.8.1.2 Objetivos

A) Assegurar a sustentabilidade financeira e patrimonial e garantir recursos para atender às atividades operacionais e estratégicas por meio de uma gestão orçamentária transparente e eficiente.

B) Representar a realidade financeira da ATITUS no ano em exercício apresentando o posicionamento entre o previsto e realizado mensal, a fim de garantir a análise de melhoria de receita em tempo hábil para atingir os resultados projetados

10.8.1.3 Responsabilidades

A gestão orçamentária é de responsabilidade do Departamento de Planejamento e Controladoria e compartilhada com os gestores administrativos, conforme a organização de centros de custos e naturezas orçamentárias financeiras. Anualmente, o Orçamento Operacional e de Investimento elabora a matriz orçamentária e submete à Direção Executiva e ao Conselho de Administração para aprovação. O acompanhamento e o gerenciamento orçamentário são realizados pelo Departamento de Planejamento e Controladoria por meio de reuniões mensais de controle entre o previsto e o realizado com a Direção Executiva, intervindo em caso de necessidade para atingir os resultados propostos para o ano.

10.8.1.4 Principais Ações

A) Otimizar a gestão do orçamento por meio de automatização com uso de BI e outras ferramentas que permitam a análise de custo, análise de negócio e gerar comparativo de indicadores financeiros e econômicos

B) Estabelecer um fluxo de comunicação e apresentação de resultados contínuo com os executivos da IES